Dúvidas Frequentes



Para viajar ao México como turistas, negócios, trânsito, atendimento médico, atividades artísticas, culturais, educativas, esportivas, de jornalismo, assistir a conferências, feiras e congressos, treinamentos, visitas técnicas; todas estas atividades sem receber remuneração de empresa estabelecida no México, não precisam de visto.

Portadores de passaportes brasileiros diplomáticos, oficiais e de serviço vigentes não precisam de visto para viajar ao México por até noventa dias.

Passageiros em cruzeiro que visitam portos mexicanos, não precisam de visto para desembarque no país.

Dúvidas Freqüentes:

Que fazer para viajar ao Mexico com seu animal de estimação?
http://consulmex.sre.gob.mx/…/inde…/duvidas-frequeentes/126…

Até quantos dólares (em espécie, cheques de viagem, e/ou carta de crédito) é permitido ingressar no México, para custear as despesas de estadia?
http://consulmex.sre.gob.mx/…/inde…/duvidas-frequeentes/129…

Gostaria de fazer um estagio no México Que tipo de Visto eu deveria ter, quais são os documentos necessários para isso e quanto tempo antes de viajar eu deveria levar os documentos para o Consulado Mexicano?
http://consulmex.sre.gob.mx/…/inde…/duvidas-frequeentes/131…

Gostaria de saber se a carteira nacional de habilitação brasileira é válida para alugar-se carro no México.
http://consulmex.sre.gob.mx/…/inde…/duvidas-frequeentes/132…

Estoy casado(a) con un extranjero(a), ¿qué debo hacer para traer a mi esposo(a) a México?
http://consulmex.sre.gob.mx/…/inde…/duvidas-frequeentes/133…

Gostaria de saber se existe alguma restrição das autoridades do México quanto a valores de eletrônicos ao entrar no país.
http://consulmex.sre.gob.mx/…/inde…/duvidas-frequeentes/372…
 
Informação Geral 

O México (designação oficial Estados Unidos Mexicanos) faz fronteira com o Mar do Caribe e o Golfo do México, Belize (250 Km), Estados Unidos da América (3141 Km), o Oceano Pacífico e a Guatemala (962 Km). O México é o 14.º maior país em superfície (1964375 Km2), o 11º em população (cerca de 117 milhões de habitantes) e existem três fusos horários no país. Segundo a Organização Mundial de Turismo, o México é o principal destino turístico da América Latina e o 10.º mais visitado no mundo. Tal deve-se, em grande parte, ao facto de o México ter 31 lugares culturais e naturais classificados pela UNESCO como Património da Humanidade.
Politicamente, o México é uma República democrática, representativa e federal, composta por 31 Estados e um Distrito Federal, onde se encontra situada a capital, Cidade do México (também chamada “México DF”). Apesar do seu vasto território, são três as principais cidades mexicanas onde se concentra a maior atividade económica e política do país. A capital constitui a maior cidade, com mais de 20 milhões de habitantes.
Clima
O México é um dos países com maior diversidade de climas no mundo, desde o norte, quase desértico, até ao sul. Na Cidade e no Vale do México, regiões de planalto, o clima é seco e frio durante o inverno. De maio a setembro torna-se moderadamente quente e húmido. Na costa, o clima é quente e húmido, quase todo o ano.
O serviço meteorológico mexicano dispõe de informação atualizada sobre todo o território. É possível antecipar o surgimento de possíveis tempestades tropicais, consultando a seguinte página: http://smn.cna.gob.mx
Na Cidade do México, verificam-se frequentemente elevados índices de poluição atmosférica (http://www.sma.df.gob.mx/). A capital encontra-se a cerca de 2300 metros de altitude, o que pode afetar pessoas com problemas respiratórios.
Línguas
A maioria dos habitantes tem como língua materna o espanhol, que o Estado reconhece como língua oficial, juntamente com 67 línguas indígenas. Em algumas áreas também é falado o inglês.
Moeda local / sistema bancário
A moeda local é o peso mexicano. Para calcular o câmbio, consulte a página electrónica do Banco de México na Internet:www.banxico.org.mx. O câmbio de euros ou dólares a pesos mexicanos pode ser realizado em bancos e agências de câmbio e hotéis. As casas de câmbio costumam oferecer melhores taxas do que os bancos e os hotéis. (Real e outras moedas apenas em casas de câmbio)
Aceitam-se todos os cartões de crédito (Visa, MasterCard, American Express) em quase todos os hotéis, restaurantes e estabelecimentos comerciais, assim como a maioria dos cartões de débito. Os viajantes podem entrar no México trazendo o montante máximo equivalente a 10.000 dólares ou cheques de viagem, sem obrigação de declarar.

