3, 2, 1..... Navidad!!!! - Posadas, Piñatas & Santa.

Natal é Natal.



Em todo o mundo tem festa, significa estar com a família e festejar. Seja aqui no México, no Brasil ou na Índia. Eu cheguei aqui em época de Natal! Teve um lado bom e um lado triste: o bom foi que aqui faz frio no Natal, então faz todo sentido do mundo a roupa do bom velhinho e  bonecos de neve. A parte triste é que a parte  fundamental do Natal, que é a família, ficou a um oceano de distância. E isso mexe com a gente quando moramos longe.  Mas como tudo é adaptável na vida, tentamos com os limões, fazer uma limonada!
Eu adoro Natal, enfeito tudo (culpa do DNA, mamis é igual...), até exagero mesmo. Dia desses meu marido falou que estava perigoso eu fantasiá-lo de ajudante do Papai Noel (#exagero!). Esse ano me realizei porque tive a oportunidade de fazer a árvore dos meus sonhos, colorida, grande, cheia de enfeites (antes morava num apartamento pequenino, era a árvore ou eu.... :( )

Mas vamos falar do Natal aqui? Papai Noel no México tem sombrero? :)



O Natal começa a ser comemorado nove dias antes do dia 25 de Dezembro. Como toda festa , o México sabe comemorar o Natal! E não estou dizendo as coisas típicas de Natal, que são os "intercâmbios" (amigos secreto, muito peculiar, onde ano passado pude participar. Os mexicanos não fazem suspense nada....É um simples "A mi me tooocoooo...... Julio!".  E se ganham algo de vestir, cantam todos junto "Que lo ponga! Que lo ponga!" #estadodechoque).
Estou falando das festas, jantares ( Deus do céu, como tem jantares navideños!Santa Dieta Batman!). Tudo isso começa aqui bem antes da véspera de Natal, e pra moldurar tudo isso, os centros históricos das cidades, casas, tudo, está super enfeitado.
Mas vamos falar sobre as Posadas.



Posada? O que são Posadas?





Essa foi a primeira Posada que fomos, a panela estava cheia de Atole e Ponche.

  
As Posadas são festas bem populares aqui, super religiosas.
Representa o sofrimento e a penúria por que passaram a Virgem e São José quando procuravam um pouso no caminho para Belém para dar luz ao menino. Definem uma posada à qual as pessoas se dirigem em peregrinação, com velas e cantando, enquanto passam de pouso em pouso até chegar à desejado. Quando chegam à posada desejada, ali os espera uma Piñata que eles devem quebrar batendo com um pau e com os olhos vendados. A piñata representa o pecado, por isso é colorido, alegre e bonito, como a representação atraente do pecado. O ato de bater com o pau representa a força que Deus dá ao homem para acabar com o pecado. A pessoa que bate na Piñata está de olhos vendados, como representação do nosso caminho às cegas pelo mundo. Na hora de quebrar a Piñata caem "os prêmios" que Deus nos dá por vencer o pecado. Na que eu fui, o "prêmio" não agradou muito a minha filha.... Porque tratava-se de raízes, frutas, tamarindo (descobriiiiii!!!!! o que era um tamarindo!), ela me entregou o saquinhos tipo , mãe, eca! rs




En el nombre del cielo,    
os pido posada...




Numa posada, os participantes dividem-se em dois grupos: os que acompanham os peregrinos pelo bairro recitando ladainhas e  com pequenas velas para não tropeçarem, e os que lhes darão alojamento – posada –, que permanecem em casa à espera dos peregrinos.
À porta, cada grupo canta como se estivessem ao desafio:
– Em nome do céu, peço-vos pousada, pois não pode andar a minha esposa amada! – cantam os recém-chegados.
– Aqui não é pensão, sigam adiante; não posso abrir não seja algum meliante! – respondem os anfitriões, que neste momento se negam a sê-lo.
– Não sejas desumano, tem caridade, que o Deus dos céus te premiará – suplicam os peregrinos.
– Podem ir-se embora e não molestar, porque se me chateiam vou-vos padejar! – respondem, zangados.
– Vimos rendidos de Nazaré e eu sou um carpinteiro chamado José! – insistem.
– Não me importa o nome, deixai-me dormir, pois já vos disse que não vamos abrir... – gritam indiferentes.
– Pousada te peço, amado caseiro, por uma noite só, Rainha do Céu! – rogam os peregrinos, cansados.
– Pois se é uma Rainha quem o solicita, como é que de noite andas tão só? – perguntam com alguma ironia.
– A minha esposa é Maria, a Rainha do Céu, que mãe vai ser do Verbo Divino – explicam.
– És tu José? A tua esposa é Maria? Entrem, peregrinos, não os conhecia – respondem envergonhados.
– Deus pague, senhores, a vossa caridade, e vos encha o céu de felicidade! – respondem, agradecidos, os peregrinos, enquanto se abrem as portas da casa que os acolhe.
– Entrem, santos peregrinos, embora seja pobre a morada, dou-vo-la de coração... – gritam com muito entusiasmo os donos da casa, e abrem a porta de par em par, para todos os vizinhos entrarem.

