Cholula e sua ¨Gran Pirámide¨.


Eu vim de uma série de posts das maravilhas do litoral mexicano né? Posts super merecidos , porque é paraíso com P. Mas nessas minhas férias de verão fiz mais coisas além de ir a praias. Aproveitei uma ida relâmpago ao DF e comecei a realizar um das minhas mais presentes ¨vontades mexicanas¨ : conhecer Puebla. Mas por que comecei? 
Porque eu tinha pouco tempo, já conheci muita coisa do DF e comprei um tour de 1 dia  a Puebla. Um diazinho só... Não fiz nada do que queria, apenas fiquei com mais vontade ainda de voltar com muito mais tempo.

Num impulso, entrei no site do Turibus.com.mx (clica!) e resolvi me aventurar por Cholula e Puebla.
O itinerário era esse...


Foto: casasyhotelesdemexico.com



Itinerario

Zona Arqueológica de Cholula
Sta. Ma. Tonanzintla
Puebla, comida buffet (gastronomía poblana)
Catedral de Puebla
Capilla del Rosario
Calle de los Dulces
Duración aproximada 11h


Juro que achei um pouco caro,  foi $600 para a Helô, e $950 para mim. Incluía o transporte , guias, e uma comida em Puebla. Mas aí, como eu já tava lá, na esquina de onde saía o ônibus, resolvi investir. Depois eu conto se valeu ou não a pena.


Uma coisa que já me chateou de cara: é longe do DF. Demorou 2 horas para ir e mais 2 para voltar. Então, usando a matemática, sobraram de passeio só 7 horas. É pouco, é bem pouco. E pra quem tem criança ansiosa como eu, não esqueçam o tablet, livrinhos.....rs.


Primeira parada foi Cholula, a famosa cidade que eu queria tanto conhecer, que me diziam ter uma igreja pra cada dia do ano. E eu , na minha cabeça ¨Fantástico Mundo de Bobby¨ já imaginava um quarteirão com mais igrejas que casas. Aí foi um balde e água fria, saber que não são 365 igrejas não, nem tanto santo pra isso existe né? (Tem gente que jura que tem, mas perguntei mais de uma vez ao guia e ele me disse que não tem!)


Dá pra perceber o tanto de cúpulas?


Mas certamente é o pueblo com mais igrejas no país. Inclusive, na última sexta de novembro, se realiza um evento que só existe em Cholula: Vaniloquio Campanero. Praticamente um concerto de sinos dos templos. São quase 20 festas religiosas no ano e dado curioso é que, dos 38 templos erguidos no pueblo, todos foram construídos por iniciativa e devoção dos próprios habitantes de Cholula. É verdade! Cada bairro tem seu templo, dedicado a seu santo!

Mas o fato é que , tendo ou não 365 igrejas, a mais famosa de todas, sem dúvida é a que se ve em todas as fotos do pueblo: Iglesia de Nuestra Señora de los Remédios. Ou , pra ser mais ¨simprona¨ , a igreja que fica no topo da pirâmide. Mas......






Cholula tem pirâmide produção?

Tem sim. E super interessante.


Não só a pirâmide em si, mas , um sítio arqueológico. (E eu que há uns anos atrás pensava que só ia encontrar pirâmides no Egito.....rs).






A Pirâmide de Tepanapa, ou , Grande Pirâmide de Cholula até no Guiness está como a MAIOR pirâmide do mundo, maior monumento,  em termos de volume. (30% a mais, que a Pirâmide de Queóps, no Egito!!!!). Tem mais de 2 mil anos de construção. Ninguém sabe porque foi abandonada e quando os amiguinhos espanhóis chegaram , já estava dominada por plantas e árvores. É super difícil imaginar que o que sustenta a igreja é uma pirâmide , eu só me convenci quando resolvi subir e me deparei com os milhões de degraus já familiares....






Dica: Só suba se estiver ok de saúde! É difícil, mesmo o caminho alternativo que é uma rampa. Dói muscúlos que a gente nem sabia que tinha. E quando você acha que chegou, acabou, não!!! Tem mais! É pra pagar todos os pecados mesmo voltar de alma nova!


Rampa

Escadas


São 4 pirâmides sobrepostas descobriram os arqueólogos que desde 1930 estudam a pirâmide. São mais de 8km de túnel escavados. Seu tamanho é de:  65 m de altura X 450 m de base. (2 x a pirâmide do Sol, em Teotihuacan!)


Sua base mede  450 por 450 metros, que é quatro vezes o tamanho da Gran Pirámide de Giza.