Regime de entrada e estada 

Para viajar para o México é necessário apresentar um passaporte brasileiro com validade superior a seis meses à data de entrada no México e o bilhete de avião de ida e regresso (impresso).
A legislação mexicana reconhece a dupla nacionalidade, mas os viajantes que a tenham devem ser portadadores, no México, do seu passaporte mexicano uma vez que, quando solicitado, devem fazer prova da nacionalidade mexicana e identificarem-se como tal.
Vistos
O cidadão brasileiro que viaje ao México por motivos de turismo não necessita de visto. Contudo, alerta-se para a necessidade de contar com passaporte brasileiro, com validade mínima de seis meses à data de saída do México e deverão também preencher o formulário migratório correspondente “FMT”. Este documento, que é gratuito, pode ser obtido nos pontos de entrada no território mexicano, nos postos migratórios, ou através das companhias aéreas. Para mais dúvidas consultar:http://embamex.sre.gob.mx/…/informacion-para-turistas-portu….
No dia 9 de novembro de 2012 entrou em vigor o novo Regulamento da Lei de Migração mexicana (recomenda-se a consulta do ponto 2 infrae da página do Instituto Nacional de Migração do México – http://www.inm.gob.mx/) que introduz novos aspetos importantes:
- para poderem sair do México, os menores que viajem sozinhos ou acompanhados por um terceiro distinto dos seus pais ou tutores deverão apresentar à sua saída um documento outorgado por notário ou por autoridade que tenha a faculdade para tal, no qual conste a autorização de ambos pais ou daqueles que exerçam as responsabilidades parentais ou tutela. Quando se trate de um documento outorgado no estrangeiro, deverá ser legalizado ou apostilhado, consoante o caso, acompanhado da respetiva tradução para espanhol;
- deixou de ser possível alterar o estatuto de “visitante” (turista) para o de “residente temporário” com autorização para trabalhar durante uma mesma estada no México. Ou seja, se se entra como turista, será necessário abandonar o país e efetuar o pedido de autorização para trabalhar junto de um Consulado do México no estrangeiro, após o empregador (que realiza a proposta de trabalho) dar início ao processo junto do Instituto Nacional de Migração no México;
- não é permitido entrar no México sem visto, a menos que o objeto da viagem seja: 1) turismo ou férias (estatuto de “visitante”, sem autorização para realizar atividades remuneradas); ou 2) - entrada como pessoal técnico ou executivo com pagamento de remuneração no estrangeiro. Esta categoria permite a entrada no país sem visto para realizar uma atividade profissional de curta duração desde que o cidadão em causa esteja empregado e seja remunerado fora do México e possa comprová-lo à sua entrada no país, quando solicitado pelos agentes de imigração. Por exemplo, tal seria o caso de um trabalhador de uma empresa portuguesa, pago em Portugal, que viajasse ao México para negociar um contrato com empresas mexicanas, para colaborar na construção de uma fábrica na qual a empresa portuguesa empregadora tivesse investido, etc. Em ambos os casos, a entrada no México é feita com o estatuto de “visitante sem autorização para realizar atividades remuneradas”, com um limite máximo de permanência no México de 180 dias;
- Para realizar atividades remuneradas no México, é sempre necessário obter previamente o correspondente visto.
Se pretende deslocar-se ao México por motivo distinto do estritamente turístico (como trabalho, adoção, estudos, etc.), é recomendável que se informe previamente junto da Embaixada do México no Brasil sobre os requisitos de entrada no país e que, caso necessário, solicite o correspondente visto antes de viajar. Pode, igualmente, consultar o acervo legal atual e os requisitos de entrada e permanência no país na seguinte página web: www.inm.gob.mx.

