Cheguei no Brasil e estranhei! 11 pontos.


Meus últimos dias nao tem sido nada legais por uma série de fatores que nem valem a pena serem reforcados, entao, pra descontrair um pouco minha cabeca , resolvi fazer esse post dividindo com voces algumas situacoes ¨pitorescas¨ que passei no Brasil , nas ultimas semanas.

Como sabem, fiquei muito tempo sem voltar ao país, e como recebi muitas perguntas do porque disso, vou registrar aqui: Nos dois primeiros anos que estive no México, nao tínhamos certeza de quando e SE voltaríamos ao Brasil. De comum acordo aqui em casa, decidimos conhecer o país e o vizinho USA. A minha vantagem foi que minha família ¨direta¨ gosta muito daqui, e todos os anos vieram nos visitar, o que alivia bastante. (resolvi responder porque foi cada ¨lenda urbana¨ que tive que escutar por aí.....pessoal é bem criativo , btw)


Mas alguns pontos desses dias em ¨terra brasilis¨ gostaria de dividir com voces....





1 - O CALOR, A UMIDADE.

Eu tinha simplesmente deletado da minha memória o calor que faz no Brasil, mas propriamente dito em SP, interior. E eu tive o cuidado de escolher a data levando em conta a estacao do ano: OUTONO. Mas é Brasil, e outono no Brasil = 41 graus, na sombra. Eu derreti, passei mal, quase desmaiei.... E gente, eu moro num deserto seco. E passei a amar esse clima, depois que a umidade dominou meu cabelo e eu fiquei parecendo a Monica Geller, do seriado Friends, em Barbados. Nao houve chapinha que dominasse meu cabelo.
O único comentário que posso insistir é: ¨Amigas, juro que meu cabelo é bom!¨.
E pra que me esforcei tanto em aprender a usar maquiagem? Totalmente desnecessário, porque nos primeiros minutos ela já nao existia mais.....





2 - O HORÁRIO DAS REFEICOES

Desacostumei.
Meio Dia, minha mae estava com a mesa posta. E eu sem a menor fome. Lembram de um post meu, lá do início do Blog, onde eu achava um absurdo as pessoas comerem tao tarde? Pois é meus amigos, eu simplesmente nao conseguia almocar , a comida nao descia... Tava com o café da manha sendo processado ainda!
ps: é estranho também comer só um pouquinho no desayuno..... faltam calorias!!!! hahahaha. E falta pimenta também #prontofalei.


3 - BIQUINI.

Minha filha querida foi na loja comprar biquini e eu to rindo até agora da cara dela quando se deparou com o tamanho dos biquínis brasileiros: ¨Maeeeeeeeee, jamais, minha bunda vai ficar toda exposta!!!!!! ¨
É gente, ela tá sendo criada na cultura do shortquini, sunquini.
Pra ela foi um absurdo um ¨traje de baño tan DIMINUTO¨,  jamais usaria.





4 - SALTO ALTO.

Juro, fui atracao turística na feira, quando resolvi comprar um pastel.
Eu fui de salto....Assim, sem pensar mesmo.
Me dei conta quando todo mundo comecou a me olhar de uma forma estranha e vi que eu estava vestida totalmente fora do contexto. Mas o engracado é que nem pensei: pus o salto, normal andar de salto na minha vida.
E estava de volta a terra de bermudas, regatas, mini saias e havaianas. Fiquei com vergonha.
Fiquei com vontade de estar de havaianas.


5 - AGUA MINERAL É AGUA NORMAL.

Perdi as contas de quantas vezes pedi água mineral, esperando minha água com gás.
E minha cara de tonta quando chegava minha agua natural.
Eu treinava minha mente mas nao deu certo. E pra completar minha batalha com minha mente, nao conseguia falar OBRIGADA, sempre, sempre mesmo: GRACIAS.


6 - DESCONHECER OS NOVOS SUCESSOS MUSICAIS.

Tirando os sucessos internacionais, nao conheco nada do que está tocando no Brasil. Fiquei impressionada com a quantidade de mulheres sertanejas que nem sei pronunciar os nomes porque sao bem difícieis. Nem sombra do Skank, do Jota Quest, do Capital.... Se nao é sertanejo feminino é funk. Chato nao cantar nenhuma musiquinha que eu saiba no carro.





7 - AS ESTRADAS

Como sao lindas! Quase choro com as estradas de SP.
Por que nao poderia ser assim aqui no México? Super preservadas! Tá certo que em contra ponto tem milhoes e milhoes de pedágios super caros. Mas eu juro que pagaria aqui sem reclamar, se apresentassem o mesmo nível de conservacao!

ps: Levem em consideracao que moro em San Luis Potosí..... é esse meu ponto comparativo.


8 - HÁBITOS.

