Guanajuato, uma cidadezinha ímpar!

Semana começando, visitas quase chegando e eu, pensando onde leva-los!? Não dá pra desconsiderar Guanajuato. Até agora,o retrato mais fiel ao México que eu conheci! O México que sempre li em revistas especializadas e vi em filmes. 
A primeira visita que recebemos aqui em San Luis, foi a dos meus pais e minha irmã, logo que mudamos. Eu era perdidona ainda, não conhecia muita coisa, e penava bastante com o novo idioma! Já haviam falado pra mim que Guanajuato era um destino imperdível e, perto daqui! Peguei referencia de uma suposta agencia de turismo e compramos um "dia em Guanajuato".  Esquema bem turista mesmo, mas vip, vieram buscar a gente na porta de casa. E... parou por aí! Esqueceram de mencionar no descritivo do passeio que era só o transporte, porque de guia, a moça que levou a gente não tinha nada! Mal sabia que tinha múmias em Guanajuato, quase sugeri a ela que ficasse no museu, com suas amigas embalsamadas....ok, deixando pra lá o rancor, foquemos no passeio.

Foram 3 horas de estradas mexicanas  (carreteras) até Guanajuato, e , fomos por uma estrada "alternativa",  lindissima de paisagens e perigosíssima, curvas fechadérrimas sem segurança alguma, estreitas, sobe e desce morro! Minha Nossa Senhora de Guadalupe! Fui sem respirar até chegar na cidade. Nem sei se consegui curtir o visual, que era linda! Curti mais depois, quando baixei as fotos. Mais tarde descobri que a "guia" foi por essa estrada pra evitar os pedagios... No comments, vou pensar que era pra usufruirmos da vista ( e testarmos nosso auto controle, botão do panico!).




Guanajuato é uma cidadezinha lindinha, colonial e patrimônio da humanidade (UNESCO). Casinhas coloridas por todo lado, num sobe e desce de morros que me remeteram a Ouro Preto (mode pernas da Gracyane Barbosa on...). Faz parte da "era de prata"mexicana, e tem muitas minas desativadas. A cidade tem várias universidades importantes, e com isso, sua população tem muitos jovens, o que contribui mais ainda com o ar leve e alegre que encontramos por aqui. Com menos de 80 mil habitantes, teve seu desenvolvimento a base do ouro e da prata na região. Teve um importante papel na história do país, com o padre Miguel Hidalgo e seu movimento contra os espanhóis, abraçando a classe menos favorecida, e, originando o "Grito de Dolores" (toque do sino da paróquia de Dolores Hidalgo, chamando a população para a luta).  Só depois desse massacre e de 11 anos , enfim a Independência aconteceu! #momentocultura.

"O México é o último país mágico", um dia meu muso e sábio, Pablo Neruda, citou. 

E Guanajuato é uma das cidadezinhas consideradas como "pueblos mágicos", provando isso. Uma coisa muito surreal que vimos por lá foi a quantidade de túneis, pra facilitar o tráfego (Em 1905, as galerias das minas convertidas em ruas, depois de uma inundação). Quem tem claustrofobia esquece, são intermináveis. Uma cidade escura que contrapõe as cores da superfície.

Vamos começar com algumas atrações?


Museu das Múmias


Pra começar eu achava que só tinha múmia no Egito. Não! Tem e muitas, no México (faltei dessa aula talvez...). 
Neste museu (que externamente não parece um museu e sim um grande galpão!) tem mais de 100 múmias , e contam que foram mortos pelo surto de cólera em 1833, e os corpos, encontrados a partir de 1865. As múmias deste museu foram mumificadas naturalmente, devido a composição química do terreno do cemitério onde se encontravam.
O museu fica num lugar afastado, meio feio (acho que pra ajudar no ambiente macabro...). Funciona todos os dias das 9AM as 18PM, e você paga mais ou menos 10 reais pra entrar. 
O que eu achei???? Macabro, mas foi bom pra saber que no final das contas, todo mundo vai ficar do mesmo jeito, no mesmo lugar e creminho milagroso nenhum vai ajudar a melhorar o look. Bora comer um Big Mac com fritas que todo mundo vira esqueleto ... (humor negro...rs)








Museu Casa Diego Rivera


Quem é Diego Rivera??? Certamente quem conhece Frida Kahlo (musa) conhece o muralista Diego Rivera, supor famoso artista mexicano e marido (ex, marido, ex, marido...) de Frida. A casa onde ele nasceu e viveu,  virou museu . mais de 175 obras, desde as realizadas na infância (Cabeza clasica) como as que realizou um pouco antes de morrer (Paloma de La Paz). 
O mais bacana é que você pode ter um tour personalizado, com artistas locais vestidos como Frida e Diego, e te guiando pelo museu, contando as histórias em primeira pessoa. Incrível! Minha filha ficou maluca (ela ama Frida). No final do tour, você paga a famosa propina mexicana, o que acha que os atores merecem.

