Como transportar seu ¨PET¨ para o México

Planejar uma viagem é tudo de bom! Roteiro de pontos turísticos, melhores restaurantes, língua e cultura. Aproveitar tudo isso em poucos dias é para os fortes, cansa, o prazer é indescritível. Mas, se ao invés de poucos dias, você tiver a oportunidade de imergir numa nova cultura por meses ou anos? É para a pessoa entrar em estado de êxtase!!!!


Começam os preparativos, trabalho psicológico, escolhe o que vai levar, vende ou doa o restante, começa a fazer festinhas de despedida dos amigos, familiares e pronto. Pronto? Não, pra você que tem filhinhos de quatro patas.


Imagem emprestada do Google Imagens, autoria desconhecida*




Pesquisa na internet as maneiras de realizar o transporte dos seus amados cães, visita blogs, busca inúmeras informações, mas… 
Se o seu “catioro" é de uma raça pequena e couber embaixo do assento, maravilha, sua vida será muito mais fácil, ele poderá viajar com você dentro do avião. Entretanto se seu animalzinho for de médio ou grande porte, ele terá que viajar no compartimento de cargas. 
E agora, meu Deus, coitado do meu bebê! Ele tem sentimentos, não tenho coragem de deixá-lo sozinho naquele lugar escuro, cheio de malas por todos os lados! O que eu faço? Que horas tenho que levá-lo para o aeroporto? Compro sua passagem onde? E os documentos? Existe uma caixa especial para seu transporte? E o tamanho dela? Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas.



Imagem emprestada do Google Imagens, autoria desconhecida*



Dar um busca no Google pode responder quase todas essas perguntas, mas se você sente-se inseguro e acha que não conseguirá fazer tanta coisa, não desanime porque existem várias empresas que fazem este serviço de preparação para o transporte, documentação e envio do seu Pet para outro país.
E quando o problema é que as empresas que você encontra na net são de outros estados? Você liga para as companhias aéreas, ninguém sabe te responder. Tirar suas dúvidas? Muito difícil. 
Até que, num belo dia, surge a ideia de ligar para o terminal de cargas do aeroporto e lá um santo te atende, é educado, atencioso, indica não só uma, mas três empresas transportadoras e seu coração enche-se de alívio. 


Contato feito, todas respondem seu e-mail imediatamente. E agora, qual escolher? Eu usei o seguinte critério: escolhi a que me deu informações mais detalhadas e foram extremamente simpáticos.  A listinha de exigências não é pequena: atestado do seu veterinário (validade de 10 dias a contar da data de emissão), caixa de transporte específica para voos internacionais, cartão de vacina contra raiva e parasitas, formulários e mais formulários. Não esqueça de preparar o bolso.





Tudo parece perfeito, mas só parece porque você tem um cão braquicéfalo e para esses animais fofinhos não é qualquer companhia aérea que aceita levá-lo até o destino desejado; ele deverá ser despachado como carga viva (e o bolso dói). Você descobre que não pode viajar em qualquer data ou época do ano; destinos onde a estação do ano é o verão, esqueça, você terá que esperar a temperatura ficar mais amena para poderem levar seu bebezinho. 
Antecipar a mudança? Daqui a pouco é verão lá. E agora? Corre corre danado, força tarefa com a ajuda dos amigos, familiares e lá vamos nós.



Imagem emprestada do Google Imagens, autoria desconhecida*





Eu preferi ir um dia antes das minhas duas meninas (uma Pug e uma Fox Paulistinha) para que pudessem esperá-las no aeroporto, porque não queria correr o risco de ir no mesmo dia e por algum imprevisto elas chegarem e eu não.
Na hora marcada para minhas cadelas chegarem, estávamos eu e meu esposo de prontidão no aeroporto esperando a ligação da empresa de transporte no México (além de pagar uma transportadora no Brasil, tive que pagar o aduaneiro na Cidade do México, pois é exigência e lá se vão mais alguns reais).








Que ansiedade, e este telefone que não toca! Não aguento esperar e peço para meu marido ligar (não falo outra língua a não ser o Português). 

_Chegaram? 
_Chegaram, mas tem um pequeno problema, os documentos originais delas ficaram no aeroporto onde fizeram a conexão. Já estamos entrando em contato com a companhia aérea para enviarem no próximo voo porque ,sem eles seus animais não podem entrar no país.
_Elas estão bem? Comeram? 
_Sim, está tudo bem com elas!
_Posso vê-las?
_Não.

E você espera, espera e espera.

_ Os documentos chegarão no voo das 16:00 (mas, ainda são 11:00)

As 16:00 você liga e descobre que os documentos não chegaram. Os documentos simplesmente sumiram e você só tem as cópias. 
O desespero toma conta.
Como assim não podem devolver minhas meninas? MINHAS! 
Choro, tremedeira, grito, desespero total, caio no chão em prantos. Vejo um carro da Polícia Federal, levanto-me e ameaço correr até eles e dizer que não querem devolver minhas perritas. Sou impedida por Vitor que ainda me diz para ter cuidado, afinal, somos estrangeiros. Quer ser deportada????


_ Por favor, minha senhora, me devolve minhas filhas, falo pra profissional da aduana. ( em português e ela não entende nada)
_ Amanhã traremos um veterinário que fará novos documentos e assim poderemos liberá-las. 


E agora? Não é a cidade onde irei morar, é a capital do país. Vamos para um hotel. Dormir? Impossível. A noite é para pensar como elas estão. Já comeram? Estão dormindo? Estão sentindo nossa falta? E essa altitude? Será que Amy (a Pug) está respirando bem? 
Amanhece. Por que este telefone não toca? O veterinário ainda não chegou. 
Espera e espera.

_Pronto, podem vir.


Mas, até chegar a casa temos mais 10 horas de carro porque… lembram? Não é qualquer companhia aérea que faz o transporte de cães braquicéfalos. 


Dicas:

_Tenha uma original dos documentos dos seus Pets com você, a aduana não aceita cópia.
_Se seu cão é braquicéfalo, espere a época de temperatura mais amena para viajar.
_ Tenha um calmante na bolsa.
_ Não faça vexame no aeroporto.
_ Tenha em mãos todas as informações dos canais de comunicação da companhia aérea.
_ Guarde dinheiro para imprevistos.
_ Não xingue a pessoa que está tentando te ajudar.




Informações sobre a transportadora no Rio de Janeiro (indico mil vezes, se for necessário) e companhia aérea (não indico de jeito nenhum), me pergunte inbox.


Escrito por:




Letícia Barcelos, casada, brasileira e campista cabrunco, mão de três filhas de quatro patas, muito amada, professora de Literatura e gramática da Língua Portuguesa.
Adoro ler, viajar e assistir filmes. Considero-me privilegiada por viver no México e assim, perceber que lidar com as diferenças é importante e extremamente difícil.

                                                     
e-mail: leticiabarceloshaddad@gmail.com
instagram: @ticinhalele
facebook /leticia.barceloshaddad



Share:

1 comentários

  1. Pronto! Tive um mini infarto só de ler!!!
    Sempre quando penso em ir para outro país, penso mil vezes nos meus TRÊS filhos pets!!!
    Precisam melhorar esse transporte deles! Como assim vão na carga? Sem nenhum responsável e sem entender o que está acontecendo???
    Danou-se, vou ficar pra sempre no Brasil! rs

    Obs: Só de imaginar já estou chorando!!! =/

    ResponderExcluir