Dia 2 - Xtampú, expectativa x realidade (Parte 2)






Eu tinha um sonho de conhecer  Las Coloradas. Quem nunca viu uma foto de um mar rosa maravilhoso pelas redes sociais?  Estava até bem disposta a encarar mais de 3 horas de estrada, mas, coincidiu que umas semanas antes andei vendo uns vídeos onde muita gente falava que nao valia a pena e seria uma decepcao. Pensei bastante e nao quis arriscar um dia da minha mini viagem , correndo esse risco, ficaria transtornada.

LAS COLORADAS : FONTE GOOGLE IMAGES, nao tem autor da foto.




As mesmas pessoas que falaram mal de Las Coloradas, me indicaram um lugar bem parecido, que ficava bem mais próximo a Mérida, a tal da salinera Xtampú.


Aí dei um jeito e meti no meio da rota. Vamos lá.


Como de costume, pesquisei bastante do lugar antes e fiquei bem satisfeita com o que encontrei: um lago rosa, areia branca e flamingos. Saindo de Izamal, o nosso motorista pegou o caminho a Progreso, incluindo essa parada estratégica em Xtampú.

Gerenciadas pela cooperativa Meyah Ta'ab em Xtampú , numa área chamada "Costa Esmeralda" ,  as "Charcas de Sal", que hoje sao conhecidas como "Salineras de Xtampú", são campos cultivados de sal localizado no município de Dzemul, na costa central do estado de Yucatan, no sul do México.

A suposta cor rosa das lagoas é devido ao crustáceo "Artemia salina", que vive em lagoas de sal e serve como alimento para flamingos (flamingos), mas, por outro lado, como em qualquer processo, também é devido a um agente químico que prioriza a evaporação da água. água para que o sal floresça e possa ser colhido. Pois bem, SU POS TA.




Quando o motorista parou o carro e descemos na lagoa, eu tive uma crise de riso. Mas era riso de nervoso. Nem se eu estivesse bebada, conseguiria enxergar rosa por ali. Me certifiquei mil vezes de que estavamos no lugar certo, vi outros turistas parando suas vans , e, quis chorar!!!!





ZERO ROSA.

ZERO.





Parabéns para os influenciadores de viagens e bloggers que , conseguiram fazer aquelas fotos que eu vi no Instagram. Sentaram o dedo no filtro! Eu tirei uma foto e pus filtro, e, ficou rosa HAHAHAHAHAHA. Aí aproveitei e pus uns flamingos porque vi um ou 2, a uns 10 km de distancia....kkkkkkkkk.







Fomos na sede da salinera, perguntar pros administradores ¿qué onda? e a resposta que tivemos  é que sim é rosa, mas HÁ 4 MESES choveu, e nao está mais rosa. Oi? Pode até ser que necessite de algum fator climático, mas gente, nem um rosinha......







Cara, eu fiquei muito P da vida, porque odeio me sentir enganada. E odeio gente que muda completamente um lugar, pra ficar instagrameavel e conseguir likes. 

Eu queria expor umas fotos aqui, pra voces compararem, mas iria expor muitos amiguinhos....hehehe. Entao vai no Instagram procurar com #xtampú e voltem aqui.



Jogando no Google....


Olha só a mágica:






Agora imaginem se pego 6 horas de estrada e a tal da Las Coloradas tá assim? Jesus!

Olha, antes que comecem a meter o pau em mim, o lugar é bonito, ok, mas eu queria esse rosa radioativo. 


E continuamos....

:)









Share:

0 comentários