4 fases minhas no México.

Completei 3 anos vivendo no México.









3 anos bem intensos, em todos os sentidos, e , sem dúvida nenhuma,  enriquecedor.
Hoje, com uma certa experiência em ser ¨uma brasileira em solo mexicano¨ consigo pontuar várias etapas da minha relação com o país. Certamente não vai ser igual para todas as pessoas porque isso , é ponto de vista, e é extremamente particular. E eu moro em San Luis Potosí, uma cidade bem grande, mas longe de ser compada ao DF, Monterrey ou Guadalajara.

Resolvi escrever porque é uma forma de registrar para minhas próprias lembranças, ou mesmo poder ajudar alguém que possa estar passando por isso.


Acredito que minha relação com o México possa ser dividida até agora em 4 partes:


  • Fase do Amor
  • Fase da Rotina
  • Fase do Incômodo
  • Fase da Aceitação

Tampouco sei, se isso se aplica a todos que mudam de país. Leio muitos Blogs de pessoas pelos 4 cantos do mundo, e deve ser em termos, bem parecido...



FASE DO AMOR






Tudo é novidade, tudo se trata de descoberta diária. Os costumes, o idioma, os sabores!  Tem um mundo imenso lá fora esperando pra ser desbravado. Eu sempre encarei nossa mudança pro México de forma master positiva e vocês sabem disso.
Eu fiz cursos pra aprender o idioma, passei por todas aquelas situações engraçadas que todos nós passamos e ria de tudo isso.
Cada palavra nova escutada era maravilhoso!
Em pouco tempo, eu e minha máquina fotográfica registramos cada cantinho dessa cidade! Minhas amigas mexicanas até hoje me dizem que conheço mais de SLP do que elas mesmas.
Cada porta era uma foto, e eu, era tida como louca por elas....rs
Conheci todas as cidades num raio de X kms.
Conheci o sonho do Caribe Mexicano.... Nossa tanta coisa pra contar!
E sentia a obrigação de contar para o mundo, em especial para o Brasil, o quão acolhedor esse país é.
É uma fase de lua de mel, onde a cultura , a arquitetura, a simpatia mexicana me conquistou de cara, e criou-se essa relação tão forte a ponto de perguntar-me como poderia viver sem chipotle e o carinho mexicano? 




FASE DA ROTINA






Aquela fase que você já domina (veja bem.....rs) o espanhol e não vai mais pra Universidade. Que terminou todos os módulos do curso de artes e tem fotos de todos os cantos da cidade, então, começa a tirar fotos mais ¨conceito¨, preocupada com a luz e de como vai ser aceita no Instagram.
Já dá conselhos pros brasileiros que chegam em San Luís Potosí e se anima em ter experiência para isso. Já pode ser as ¨páginas amarelas¨ da cidade.
As pessoas dos estabelecimentos comercias já te conhecem e te chamam pelo nome, sempre fazendo menção ao seu acento ¨raro¨.
É mais difícil você se perder pela cidade, e fazer um programa novo já fica bem mais trabalhoso, tem que ir de avião e ficar mais tempo fora (ou ir 45 vezes pro mesmo lugar, e ganhar as chaves da cidade, como o meu caso....rs).
O bom dessa fase é que você já consegue se expressar, brigar, ter uma conversa que faça sentido e usar modismos mexicanos.



FASE DO INCÔMODO






A realidade começa a aparecer, nua e crua.....rs
Coisas que não me incomodavam antes, passam a me deixar muito possuída: os buracos nas estradas que custo a acreditar, o caos no trânsito, você não tem crédito para grandes compras (afinal, vc é estrangeiro sem visto permanente ainda...) , a pobreza que antes era poesia já não é mais....rs Eu sempre me pergunto se aumentou o número de pedintes nos sinais, mas minhas amigas juram que sempre estiveram ali ..... A cultura , ou melhor, a diferença cultural em certos aspectos começa a se manifestar, e você consegue apontar tudo de muito diferente... E essa parte é bem difícil.
Acredito que todos que ficam muito tempo num lugar, vão passar por essa fase. Aqui, no USA, na Europa...
É NATURAL.
Você passa de turista pra residente fixo e é exposto aos problemas de onde está vivendo. Afinal eu tenho certeza de que até a Suíça deve ter seus problemas.



FASE DA ACEITAÇÃO






Simplificando: pegar o limão, e tomar com tequila e sal. (ou tomar a tequila pura, como eu....rs)
Vamos fazer o exercício de que o país que paga nossas contas, e que, todo lugar terá problemas.
A hora é de focar nos amigos feitos, nos lugares conhecidos , nas oportunidades que tivemos e que não teríamos tão imediatamente se estivéssemos no Brasil.
Eu sou muito, mas muito grata ao México.
E juro que em 2017 toda vez que eu quiser dar porrada em alguém no trânsito, ou me enfurecer com os ahoritas da vida, eu vou lembrar de tudo de BOM e MARAVILHOSO que eu passei por aqui já, e mandar meu cérebro de volta para a fase 1, a da lua de mel.....rs
Lembrar que minha filha tem oportunidades maravilhosas nesse país e que eu tenho amigos que hoje são como família.
É difícil parar de reclamar? .... É. PQP! Como é.
Mas eu sou muito grata a esse país e meu amor, como os casamentos, sempre vai ser transformado e evoluído....

(mas pelo amor de Deus, vamos arrumar as estradas?????) rs








Saludos.











Share:

5 comentários

  1. adorei Melissa! A vida é bem assim mesmo, até aqui na Inglaterra temos buracos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que Inglaterra, mais precisamente Londres, é minha cidade no mundo? Tenho paixao! Queria saber como é Londres sem ser turista....quem sabe um dia, seria um sonho e nao ligaria de passar por todas as fases de novo. Besitos!!!!! :)

      Excluir
  2. Estrada com buraco depende de onde você está e para onde você vai. Quanto a ser grata também depende de como era sua vida antes do México. No meu caso a qualidade de vida piorou apesar do salário ter melhorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em SLP e todas as cidades em volta, as estradas sao péssimas. Pra ir pro DF a noite nao tem iluminacao, nada, fico com muito medo! Os buracos até Queretaro sao de chorar, assim como pra Aguascalientes. Pro Norte do país nao conheco muita coisa....mas as que ja fui, tirando GDL - Vallarta, sao péssimas :/ E sim, eu morava em Limeira, uma cidade bem limitada. Tinha um nivel de vida bacana, mas, daqui nao posso reclamar, principalmente em relacao a educacao que minha filha tem acesso e antes eu nao teria condicoes. Saludos! :)

      Excluir
  3. Ótimo blog, adorei!!! Falo espanhol desde criança (por conta de descendência Espanhola) mas sinto um amor imenso pelo México mesmo sem nunca ter conhecido. Talvez seja porque sou fã da Thalia e tenho todos os cds dela rs.
    Já fui para Buenos Aires e adorei, o acento, a forma como falam, a arquitetura.
    Moro em Lençóis Paulista, interior de SP. Um dia ainda pego minha esposa e vou dar um passeio no DF, mas até esse dia chegar vou ficar aqui lendo seus relatos e me apaixonando cada vez mais pelo México! rs
    Parabéns!

    ResponderExcluir