Entrei numa farmácia para garantir meu ¨kit cruda¨ dos próximos anos e fiz minha feirinha. Quando estava indo embora o atendente me perguntou: ¨Voce nao é daqui né?¨ Pronto, pensei que tinha falado algo enrolado, misturando os idiomas .... Respondi que morava fora do país há um tempo e ele disse que logo percebeu. Óbvio que quis saber o motivo....Ele disse que eu falei:  Boa tarde, Por Favor, Poderia...., que gentil, muito obrigada e bom fds! (se ele tivesse espirrado falaria Salud! e se estivesse comendo falaria Provecho!.....kkkkk)
É aquele manualzinho básico mexicano que eu tornei como hábito porque acho super legal. Mas me choquei do cara ficar chocado.
Pelo menos foi positivamente né?


9 - A MODA

Fui seca pra comprar sapatos porque é algo que aqui nao tenho muita facilidade! Pra minha surpresa a moda brasileira está super parecida com a moda mexicana: saltos , cores e muito, mas muitos bordados.
Pareciam as vitrines dos shoppings daqui, e , desacreditei quando vi que nosso coletinho fofinho, marca maior mexicana, tá bombando por lá!
A única diferenca sao os precos.  Acabei nao comprando nada, vale mais a pena comprar aqui.
(E eu que pensei que aquela papete prateada moderna com 4 dedos de sola, era um fator isolado mexicano!)

Pra mim isso sempre vai ser um rider de plataforma:





10 - A PALETA MEXICANA

Finalmente conheci a famosa paleta mexicana , brasileira. Gente ela é deliciosa, gordíssima, mas só comprovei o que já sabia: quem nunca veio ao México raramente vai achar uma paleta de leite condensado com Nutella, ou, de Oreo com chocolate branco.
É uma super sacada de marketing , e minha filha está me deixando louca em achar onde venda aqui em terras astecas....vai explicar pra devoradora de paletas mex brasileiras pra vc ver....





11 - DESAYUNOS COM AS AMIGAS

Missao impossível. Eu tive a sorte de encontrar muitas amigas queridas minhas!
Mas NUNCA pra um café da manha. Por que ? Porque 99,9% das minhas mil amigas brasileiras trabalham, e , quase nao é comum os filhos estarem em escola período integral como aqui.
Aqui é ao contrário: tenho DUAS amigas que trabalham, sendo que uma delas tem horário super flexível.
Entao, nao pude conhecer os cafés brasileiros.... :(




Eu vou falar dos precos das coisas sim, mas falarei tanto, que acredito que precise de um post só pra isso. E depois vou escrever também do prazer de me reencontrar  coisas que só o Brasil tem.

É só acompanhar.


ps: Quer criticar, discordar, mostrar outro ponto de vista, acharei incrível!
Só por favor, tudo com educacao ok ? :) Educacao é básico no mundo todo.


ps2: Meus textos estao sem alguns acentos porque meu teclado tá rebelde.



Saludos.


















Share:

23 comentários

  1. Gostei! São meus sentimentos quando vou ao Brasil; sou mais bem tratada aqui no México que no Brasil, principalmente nos restaurantes, onde aqui no México sobram garçons cheios de amabilidades e cortesias, e no Brasil parece que os poucos garçons nos restaurantes querem te despachar o mais rapidamente possível. Concordo que as estradas no Brasil são mais bem cuidadas. Meu choque é quando saio do aeroporto (Guarulhos vs. Benito Juarez) e olho ao redor. Porém, temos muito que aprender (sermos mais "amables") com os mexicanos em termos de hospitalidade. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que nao sou só eu que me espanto com essas coisas! :) Um beijo, Mel.

      Excluir
  2. Adorei, Mel!!! Eu nunca fiquei tanto tempo longe, mas sempre que volto também observo várias coisas... A questão da educação, e os preços são os que mais me incomodam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc voltou amiga!!!! Bienvenida! Sim, tudo isso e o calor. Nao Nini, o calor me mata! Fico grudando, escorrendo, cabelo horroroso.... Durmo mal....affff! Beijos :)

      Excluir
  3. É estranho as vezes se parecer estrangeiro quando vai para o Brasil, também senti falta de pimenta e de burrito mas o principal é se sentir extorquido cada vez que tinha que comprar alguma coisa, fui assaltado legalmente todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ter filmado minha cara quando tiveram a coragem de me cobrar 20 reais por 2 paes de queijo e um guaraná, e depois , 6 reais em uma garrafinha simples de água. Foi meu primeiro choque e nem era no aeroporto, era num café qualquer em Limeira. Quase desmaiei! Saludos!

