Deixando a vida mais doce....

O blog gosta de ser justo com os leitores.
Depois de contar sobre a vida de "pessoas" (eu , no caso) que sofrem de metabolismo lento e , junto a alegria que encontraram no México, vieram os kgs, vamos ser legais com os afortunados que podem comer a vontade, nem sofrer de efeitos colaterais.



O México é reconhecido mundialmente pela riqueza da gastronomia e, óbviamente não deixaria pra trás o quesito doces. Não é despeito , juro! Mas a pessoa aqui não é muito fã de doces. Entre um bom doce ou uma coxinha, fico com a segunda opção. Mas, como gosto de experimentar sabores novos, não nego um pedacinho.

Acredito que não é qualquer pessoa que vá se render aos doces mexicanos, porque eles fogem dos tradicionais. Eles são mais caseiros, mais excêntricos. Mas quem já teve a oportunidade de vir ao país sabe que encontrará em cada esquina , uma barraquinha cheia deles. Em qualquer cidade que seja.



Os mexicanos que viveram na  Mesoamérica, antes da chegada dos espanhóis, já preparavam alguns dos doces típicos, misturando frutas, sementes, algumas espécies e mel. Também utilizavam o pulque, aguamiel e suco de tuna concentrado, assim como mel de abelha, formigas e vespas. Tudo isso mesclado com milho, cacau e semente de amaranto. Exótico não?
Mas com a chegada dos espanhóis e com a intenção de apoiar a evangelização do novo mundo, muitos conventos e ordens religiosas combinaram os costumes culinários europeus com os costumes dos indígenas, dando como resultados essas riquezas que hoje conhecemos como doces típicos mexicanos.



Vou apresentar pra vocês, alguns dos doces típicos mais famosos por aqui:

1. COCADA

 

Este típico doce mexicano, é obtido da fruta de uma típica palmeira tropical, chamada "cocotero" (coqueiro), que cresce ate 25m de altura.  O fruto é  coco, aquele do Brasil mesmo, com a casaca do fruto eles produzem artesanatos.Eu nunca comi uma cocada como as daqui, é o doce típico que mais gosto.





2. ATE

 

O estado de Michoacán é conhecido pela produção de Ate, de grande variedade de frutas. A origem desse doce de apresentação super amigável é atribuída aos freis franciscanos, por estarem sempre presentes nas mesas dos Morelianos, desde os tempos da Colonia.
O Ate é extraído da polpa da fruta já cozida, para depois, cozinha-la direto ao fogo com açucar em panelas de cobre, até que começa e soltar um aroma doce e ficar transparente.
Hoje em dia, os doces De La Calle Real, em Morelia, são os mais famosos por oferecer ATE e mostrar aos visitantes a elaboração...



3 - Obleas

É uma massa bem fininha de farinha de trigo, que parece uma hóstia. O recheio é de doce de leite de cabra, mas também pode ser encontrado com outros recheios, como: chocolate e geléia.
No site da marca “Las Sevillanas” fala que é um produto delicado e requintado, que combina harmoniosamente recheio sabor caramelo (cajeta) clássico com a textura crocante da farinha de bolacha, obtendo uma doçura de artesanato típica da cultura nacional.
Em Michoacan , são brancas, mas em outras partes do Distrito Federal, são coloridos, mas por dentro podem ter amendoim com mel , sementes de abóbora ou simples.





4. GLORIAS

 

Este doce é  originário da cidade  de Linares, ao sul do estado de  Nuevo León. .
As glorias são doces elaborados a base de leite queimado, idéia de Doña Natalia Medina Núñez,  moradora de Linares, que se dedicava a  produção junto com seu esposo na década de 30. O nome do doce é duvidoso, os consumidores locais dizem que  assim le chamavam porque quando provavam "se sentiam gloriosos", outra versão indica que quando foi registrar o nome de seu produto, Dona Natalia pensou em sua neta Gloria.
São de doce de leite, mel de milho, baunilha e nozes ....
As glorias também são encontradas nos mercados do México, mas as melhores estão em  Nuevo León.




5. ALEGRÍAS

 

 Estes doces mexicanos são encontrados na maioria dos mercados. São elaborados a base de amaranto, um dos principais cultivos da época pré hispânica, pois além de servir como alimento era elemento de um ritual importante mexicano. O amaranto é uma planta com flores, cujas sementes são um cereal, que, junto ao mel e ao açúcar, formam as tradicionais alegrias.
 

 
 

6. PALANQUETAS


As palanquetas são feitas com base em caramelo: mel, açúcar fervidos em uma panela até engrossar e depois, colocando amendoim ou nozes... Colocam em uma forma untada e com papel manteiga para depois que endurecer, cortar em retângulos...Como um pé de moleque.
 

 

6. Mazapan



Mazapan, é um doce de origem árabe, preparado a partir de uma pasta feita de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos, que pode ser moldada. Também podem ser adicionadas essências.
Conhecido no ocidente a partir do século VIII, aproximadamente, o mazapan é servido geralmente com a forma de bolinhas ou figurinhas, pintadas com anilina ou em sua cor natural, e ainda com cobertura glaceada ou de chocolate.


7. Cajeta de Celaya

 

A Cajeta de Celaya, é um doce de leite elaborado pela combinação de leite de cabra fervida , açúcar escuro e canela. Originário de Celaya, Guanajuato, a principal diferença é o sabor e a textura. A cajeta tem como base o leite de cabra e o doce de leite, leite de vaca. Foi nomeado "a sobremesa do Bicentenário Mexicano".




Deu né pessoal???
Acho que vocês já conheceram um pouquinho dos doces típicos, deu até pra "fazer biquinho" e tomar um copo dágua.....rs

Eu já devo ter engordado 3 kgs, só de postar.

Besitos dulces.

 


 
 
 

Share:

2 comentários

  1. Já adicionei todos a minha lista de experiências para viver no México. Espero encontrar todas na minha viagem agora em abril. Obrigada pelas valiosas dicas.
    Kelly

    ResponderExcluir
  2. Adorei, dá para ter uma ideia do que se deliciar, será que você pode dar uma ideia dos valores deles? ;)

    ResponderExcluir