CORONAVIRUS no México


Monotema eu sei.





Nao quero dar aula , muito menos estatísticas com esse post. Isso é só voces acessarem qualquer mídia que temos transmissao 24x7. Quem nao esta sufocado com o looping infinito de gráficos,  mortes, curas, propabilidades...? Minha intencao é dividir com voces o MEU PROCESSO, e pedi pra minha amiga Clá (@clafotocancun), falar sobre a mesma experiencia, mas, vivida em Cancun.


Estamos há 43 dias em casa , eu e minha filha em quarentena. 98% do tempo sem contato com o mundo exterior:

- saí 2 x de compras de primeira necessidade
- 1 vez saí comprar sorvete no Dairy Queen, drive, e um role de carro pela cidade.
- Uma vez (ontem, dia 42, chamei a minha ajudante de casa, primeiro contato com outro ser humano).


Eu via o assunto explodindo no mundo todo, mas aqui no México o processo demorou um pouco pra acontecer, e até hoje nao entendo a logística, levando-se em consideracao a proximidade com os USA. 
Minha empresa , multinacional americana, foi uma das primeiras a aplicar o HOME OFFICE. Um belo dia fui trabalhar e voltei com 3 monitores e um laptop pra casa. Coincidiu com a decisao da escola da minha filha de 2 dias antes: subiram um comunicado onde teríamos que nós pais, passar no colégio em hora marcada, para pegar os pertences dos filhos que continuariam com suas aulas, de alguma maneira, online. Eles tinham a vantagem que as férias de primavera estavam se aproximando, aqui, sao 2 semanas em casa.

Até entao nao era obrigatória a quarentena.




Mas via a cidade sendo tomada pelas compras de panico, o tal surto do papel higienico (inexplicavel), filas interminaveis na frente dos hipermercados com pessoas estocando comida, esperando uma guerra nuclear acredito eu.

Depois de uns dias em casa já chegou pra mim a informacao de que minha empresa reduziria 25% das horas trabalhadas impactando diretamente no salário dos funcionários (antes já haviam cancelado aumentos e bonus). O que na hora me deixou muito P da vida, depois vi que foi melhor. Muitos amigos estao em suas casas sem trabalhar, mas, recebendo seus salários nos 50% mínimos exigidos por lei do país.

O governo nao está dando nenhum , NENHUM, tipo de apoio a populacao, o que me preocupa muito, pois como voces já devem saber, muitos mexicanos vivem de prestacao de servicos, principalmente relacionados ao turismo.

Eu tenho notado a populacao muito dividida quanto a isso: alguns cumprindo a risco a quarentena (que há 3 semanas se tornou obrigatória no país) e outras como se nada tivesse acontecendo e acreditando em solucoes divinas e a fé na Nossa Sra de Guadalupe (nao estou questionando a fé, mas contra a ciencia os argumentos/fatos tem que ser mais paupáveis!).  Tem gente aqui no condomínio que eu vivo que é festa atrás de festa.
As escolas ainda estao sem aulas presenciais, os supermercados adotaram medidas de precaucoes (1 pessoa por familia, alcool gel, alguns itens com limitacoes por familia), mas, super lotados da mesma maneira.

O calor insuportável desses dias, tem me chateado muito. Eu oscilo entre dias bons, dias ruins e dias péssimos. Tinha muitas coisas planejadas para esse ano , e nao suporto a idéia de nao poder fazer planos, de nao ter a liberdade de ir e vir. Tenho muito medo mesmo, sou hipocondríaca, entao, calculem ! Se dou uma tossida pelo ar cheio de terra do deserto, já vou medir minha temperatura e fazer o teste de prender a respiracao por 15 segundos.
Quando vejo notícias, principalmente as do Brasil, me da crise de choro, acho que o mundo está acabando.

As comprinhas que faco, desinfeto até o entregador coitado. Meu marido trabalha em uma empresa onde os servicos sao classificados como essenciais, tá com vida ¨normal¨, mas, quando ele volta de sexta desinfeto ele também.... (Ele tá usando máscaras o tempo inteiro e é super cuidadoso).

O lado bom de tudo isso? Viver com menos, aproveitar minha filha em casa, e ver a natureza voltando a seu esplendor. E só. To de saco cheio de notícias ruins,  de nao poder sair e de nao ter prazo pra isso acabar.





Alguns números no dia de hoje (25/04/2020):

TOTAL DE CASOS: 12.900
MORTES: 1221 (quase 10%, bem preocupante)

Epicentro MX: Cidade do México 3532 casos

SLP : 72 casos.


Eu particularmente acho esse número baixo e irreal. Acabamos de declarar a fase 3. Vi uma matéria onde declaram que o México apresenta 1 teste para 5000 pessoas. 

Vamos entao torcer para que essa pandemia nao devaste o país.


ENQUANTO ISSO, EM CANCUN......




E aí galera tudo bem com vocês?
Bom, pra quem não me conhece eu sou Clarissa, fotógrafa, vivo em Cancún há 7 anos e há 40 dias trancada no paraíso.

Nesse momento dá vontade de ir embora pra junto da família mas sabendo que chegando lá vou ficar mais em quarentena do que aqui, prefiro esperar até quando tudo isso passe. 

Em Cancún 100% da população vive do turismo direta ou indiretamente.
Hoje, os hotéis tem uma ocupação 1,6%, pessoas estas que não conseguiram voltar ao país natal. Os hotéis estão fechados, a população está sem emprego, não pode sair de suas casas, devido a contingência sanitária e porque não tem $$.
Em Cancún só funciona hospitais, bancos, supermercados, farmácias (em escala reduzida).
Em paralelo a natureza vem se recuperando as praias estão mais limpas e animais silvestres são vistos por onde já não existia. 

Cancún tem uma média de quase 600 voos diários, sendo o segundo aeroporto mais importante do país e no momento que escrevia esse post não havia nenhum voo ativo na região. 



Esperamos que todos se protejam, fiquem bem, trabalhem quem tem que trabalhar e fique em casa se puder, essa é uma fase que iremos atravessar, mas vai passar. Se protejam e se cuidem porque o paraíso Cancún espera por vocês para disfrutar de suas praias de areias brancas e águas cristalinas no seu máximo explendor.
E quando vierem em Cancún já sabem, vamos fotografar e tomar um Piña colada em frente ao mar caribeño..

¡Arriba!


Gentilmente escrito porwww.instagram.com/clafotocancun/







Share:

0 comentários