México segundo os Brasileiros - Irapuato.

Entrevista - Irapuato

Irapuato é um município do estado de Guanajuato, no México. Localizada no centro geográfico do território e tem uma área de 786,4 km ², equivalente a 2,6% do estado de superfície. É a quarta e mais populosa, e mais importante da chamada região Bajío mexicano, depois de León de los AldamaMorelia e Queretaro (wiki)



1 – V.E.M.M.: Nome completo, idade. 

Ariane Cristine Fonseca Ibiapino  , 36 anos .

Ariane



2 – V.E.M.M.:Como veio parar aqui no México, na cidade de Irapuato? 


Meu esposo Edison, minha filha Sofia de 7 anos e eu fomos convidados pela empresa em que ele trabalha, para vivermos aqui no México por 2 anos como expatriado. Nossa estadia por aqui iniciou-se em 29/07/2015  e terminará em 30/07/2017.  Vivemos aqui em Irapuato faz 7 meses. No princípio, pensamos em morar em León por ser uma cidade maior, mais atrativa e com várias alternativas de escola e lazer para a nossa filha Sofia de 7 anos, mas quando conhecemos Irapuato, apesar de ser uma cidade menor, nos sentimos muito mais seguros e tranquilos, por isso, a qualidade de vida falou mais alto. Atualmente vivemos em um condomínio muito bonito, com excelente infraestrutura e aqui contamos com mais 2 famílias de brasileiros, o que nos faz sentirmos em casa. 

Ariane e Edison, no centro de Iraputao



3 – V.E.M.M.:O que mais gosta da cidade? 


Irapuato me conquistou por oferecer mais tranquilidade e segurança pelo fato de não ser uma cidade grande. Aqui temos qualidade de vida porque vivemos em um bom condomínio, com escolas, supermercados, academias, hospitais, farmácia, postos de combustível e lojas de conveniência. A população de Irapuato segundo o último Censo realizado em 2015 é de 529.530 habitantes. 

Edison e Sofia em frente ao Templo de La Soledad.



4 – V.E.M.M.:O que menos gosta? 


A cidade precisa melhorar a sua imagem. A entrada da cidade não é bonita, existem muitos buracos nas vias e  as  ruas estão mau cuidadas. A linha de trem corta a cidade, o que causa um tráfico intenso quando o trem passa e também não existe sinalização quando o trem esta passando, isso é perigoso. Outro fator negativo, é a quantidade de pessoas pedindo dinheiro nos semáforos e oferecendo produtos. Acredito que os governantes da cidade deveriam desenvolver um trabalho para resgatar essas pessoas e oferecer algum tipo de trabalho ou recuperação para que saiam das ruas. Aqui falo não só de adultos mas de muitas crianças também que se encontram nos semáforos. Por aqui também vejo muitos animais abandonados, gatos e cachorros são deixados nas ruas e muitas vezes acabam atropelados, isso é muito triste. 

Catedral da Diocese de Irapuato.



5 – V.E.M.M.:E o custo de vida, como é? 

Aqui o custo de vida não é abusivo. Acredito que os preços praticados sejam justos, inclusive nos restaurantes. Aqui temos diversas opções de supermercados, farmácias e lojas para todos os gostos e bolsos. 


6 -  V.E.M.M.:Tratando-se de segurança, como você qualifica a cidade? 

Qualifico como segura no geral, mas como no Brasil, não dirijo meu carro com os vidros abertos, tenho cuidado ao entrar dentro do carro quando estou em estacionamentos e procuro não sair tarde da noite com a minha família. Tomamos os mesmos cuidados que no Brasil. 


7 – V.E.M.M.:Quais são os pontos turísticos que você indicaria pra um turista que quiser conhecer sua cidade? 


Plazas comerciais de Irapuato, aqui contamos também com um shopping (Plaza Cibeles), que conta com diversas lojas de diferentes segmentos e marcas, além de uma ampla praça de alimentação. 
No centro da cidade temos o Mercadão da cidade, recheados de artigos para todos os gostos e também cheio de produtos tradicionais mexicanos. 
Museu da Cidade, onde podemos encontrar fotos, coleção de peças pré-hispanicas e moedas antigas, esculturas e pinturas. 
Museu da Artilharia Militar, que é o único museu do país, onde existe a coleção mais completa de armas militares que foram utilizadas durante toda a história Mexicana. 
Fonte de Águas Danzarinas, inaugurada em Dezembro de 2004 e está posicionada na praça Miguel Hidalgo no centro da cidade de Irapuato. Todas as noites acontece um espetáculo de luz e música. 
Catedral de Irapuato, onde encontramos obras com antecendentes históricos e jóias valiosas da história barroca. Está localizada no centro da cidade, em frente a Fonte de Águas Danzarinas. 

Plaza de Los Fundadores de Irapuato.


  
8 – V.E.M.M.:Qual o prato típico da sua cidade? 


A cozinha de Irapuato consiste principalmente em pratos elaborados com produtos do campo como nopales e calabacitas. Conta também com uma grande produção de morango, que é o grande protagonista de Irapuato. Podemos encontrar a marmelada, a geléia e o morango cristalizado e com creme.  


9 – V.E.M.M.:As pessoas te acolheram bem quando você chegou? 

Sim, aqui as pessoas nos acolheram muito bem. Todos sao muito receptivos, alegres, nos atendem bem nos comércios e sempre contam com um sorriso encantador que nos faz sentir em casa. 

Centro Histórico de Irapuato.



10 – V.E.M.M.:A cidade que você mora tem algum artesanato típico? 

Sim, aqui a Cestería é muito comum, além da produção de vasos de barro.  

Imagem
http://www.interesante.com/irapuato 

Imagem
http://www.interesante.com/irapuato 


11 – V.E.M.M.:Como é o clima da sua cidade? 


Em geral o clima é quente, com fortes chuvas no verao que vao de junho a outubro e uma temperatura média anual de 19.5° 
 De novembro a maio é o período de seca e é muito difícil chover, o que traz problemas respiratórios e muito pó nas ruas e casas. 
Irapuato está catalogado com um dos municípios de menor índice de risco de desastres naturais localizado na zona de baixo risco sísmico do país. 

Fuente de Águas Danzarinas.



12 – V.E.M.M.:Quais são bairros bacanas pra viver, de  acordo com classes (média e alta)? 


Recomendo San Antonio de Ayala e Villas de Irapuato que acomodam muito bem as classes médias e altas, oferecendo conforto e uma boa infraestrutura para viver. 



DICAS: 

Hotel pra se hospedar: 

Holiday Inn Irapuato – Plaza Jacarandas 
City Express Irapuato 
Wyndham Garden Hotel Irapuato – Plaza Cibeles 


Restaurante imperdível:  

Fogón do Brasil (Restaurante Brasileiro com Rodízio de Carnes) 
Italianni´s (Comida Italiana) 
Gianni (Comida Italiana) 
Hacienda de Torres (Comida Internacional) 
Argentino Steak House (Carnes) 
Los Pinguinos (Tacos, Quesadillas, Burritos) 
La Cervecería (Pescados e Mariscos) 
La Cooperativa (Ceviche Bar e Grill) 
Sushi Tai (Comida Japonesa) 


Café imperdível: 

Con sabor a café 
Boulevard café 



*todas as fotos e texto são de responsabilidade do entrevistado em questão. O Blog agradece pela disponibilidade em colaborar! Gracias! Viviendo en el México Mágico!


Share:

1 comentários

  1. Que legal Irapuato, quando morei em Celaya sempre passava pela cidade nas minhas viagens, mas nunca fui visitar :/ Deveria ter conhecido.

    ResponderExcluir