Dia 2 - Izamal e Cenote Sambulá (Parte 1)


Voltando a registrar minha viagem por Yucatán... A vida estava muito corrida, e pra conciliar tudo é uma missao quase impossivel. Mas, vamos tentando!


Eu sempre que pesquisei sobre Yucatán, coloquei Izamal na minha wish list. Entao, avisei as amiguinhas que era um destino obrigatório na minha listinha, e elas, estavam convidadas a me acompanhar.  As 8am, nosso fiel motorista esperava na frente do hotel, conforme combinado , para esse dia que estava cheio de atividades. Meu marido sempre comenta comigo, que acha inacreditável a capacidade que tenho de programar um milhao de coisas para um único dia, quando viajamos (tenho que aproveitar o máximo né gente? Vai saber quando eu vou voltar)




IZAMAL






Izamal fica a 72 km de Mérida (1 hora mais ou menos). 


É um dos ¨Pueblos Mágicos¨ do México. Todas as casas, lojas e igrejas tem que estar pintadas de amarelo, e o pueblito é conhecido como ¨La ciudad Amarilla¨. Izamal era um importante centro religioso maia e hoje você encontra os sítios arqueológicos (de quatro grandes pirâmides)  no meio da cidade.






Curiosidades:

- Izamal ingressou no programa Pueblos Mágicos em 2002.  

- É conhecida como "Cidade das três culturas", porque seu passado pré-hispânico e colonial está presente, assim como o México contemporâneo.

- Existem Pirámides no centro de Izamal.

-Izamal foi um poderoso centro governante durante o Período Clássico, fundado por Zamná, considerado o deus do universo pelos maias.



Convento de Santo Antonio de Padua:







Este é um dos edifícios mais importantes e majestosos da Mesoamérica.

Muitos não sabem, mas é o segundo maior átrio do mundo, perde somente pra  própria Praça de São Pedro, no Vaticano. Além disso, foi construído sobre as ruínas de um templo pré-hispânico, um edifício que os nativos conheciam como Pap-Hol-Chac.



Assim que voce chega no pueblito, já da de cara com ele! Certamente voce vai reconhecer das fotos vistas pelas redes sociais. Está localizado na parte mais alto da cidade.
Você  tem acesso ao convento por meio de três rampas construídas ao ar livre. Dentro do templo, há um belo retábulo barroco, coberto com um revestimento de ouro. Mostra cenas representando "A Morte de Jesus", "O Nascimento"...







Aí é bater perna né meu povo, e se voces viajarem  um dia comigo, vao ter que gastar toda paciencia do mundo porque eu tiro foto de tudo. Nao ficamos muito tempo por lá, mas como era bem cedo consegui ver bastante coisa, nao tinha ninguém.




Sem esquecer das famosas letras coloridas, tao comum aqui nos destinos turísticos do México.






Um dado curioso é que ao redor do convento, os famosos cavalos puxando charretes e todos enfeitados, ficam estacionados esperando por turistas. Eu nao curto né? Um calor dos infernos, úmido e o bichinho ali tadinho. Mas nao estou aqui para gerar polemicas.







SAMBULÁ



No caminho a Xtampú, nosso querido motorista deu a idéia de pararmos em um cenote, fazia muito calor. Idéia dada, idéia aceitada.

Mérida tem um milhao de cenotes, e o que visitamos se chama SAMBULÁ. 

Anota aí: Calle 43 296, Sambulá, 97430 - Motul de Carrillo Puerto. O cenote é pago, mas um valor super ok, uns 50 pesos ou 12 reais.

É um cenote do tipo fechado,  dentro de uma gruta onde, para acessar a água, desce-se através de uma escada de alvenaria para uma sala iluminada com energia elétrica. A água é cristalina e o espelho d'água tem 30 metros de comprimento por 8 de largura e tem profundidade mínima de 1 metro e profundidade máxima de 8.




Essa foto aé é da entrada do cenote, á agua é MUITO fria e cristalina, voce entra mergulhando por essa parte, tem que sabr nadar.






Minha amiga Lucy, modelando :)


Eu nao quis entrar porque pra checar na parte maravilhosa, tinha que mergulhar e eu fiquei com medo de ferrar meu celular que nao estava protegido, e nao tenho Go Pro (VOU COMPRAR). Fiquei na beiradinha , e as meninas foram.

As imagens abaixo eu peguei da internet e estao com os devidos créditos:


Imagem:  FOXNOMAD.COM

Imagem: ROCKTHETRAVELLER.COM



Tem estrutura para trocar de roupa, banheiros, coletes salva vida... Achei bem organizado e limpo.

.....

E essa foi só a manha do nosso 2. dia! O próximo post conto pra voces algumas surpresas e a minha maior decepcao ....kkkkk.


Lembrando que no nosso IG: instagram.com/viviendoxmexico, tenho todos os vídeos gravados nesses lugares, é só seguir!


Até logo, #stayathome







Share:

0 comentários