A pergunta que não quer calar é: Se é a maior pirâmide do mundo, como ninguém conhece gente?
É que ela tá escondida mesmo, tem que usar a imaginação. Mais parece uma montanha. Até o espanhol Hernán Cortéz, não se deu conta, e foi lá construir a igreja em cima do ¨morro¨.


Dado curioso:

Quando Cortés e seus homens chegaram a Cholula em outubro de 1519, unos 1,800 anos depois de que a  pirâmide foi construida, massacraram aproximadamente 3,000 pessoas em uma hora, 10% da população inteira de uma cidade e nivelaram muitas de suas estruturas religiosas. Mas nunca tocaram na pirâmide, porque jamais a encontraram. (Muy Interesante)


Foto : Muy Interesante.


Mas depois eu continuo contando sobre minhas 7 horas de passeio por esses lados, pra não ser muita leitura pra vocês, tenho culpa que o México tem tanta história?


*todo mundo na academia pra subir a Pirámide hein? Só Gracyanne Barbosa pra nos salvar! Jesus!


Besitos.


Share:

18 comentários

  1. Uau, adorei como sempre. Saudade enorme do México e suas joias urbanas. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Só faz aumentar minha vontade de conhecer essa terra colorida. Mas vc está me assustando, vou levar meu material de escalada. beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Queeee????!
    Para que são 2x a pirâmide do Sol?!
    Eu quase tive um treco pra subir, foi muita ajuda espiritual na sedentária aqui! rs
    Entrando na academia agora e acendendo mil velas para subir essa também! rs

    ResponderExcluir
  4. Também tenho cria ansiosa e viajar de carro com eles é uó, ou dormem, ou enchem o saco, rs. Eu dou risada demais com seus posts, onde já se viu, dói músculos que nem sabia que tinha, hahahah! E dá para ver sim as zilhões de cúpulas!

    ResponderExcluir
  5. Aiiii eu quero o post de Puebla agora, fiquei mega curiosa! Vi fotos lindas de lá e morro de vontade de conhecer! ;-) Choula eu nunca tinha ouvido falar , mas curti!

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da história que o Cortez não achou a pirâmide! Demais! Muito legal o post. Como sempre, aumentando minha vontade de conhecer o México!

    ResponderExcluir
  7. Esse México tem muita historia mesmo pra contar, hein? Primeira vez que visito seu blog e já amei.. seu conteúdo, o jeito que você escreve seus relato.. ganhou uma leitora.
    E o que é esa piramide? Que demais. Não vejo a hora de poder visitar o México!
    besos :*

    ResponderExcluir
  8. Adorei o roteiro! Super diferente! Ótima sugestão de leitura para desmistificar pra quem acha que México é só Cancun!! Me deu muita vontade de conhecer as pirâmides!!! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Curiosidade despertada, confesso. Confesso, por outro lado, que dispenso a rampa e a descoberta dos músculos que desconheço. hahahaaa!!! Maravilhoso. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Mel, adoro suas dicas do México!
    Outro lugar incrível que vai para a lista de lugares a visitar.

    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Lugarzinho mais lindo! Nunca tinha ouvido falar, mas estou me interessando cada vez mais por essa região. Parabéns pela matéria! Abraços, Cristina e Renato - Blog Pegadas na Estrada

    ResponderExcluir
  12. Vamos já incluir uma preparação especial para ascensão. Vamos deixar os quadríceps no jeito para subir essa pirâmide. Até mais ver México.

    ResponderExcluir
  13. Gente como faz pra conhecer todos os lugares que tenho vontade no México.
    Passei 30 dias por ai e não conheci nem metade do que queria!

    E cada vez que entro no seu blog descubro alguma coisa nova!
    Vou te contar viu... hahahahaha

    Adore a dica!
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Vou me preparar fisicamente, mas tenho que subir essa pirâmide!!! hahaha

    Lindo lugar e super válida essa visita! Ótimas dicas! <3

    ResponderExcluir
  15. Para tudo que eu to chocada que os espanhóis não conseguiram achar a pirâmide hahahhaa Contei pra todo mundo aqui em casa essa curiosidade, achei o máximo! Que bom que você resolveu investir nessa viagem, parece que valeu super a pena :D

    ResponderExcluir
  16. Tmb dizem que em Braga tem uma igreja para cada dia do ano. Vc conseguiu confirmar esse número? Aqui ainda não visitei todas hehe

    ResponderExcluir
  17. Estou com viagem programada para janeiro/19 e tbm cheguei a pensar em comprar esse passeio do "Turibus". Você não chegou a dizer se achou que valeu a pena!
    Beijos
    Adoro seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah em geral sim! Só que fiquei com muita vontade de fazer coisas que nao dava tempo, tive que voltar sem tour!!!! rs Beijos :)

      Excluir