      Excluir
  4. Oi, o que é kit cruda?
    Acho que você poderia abrir uma paleteria brasileira/mexicana aí. A cliente número 1 já teria: sua filha. kkkk Sucesso garantido. Adoro também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kit Cruda??? hahahahaha Cruda é ressaca! E nao há no mundo nada melhor que engov + eparema pra ressaca! :) Aqui eles comem ¨menudo¨ , como uma buchada, pra ressaca. Nao dou conta! rs Saludos! (vou pensar, mas mexicano nao gosta de doce que é doce!.....rs)

      Excluir
  5. Dia 21 de abril/17 completei 2 anos de México(moro em Queretáro, com marido e filho)mas não me ausentei tanto tempo, em dois anos já fui 4 vezes a São Paulo, e a diferença de cara começa qdo saio do aeroporto de Guarulhos: a umidade; estou em São Paulo mas a impressão é de estar já no litoral, aí me dou conta que sim moro no deserto kkk, o tempo aqui é bem seco mesmo, por conta disso minha pele que em São Paulo é oleosa mista aqui no MX ela fica seca/mista, dá-lhe hidratante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.... Fiquei com a pele oleosa em SP e o cabelo daquele jeito,aqui, a gente toma banho de hidratante e resolve né? Nossa! 4X????? Acho que foi o record que soube....rs
      Eu demorei mesmo pra voltar, me acomodei porque meus pais adoram aqui! :) Beijinhos.

      Excluir
  6. Nossa Mel ri muito, essa da agua morri, tambem os meus neuronios nao processam....kkkk ja tomei muita agua com gas. beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu hoje AMO agua com gás, porque fiquei quase um ano pedindo água mineral aqui no México e me traziam a com gás né? Hj sofro do contrário....hahahaha, beijos.

      Excluir
  7. Adorei o seu post e vou fazer considerações:
    sorte que o calor que faz no interior de SP não faz aqui no Paraná, eu não daria conta. Mas a tal da umidade detona a dignidade do cabelo mesmo. ele não assenta. ufff...
    Estradas boas é só em SP mesmo mesmo mesmo!
    Sapatos bonitos e bons como os brasileiros e em preços que não custe um rim como um Prada é só aqui mesmo. Sem mais! Hahahahahahah
    Bem como roupa íntima e roupa de banho! Hahahahahaha Sempre que passo longas temporadas fora do país (já morei fora em 4 ocasiões diferentes) levo um estoque disso tudo aí pq não dou conta.
    Ah café da manhã com amigas... só se for as 7h30! Hahahahaha
    Gosto do ritmo da vida do México, acho que moraria aí bem de boinha :)
    Eu uso muito o obrigada, com licença, boa tarde, bom trabalho, de nada, até logo... Aqui é até ok, mas as vezes as pessoas olham com cara de espanto. Mas em SP é o fim: ninguém responde. Cielos, pq estamos perdendo a gentileza? Pra pensar...
    Besito querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabelo gracas a Deus assentou aqui, tava preocupada com a peruca já....hahahahahaha. Quanto aos sapatos, eu achei tudo MUITO parecido com os daqui, o que me faz optar pelo mais barato, sem vender meu rim....kkkkkkkkkkkkkkk. Eu aderi tanto a cultura do café com as amigas, que senti muita falta! Mas, nimodo! Vem morar por aqui!!!!!!!!! Aqui todo mundo falaria umas 12 frases de agradecimento em algum ato....hahahahaha. Beijinhos!

      Excluir
  8. Voltei para dizer que: relaxa, eu também não dou conta de acompanhar a música brasileira, e olha que eu moro aqui. Hahahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toooooo muchhhhhhh pra mim...... essa tal de dupla feminina sertaneja poderia sumir pra mim....kkkkkk

      Excluir
  9. Mel, rindo muito aqui.
    Mas sério que ai não tem paleta mexicana, ops, brasileira? kkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao Frannnnn! Aqui o que é famoso sao umas paletas de fruta, e outras que parecem raspadinha.....rs NADA A VER! Mas nem dá pra copiar a idéia porque mexicano nao gosta de doce doce, porque vamos combinar que nutella com brigadeiro é um torrao de acuzar.....rs :) Beijos

      Excluir
  10. Mel adorei seu texto!! Sabe que também combinei com meu marido de só voltar ao Brasil de 2 em 2 anos, e isso sempre é uma decisão nossa, não é (pra não dizer problema nosso mesmo ahahahahha). Que povo chato, te julgando de acordo com o tempo que você demorou para voltar.
    Ri de algumas coisas que você citou, sinto algumas diferenças também quando volto ahaaha
    Aaahhh e sobre a paleta mexicana, já tinha escutado que não tem no México hahahhaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inventam cada lenda urbana a nosso respeito né? Até de POBRE já fui chamada (nao que nao seja verdade, sou rica em espírito!!!!Rs) . Estou pensando seriamente em abrir aqui no México uma lojinha destas tais paletas pseudo mexicanas....rs Mas mex nao gosta de doce doce! hahahaha, beijos.

      Excluir
  11. Mellll kD O Segundo post sobre a vista no Brasillll, kkk Seu blog é como um livro sempre quero leerrr kkk bjsss

    ResponderExcluir
  12. Menina te sigo no Instagram e fico cada dia mais apaixonada pelo México. Agora sabendo do blog vou ler cada postagem. Valeu! Amei! Zaiana @viajantecariocarj

    ResponderExcluir
  13. Adorei, muito bacana ver a ótica de uma pessoa daqui, mas de fora!

    ResponderExcluir