Dia 2 - Telchac e Puerto Progreso (Parte 3)

Já ouviram falar de Telchac?

Eu nao tinha nem idéia se era praia, pueblo.... Saindo da minha decepcao lá de Xtampú, nosso motorista sugeriu uma parada em Telchac. E foi uma agradável surpresa , dessa vez, uma boa surpresa!


TELCHAC






Telchac é uma praia na costa esmeralda de Yucatán, a 30 minutos de Progreso,  muito tranquila e rústica. Devia ter umas 5 pessoas quando paramos por lá. Certamente mais aves que pessoas.












Uma das características do porto é a decoração com pinturas urbanas de algumas fachadas ,  muros de algumas casas e edifícios com o tema marítimo. Seu parque é pintado com conchas e flamingos gigantes,  como o Palácio Municipal.





Mas o que eu mais gostei foram os famosos balancos (aqui, columpios) VIPS,  que ficam ali em frente ao mar.




Tomamos uma cervejinha num boteco bem simples (era o único funcionando por lá, ao lado do letreiro) e honesto, mergulhamos, e partimos em direcao a Porto Progreso.






PUERTO PROGRESO





A praia de Puerto Progreso fica pertinho de Mérida, mais ou menos 35 km.

Logo que chegamos deu pra perceber que era mil vezes mais agitado que Telchac, cheio de barzinhos e restaurantes no calcadao da praia e bem movimentada.




Puerto Progreso surgiu como uma necessidade: a transferência da estância aduaneira do Sisal para um local mais próximo da capital do estado. Em 9 de janeiro de 1875, tornou-se uma cidade. Sua superfície abrange 430,32 km2.

Achei a praia bem mais parecida com as nossas do litoral paulista. É difícil encontrar aqui no MX essas praias abertas ao turismo,  com mesinhas de restaurante e guarda sol de turistas.




A gente chegou no final da tarde, por isso nao conseguimos entrar no mar, mas em contrapartida, comi das melhores refeicoes da minha vida: Los Henequenes, Restaurant & Bar. Só de sentar na mesa eles te entopem de entradinhas super saborosas, a cerveja é geladérrima e o atendimento é nota mil. Nota: COMAM A COCHINITA de Yucatán, minha nossa! Que coisa boa!
Detalhe que achei bem justo o preco da comida, come-se bem e paga-se pouco.








E sentar na praia, tomar uma cerveja, e ver o por do sol, é das coisas que mais gosto na vida.
Bebi tanto que até esqueci da decepcao da lagoa rosa....hahahaha.





E assim se acabou o nosso dia 2 em Mérida.














Share:

0 comentários