É muito interessante!!!!


A piñata simboliza a estrela de Belém que guiou o caminho dos três Reis Magos.
As sete pontas simbolizam os sete pecados capitais.
Depois da quebra da piñata, todos os participantes confraternizam ( foi nessa que descobri que não gosto de tamales e atoles.... Jesus) , e ainda recebem o chamado Aguinaldo -  pode ser um presente ou uma cestinha de doces – são como as lembrancinhas nas festas do Brasil.E uma curiosidade, aqui também se chama “Aguinaldo” o décimo terceiro salário, chorei de rir que meu marido estava "louco pelo Aguinaldo", piada pronta.
 As crianças não esperam muito o Papai Noel, ou Santa Claus, sim aqui ele é o Santa – eles esperam mesmo que os Três Reis Magos tragam seus “regalos” (presentes) no dia de comemoração deles – que é no dia seis de janeiro, junto com a tal rosca de reis (outro post.)



Minha filha descobrindo as Piñatas!

O Saquinho que ela me entregou cheio de coisas definidas por ela como ecas....rs

Expliquei um pouco das piñatas nesse post! Dá uma olhada!


A festa começou com os Maias, depois, foi adaptada aos termos católicos pelos espanhóis.Na posada há cantos e os participantes rezam o rosário com velas acesas (cada uma com a sua). Lembrando que é quase um milagre manter a vela acesa no frio e vento que tomam conta de San Luis Potosí.

O  mais bonito é o dia 24 de dezembro,a primeira posada é dia 16 de dezembro e a última dia 24 antes das 11:30pm. Quando toca as 12 badaladas no dia 24, arrumam o menino Jesus, antes do jantar de Natal  . As crianças tocam sininhos e acendem velas. Nesse momento, cada membro da familia, faz um pedido, ou em pensamento ou em voz alta, e depois disso se cumprimentam e trocam os presentes.No dia seguinte, como no Brasil, as familias se visitam e trocam pratos com a ceia do dia anterior!!!



Os dias 24 e 25 de Dezembro são celebrados pelos mexicanos de uma forma tradicional. Eles se reúnem em família para jantar e comer, cantar cânticos, comemorar o nascimento. No dia 24 de Dezembro cantam para o menino e soltam fogos de artifício como símbolo de festa e alegria. Todos comemoram.
Normalmente, por causa da crise econômica, as ceias de Natal são de traje (um trocadilho entre forma de vestir e o verbo trazer); isto é, cada família chega a casa do anfitrião com um prato já cozinhado e diz: – eu traje frango; eu traje sopa; eu traje sobremesa...
Nas casas serve-se peru, perna, lombo. Outros usam pratos tradicionais: pozole, feito de milho, mole, churrasco.
Aqui , o Natal exige 3 bebidas: Atole , chocolate quente e "Ponche Navideño". O Atole é uma bebida feita com massa de pão, milho, leite, água, áçucar, canela e baunilha (pode ser de morango ou chocolate). Confesso a vocês que não gosto, para tristeza de meus amigos.
O Ponche, é de fruta e inclui "tejocotes", nozes, suco de laranja, goiaba, cana de açúcar, ameixa, canela, açúcar e aguardente.
 


Tamales

Atole

Ponche Navideño


Outro costume de "la navidad en México" são as "Pastorelas". Se trata de encenações teatrais onde se representa o caminho dos pastores para honrar a chegada do menino Jesus. É super bem humorado, porque seus personagens  também aproveitam a oportunidade para fazer piadas políticas e criticar a situação atual do país. (Esse ano eles tem um prato cheio! ). Geralmente são feitas nas praças e bairros.






Então é isso, esse mês vai ser de muito HO HO HO pra vocês....


Só não dá pra definir a saudade que sentimos, mais intensamente nessa época, dos nossos queridos que deixamos no Brasil. Nem tudo é 100%.

Share:

6 comentários

  1. Mel .. que maravilhoso, eu adoraria participar como peregrina nas Posadas, adorei!!!
    Deve ser muito divertido !!!! Saudades de vcs !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha certeza que você ia gostar, sempre lembrei de você nesses eventos! :)
      Venha passar um Natal com a gente!
      Beijos, Mel.

      Excluir
  2. Amei tudo,hoje nessa época muitas coisas me deixam triste,mas por outro lado tem a parte boa,eu comemoro o Natal com a fámilia do meu marido que a 12 anos e a minha fámilia também,nossos costumes são muito simples almoçamos todos juntos no Natal e trocamos presentes,nada comparado com os festejos dai,mas nos sentimos félizes.Mas uma vez arrasando com o post.Eliani Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! O Natal aqui é uma festa muito bonita, os mexicanos são muito família, e daquelas super numerosas!
      Beijos, Mel.

      Excluir
  3. Meeel, quero post de Ano Novo! :) hahah vou chegar no DF dia 30/12, já no clima de 2016! Queria saber como vocês comemoram por aí! ansiedade à miiiiil *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi Melissa!
    Posts muito legais como sempre..Voltei um "cadim" aí no tempo, acessando sobre as posadas.
    Qual a origem desse "Aguinaldo"..kkk?

    ResponderExcluir