Bairros e localizaçoes Ciudad/ Estado de Mexico

Então gente, nessa onda de brasileiro baixando em terras astecas todos os dias, tem aumentado bastante o volume de pessoas perguntando onde morar no DF?




Primeiro vamos para um mapinha básico da Cidade do Mexico e zona metropolitana...











Como podem ver O Estado de Mexico (EDOMEX) é considerado zona metropolitana da Ciudad de Mexico (já não tem mais DF).

Para começar a entender a bagunça que é o sistema do Mexico, ele se divide por Estado, Municipio o Delegacion e Colonia (seriam como nossos bairros)

A grande maioria das empresas e centros empresariais estão concentrados em Polanco – Que está na Delegacion de Miguel Hidalgo (5 marron), Santa Fé (Cuajimalpa – 7 marron), Interlomas (Hiuxquilucan – 1 amarelo). Algumas estão chegando também por Ecatepec, Cuautitlán Izcalli, Azcapotzalco.

Eu vou colocar a minha opinião, baseada na minha experiência, quem me acompanha no Blog sabe que sou freak, neurótica com segurança, se não for seu caso, filtre um pouco as informações, pois estão sob essa ótica e ponto de vista pessoal, fazendo um breve resumo dos bairros/cidades ou colônias/delegaciones que conheço.

Eu vou dar minha opinião, já que morei na Regiao Poniente -  Interlomas (Hiuxquilucan) Santa Fé (Cuajimalpa), Norte - Atizapan de Zaragoza, Naucalpan, conheço bem Tlalnepantla, e tenho uma boa noção de Ecatepec, Nicolas Romero (ainda Norte) e Polanco (M. Hidalgo). Quanto ao Sul, quem for para lá vou ficar devendo porque realmente conheço muito pouco, e onde não conheço não gosto de dar pitaco.


Quando falamos em serviços por região, gosto de lembrar que a CFE (cia de luz) tem preços diferenciados por região, com subsídios em áreas mais “simples” Isso significa que um consumo de luz de 500kw pode custar de $500.00 a $2.000.00, dependendo de onde viver. A cobrança de água muda por delegación (não é federal) mas também aplica tabelas diferenciadas por região, com mais ou menos subsídios, dependendo de onde viva pode chegar a pagar $ 5.000.00 MXN de água, com o mesmo consumo de alguém que paga $ 500.00. Empregada doméstica tem praticamente uma tabela por região, não cobra pelas horas ou trabalho, mas por região. As compras de um mesmo supermercado Wall Mart, podem variar, nos mesmo produtos de uma região para outra. 


Basicamente vou dividir a cidade em 3 partes sobre as quais opino por conhecer, para nao deixar o post gigante, deixo o link com as informacoes de cada uma, para que possa entrar e saber mais a respeito:




PONIENTE (Santa Fé, Cuajumalpa e Interlomas), POLANCO Regiao de Polanco ou central e  REGIAO NORTE (Atizapan, Naucalpan, Talpnepantla, Ecatepec, Nicolas Romero, Cualtitlán e Azcapuzalco.

Pessoal como eu disse no começo do texto essa é uma visao pessoal das localizacões, respeito opiniões divergentes e passo comentarios que me considerem elitista por nao recomendar bairros mais "populares". O Mexico é um país com alta criminalidade e violencia sim, que está em todos os lugares, nobres ou populares, nao há nenhuma garantia, mas prefiro sentir um pouco mais de segurança em uma zona mais policiada e vigilada.

Peço novamente desculpas sobre a região Sul, o que sei de lá é que se trata de uma região muito rica culturalmente, com bairros charmosos, e outras regiões parecidas com o Norte. A região Sul via de regra é mais cara que a Norte e Poniente, moradia, casas e serviços. O transito costuma ser muito pesado nessa regiao, inclusive nos fins de semana e feriados, pois é rota de acesso ao litoral.

Tampouco falei sobre a região Oriente, porque não tenho boas referências de forma geral e não há muito movimento de empresas indo para lá.

Espero que esse post sirva de referencia para quem começa a buscar locais para viver no DF.

No blog tem muito mais informacao a respeito de custo de vida, passeios, cultura dessa regiao.

Para quem busca serviços personalizados, tramites e asessoria no processo de expatriação ao México, além de todas as informações disponíveis no Blog oferecemos um serviço personalizado a suas necessidades:

http://fabianagiannotti.wixsite.com/mudandoparaomexico

Se gostou desse texto pode curtir nossa fanpage onde há muita interaçao e dicas interessantes:


https://www.facebook.com/viviendoenelmexicomagico/












Share:

0 comentários