HORARIOS: Terças a Sábado: 10:00 a 19:00 hrs.
Domingos:10:00 a 15:00 hrs.
ENTRADA: R$ 3,00 Geral,  R$ 1,00 Estudantes 

(vou contar mais de Diego e Frida num post especifico! Sou tão apaixonada que vale contar toda a história)





Callejón del Beso (Viela do Beijo)


Minha guia era tão boa que estávamos passando batido por esse ponto tão famoso da cidade! Fui salva pela minha filha de 8 anos (uma anã disfarçada, na realidade! rs) que leu um conto de lendas na escola e reconheceu o lugar... Uma esqueninha, uma casinha com flores e uma placa, mas com uma super estória.

Tudo é  baseado em uma lenda: Carmem era filha única de um homem muito violento . Ela era cortejada por Don Luis. Quando foram descobertos seu pai ameaçou-a a mandar a um convento ou mesmo casar-la com um velho e rico espanhol . Depois de chorar muito com sua ama de companhia, ela enviou um recado a seu amado. Don Luis, comprou a casa a frente da de Carmem para poderem conversar e encontrar uma solução para o problema, pelas janelas. Nem preciso dizer que foram surpreendidos pelo pai de Carmem, e tãoooooo mexicana que é a novela, ops, lenda, ela morreu com um tiro e D. Luis ficou segurando a mao gélida de Carmen.... Tragédia pouca é bobagem....rs

É tipico os namorados darem um beijo por lá, amor eterno é o que se colhe.  Eu tava sem o meu, por isso vou voltar! (Alguem tem que trabalhar nessa casa né?)













Mina San Ramón


A estupenda guia queria ir embora, mas insistimos em conhecer uma mina. Descobrimos uma super gracinha, San Rámon. Como ir a Guanajuato e não conhecer nem uma mina? Só tinha visto na Disney, no brinquedo da Branca de Neve!

A Mina de San Rámon, tá na região valeciana de Guanajuato , e tem meio km de profundidade. Descoberta em 1549, tinha muita prata, como quase todo solo da região. Hoje em dia tem duas funções: Museu e Fazenda (com a possibilidade de se locar para eventos). É um lugar lindo, lindo! Muito bem cuidado e preservado.

Descemos até a mina, olha, tem que ter preparo fisico, minha mae, que me doou o DNA do sedentarismo, quase não consegue subir de volta. Eu tive dores durante a semana toda nas pernas, mas vale muito a pena! Tem lojinhas com muitos souvenirs pra comprar, bem baratinho.

Quer saber mais sobre a Mina? Clica aqui.













Mirante Pípila

Uma vista maravilhosa da cidade. A melhor foto que retrata o que é Guanajuato.

Mas se você se esquecer da paisagem e olhar pra trás vai ver uma estátua enorme de um homem esquisito! rs Trata-se de El Pípila, antigo minerador que muito ajudou na independencia do país, dos espanhóis. Ele esta apontando o céu , e é cor de laranja. Chega até ser sacanagem admirar a estatua perante a vista deslumbrante e colorida da frente, onde se observa as universidades, as catedrais, etc.
Em volta do mirante, tem muitas lojinhas fofinhas, de artesanato, souvenirs, comida, e as florzinhas da cabeça , típica daqui! Dá um ar mais mágico ainda.








Pra encerrar nosso dia, comemos no horário mexicano numa pracinha bem fofa no centro, com uma estatua de Diego Rivera nos fazendo companhia e senhores tocando musicas por propina.
Faltou muita coisa pra gente ver, por isso estou voltando agora pra lá, com certeza vou postar depois contando! Mas a impressão que me deu foi essa:
O México não se limita a Cancun e Caribe.
Tem cidadezinhas lindissimas que estão no meio do país, e eu pretendo conhece-las todas e compartilhar com vocês!!! (só não compartilha os dados da guia que seria pura sacanagem.....rs)





Até mais!!!! Espero que se interessem por Guanajuato, que eu tenha conseguido torna-la interessante pois , ela é incrível!
Meus pais gostaram, mas queria ver mais! bom sinal!

Besitos.







Share:

6 comentários

  1. Me apaixonei td muito lindo, colorido, ja viajei ...... kkkkk bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois venha conhecer! Você vai amar! :)
    Com certeza!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando todas suas postagens, da para viajar lendo....
    beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, que bom Flá! Fico feliz, vindo da profissional que você é , é um baita elogio. Beijos querida, saudades.

      Excluir
  4. Que cidade linda . Já inclui aqui no meu roteiro . Espero que você conheça tudo mesmo e more aí por bastante tempo ,porque assim quando eu for já terei uma guia super profissional ! hahaha
    Obrigada ,beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai se arrepender Bruna, é um encanto de cidade!!! E tem muita coisa pra fazer. Estou indo de novo nas próximas semanas pra lá e certeza que vou postar complementos da cidade! Eu tenho espero conhecer tudo aqui....kkkkk, nem vou ligar! Beijos, Mel.

      Excluir