 
Outras informações importantes 

Sismos 

O México tem uma atividade sísmica importante. As áreas de atividade sísmica mais elevada encontram-se na costa do Pacífico e na própria capital, Cidade do México. Recomenda-se pois a adoção de uim conjunto de atitudes a seguir antes, durante e depois de um movimento sísmico de magnitude elevada, constantes seguintes páginas web: http://www.ssn.unam.mx/Instituto Geofísico do Infante D. Luiz, da Universidade de Lisboa). (Serviço Nacional Sismológico do México) e http://idl.ul.pt/node/67?destination=node/67

Vulcões 

No México existem alguns vulcões ativos. O de maior atividade atualmente é o Popocatépetl. Sobre a situação vulcânica do país, pode ser consultada a seguinte página: http://www.cenapred.unam.mx/es/ ou ligar para o número 52 05 10 36.
Furacões
A época de furacões no Atlântico e no Pacífico começa oficialmente a 1 de junho e termina a 30 de novembro, mas o período mais problemático costuma ocorrer nos meses de agosto e outubro. Aconselha-se particular precaução na preparação de viagens, sobretudo quando o destino se situa na península de Yucatán (Cancún e Riviera Maya - http://www.rivieramaya.com/), e recomenda-se a consulta das previsões meteorológicas em http://smn.cna.gob.mx e/ou www.nhc.noaa.gov.
Em caso de aproximação de furacão, siga escrupulosamente as instruções da Proteção Civil federal (www.proteccioncivil.gob.mx) e as de cada Estado.
Telefones e correios electrónicos importantes
- Polícias locais: 060 em todas as cidades do país, exceto em Guadalajara, Cidade do México e Monterrey, onde é 066;
- Polícia Federal: 01 8004403690 / 54814300 (casos de rapto e roubo de veículo) ou 52412501 (atendimento às vítimas)http://www.ssp.gob.mx;
- Polícia do Distrito Federal (Cidade do México): 066 (Emergências) ou 52425100, ext. 9059;
- Conselho Cidadão de Segurança Pública e Procuração de Justiça do Distrito Federal: 55335533 (Programa de denúncia cidadã);
- Procuradoria-Geral da República: 01 8000085400;
- Bombeiros: 068 - http://www.bomberos.df.gob.mx;
- Cruz Vermelha: 53951111 e 065 - http://www.cruzrojamexicana.org.mx/.
Alojamento
Para opções de alojamento e outras informações sobre a Cidade do México, pode consultar das seguintes páginas Internet:
- http://www.hotelesenmexico.com.mx/Inicio.aspx.
- http://www.euroresidentes.com/hoteles/mexico/mexico.htm;
- http://www.mexicocity.gob.mx/contenido.php?cat=10100&sub=0
Endereços dos principais hospitais, clínicas e médicos
Existem bons hospitais privados nas capitais dos Estados e principais cidades.
Na Cidade do México, há vários hospitais privados com excelente equipamento e quadros médicos (embora caros):
- Hospital Español: http://www.hespanol.com/;
- Hospitales Ángeles de México: http://www.hospitalangelesmexico.com/index.php?&portada=30;
- Hospital Inglés: ABC – Sur - http://www.abchospital.com/;
- Hospital Ángeles Metropolitano: http://www.hospitalangelesmetropolitano.com/interior.php…;
- Hospital Ángeles de Las Lomas: http://www.hospitalangeleslomas.com/;
- Hospital Ángeles del Pedregal: http://www.hospitalangelespedregal.com.mx/;
- Clínica Santa Mónica: http://www.clinicasantamonica.com/index.htm;
- Clínica Médica Sur: http://www.medicasur.org.mx/….
Em Monterrey, recomenda-se o Christus Muguerza, o San José, e o OCA.
Em Cancún e estâncias turísticas próximas, recomenda-se o Hospitén. 

Informações úteis 

O México opera com o sistema americano de 110 V a 60 Hz. As tomadas são de tipo americano, com duas pequenas placas metálicas planas paralelas e às vezes também com a placa redonda de tierra. 

EMBAIXADA DE MÉXICO NO BRASIL
SES - Av. das Nações – Quadra. 805 - Lote 18
Brasilia
D. F.
70412-900
Brasil
(55-61) 3204-5200
(55-61) 3204-5201/ 3204-5202
EMBAIXADA DE BRASIL NO MÉXICO
Lope de Armendáriz, 130
Colonia Lomas Virreyes
Delegación Miguel Hidalgo
C.P.11000, México, DF
TELEFONE:
Tel.: +52 (55) 5201-4531
Fax: +52 (55) 5520-6480
WEB:
http://mexico.itamaraty.gov.br
brasemb.mexico@itamaraty.gov.br

Share:

20 comentários

  1. oi boa tarde!!! amo seu blog e sou fiel seguidora... já conheço o mexico e amo esse pais, enfim estou pensando em mudar para o mexico no final do ano m não tenho visto para trabalhar e estou pensando em ir com visto de turista e arrumar um emprego e tentar um visto permanente ai no mexico mesmo, gostaria de saber algumas informações e saber sua sugestão... Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, tem uma matéria no blog, sobre vistos que tem bastante informaçoes e links de vagas de emprego.
      As empresas aqui, dão preferencia a mexicanos para suas vagas, pois além da carga tributária que eles pagam pro governo, eles são bastante nacionalistas. Mas não é impossível!
      Tudo depende de onde vai querer morar, etc...
      Tem outra matéria do blog , que chama, Quer mudar para o México? Comece lendo isso... Seria interessante você dar uma lida.
      Suerte! :) Se é isso que você quer, é só correr atrás da melhor maneira possível e legalmente.

      Excluir
    2. Abra um pequeno negócio, mas sério, isto é sem falcatruas...foi assim que consegui meu visto. moro em cancun.

      Excluir
    3. Que tipo de negócio recomenda e quanto em pesos mexicanos você acha que vou precisar pra abriri este negócio?

      Excluir
  2. Oi Melissa que bom ter encontrado o seu blog. Você poderia me ajudar com uma informação, minha namorada é mexicano e estamos nos programando para casar mas estamos tendo problemas com a documentação. Ninguém consegue nos dar uma informação correta de documentos, você poderia me informar quais os doc necessários para nós brasileiros? Também irei viver em Playa del Carmen, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho uma amiga que casou em Playa del carmen em novembro, na ocasião A funcionária do registro civil informou que se ela fizesse questão de ter o nome dos meus pais na certidão de casamento deveria entregar a
      Certidão de nascimento apostillada, se não, bastava casar com passaporte ( vale lembrar, que cada estado tem suas exigências, aqui em Playa del carmen é assim, em
      Outros lugares é diferente).

      Para certidão de nascimento apostillada os procedimentos são os seguintes:
      emitir uma nova certidão, depois no próprio cartório onde nasceu tem que reconhecer firma do tabelião, também tirou uma cópia autenticada da certidão para ter sobrando mesmo, recomendo que faça isso, pois o registro civil em Playa ficará com a sua certidão de nascimento original, após vc deve levar a certidão original já autenticada ao itamaraty da sua cidade e pedir pra legalizar, é grátis e sai na mesma hora, esse ato nada mais é do que um carimbo no verso da sua certidão.
      Depois disso vc leva a certidão no consulado do México no Brasil da sua cidade, paga uma taxa, deixa lá e busca em três dias.
      De posse da certidão já com todos os carimbos você deve traduzi-la ao espanhol por um perito tradutor juramentado.

      Temos um grupo no face que pode te ajudar: https://www.facebook.com/groups/679382108836181/

      Excluir
  3. Boa noite!!!
    Eu gostaria de saber algumas informações sobre viajar ao México.
    Primeira,quanto eu devo apresentar em dinheiro e que moeda?
    Segunda,se eu for para a casa de amigos eu devo apresentar o que,endereço,carta convite?
    E se for para hotel eu devo apresentar reservas?

    Que tipo de perguntas costumam fazer lá ao chegar?

    Por favor eu estou aguardando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode entrar com qualquer moeda, leve o suficiente pra vc se manter nos primeiros 2 dias, não é aconselhável levar muito. Tenha sempre o cartão de crédito ou Visa Travel Money. Sim para os dois...Você precisa justificar onde vai ficar, tenha todos os dados do endereço em mãoes , reservas no caso de Hotel e carta convite no casa de casa de amigos/familia. Você pode ser submetida a perguntas ou não, depende da sua sorte! Saludos!

      Excluir
  4. oi vou viajar de lua de mel para cancun esse mes, sei que nao preciso de visto , mais eu tenho duvida si preciso do SAE (autorizacao eletronica), o si preciso de otro documento, minha esposa estuda y eu trabalho no chile, eu estava olhando que tem aerolinas que emiten o SAE, mais no meu caso que vo pela LAN desde santiago do chile nao me falaram nada. porfavor preciso sair dessa duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pra passaporte brasileiro não precisa de nada, só passaporte vigente.

      Excluir
  5. Boa Tarde Melissa! Gostei muito do seu blog, é bastante informativo e esta me ajudando muito com algumas duvidas que tenho. Parabéns!
    Bom, vamos lá: estou em contato com a Universidade Autonoma de Nuevo Léon (UANL) para ingressar no curso de Biotecnologia Genômica, porém tenho um empecilho para ir que é fonte de renda no país. Vique para estudar no México eu preciso de um visto para estudante, que é temporário. porém meu intuito é me mudar permanentemente para Monterrey e para me manter no México eu precisaria estar trabalhando, e claro que quero fazer da maneira legal. Daí vem minha pergunta a qual não consegui achar resposta em nenhum outro lugar onde procurei: eu consigo retirar o visto para estudante e para trabalho juntos? ou se no caso eu for com o visto para trabalho, consigo ingressar na universidade aí sem ter que voltar ao Brasil?
    bom, a pergunta é um pouco complexa, mas se tiver algum conhecimento sobre o assunto, ou se conhecer alguem que tenha tido uma experiencia parecida (ou a mesma), ficaria muito feliz em saber rs
    Desde já, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme!Tudo bem? que legal que o blog esteja te ajudando um pouquinho! Olha só: visto de estudante não te dá o direito de trabalhar legalmente no país. Se você estiver com o visto de trabalho, sim, você pode ingressar na Universidade. O problema é que você não consegue tão facilmente o visto de trabalho, é bem difícil. Teria que estar empregado com uma empresa que tivesse vinculo ao INM e que te forneça uma carta convite. Tenho um grupo que pode te ajudar com informações!:
      https://www.facebook.com/groups/679382108836181/

      E a fanpage: https://www.facebook.com/viviendoenelmexicomagico/

      Excluir
  6. Olá, Melissa! Boa tarde. Você, por favor, saberia me informar a documentação (ou a fonte segura onde eu possa obter a informação) para eu me casar em Guadalajara? Meu noivo é estadunidense e eu brasileira. Ele já está lá e eu ainda no Brasil. Desde já o meu muito obrigada. Carolina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só: http://viviendoenelmexicomagico.blogspot.mx/2015/06/eles-vao-casar.html
      Espero que te ajude.

      Excluir
    2. Oi, Melissa! Obrigada pela dica. No entanto, meu noivo não é mexicano. Ele é estadunidense. Esteve em um cartório em Guadalajara na semana passada, onde disseram a ele que só poderíamos casar no civil lá, caso ele residisse há mais de 6 meses. Mas vejo resorts oferecendo pacotes de casamento com o civil incluso, sem esta obrigação de residência. Liguei no Consulado do México em SP e eles me disseram que estas informações devem ser obtidas no cartório local. Aí me deparei com um post de uma americana que se casou em Guadalajara também e não residia lá. Enfim, estou confusa de onde é o lugar certo para obter as informações corretas. Você conseguiria me ajudar? Muito obrigada! Carolina

      Excluir
  7. Olá Melissa seu blog é Show!!! Visito o México recentemente como turista com data de retorno ao Brasil dia 26/04 inclusive informei à migração qual o hotel ficaria e data de retorno também, mais gostei tanto que pretendo voltar dia 02/05. Gostaria de saber se poderei ter problemas no retorno dia 02/05 na migração? Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Olá boa noite
    Estou com uma duvida
    Vou viajar ao México no próximo
    Mes
    Eu meu marido e Meus filhos
    Os passaportes do meu marido meu filho e o meu estão com validades superior a 3 anos
    Mas o da minha filha bebê está apenas com 4 meses de validade
    E aqui no Brasil a partir de hj novos passaportes vão ser entregues após um
    Mes
    E com isso não daria tempo de chegar o novo da minha filha
    Será que consigo entrar com ela assim mesmo ?
    Todos temos vistos americano válido
    Aguardo um retorno obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa noite.
    Poderia me ajudar com uma duvida?
    Serei expatriada e pretendo me casar antes de ir pro Mexico.
    Meu marido poderá trabalhar com o visto de acompanhante?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Melissa, boa tarde. Meu namorado está sendo transferido para o México no próximo mês, estamos nos programando para casar e estamos tendo bastante dificuldade para conseguir informações em relação a minha situação.

    Você poderia me ajudar em relação a documentação que vou precisar para ir com ele? Como acompanhante posso estudar em qualquer instituição do México como se fosse mexicana? Ou pago algo diferente (tipo intercâmbio)? Há possibilidade de conseguir trabalhar temporário lá?

    Te agradeço desde já. Beijão.
    Mayara
    Mayara.c.bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa noite não conseguir entra no México fui rechaçada pela a imigração gostaria de sabe se eu tiver uma carta convite de um amigo mexicano se eu posso entrar no país e se não vou ter nenhum problema com a imigração ou se preciso ter um visto mexicano

    ResponderExcluir