E como é a Televisão Mexicana?



Hola pessoal! Como estão?
Muitas pessoas me perguntam como é que é a tv aberta mexicana e eu, tenho que humildemente responder que não sei, porque eu não assisto. Juro que já tentei, mas não deu! Acabo então partindo pros canais pagos. Massss, como uma pessoa que tem amigos tem tudo, pedi pro querido Nathan, do Blog Televisa+ (Clica aqui!), me ajudar nessa missão. Ele prontamente me ajudou! Com certeza vocês terão a melhor analise sobre o tema.

 

E como é a Televisão mexicana?

Pois bem, se por um lado é extremamente criticada, por outro a milhares de fãs brasileiros que idolatram a televisão mexicana, 98% especificamente a Televisa. Sim ela é a grandona do México, tipo a Globo por aqui. O que acho interessante nestas pessoas, é que querem a todo custo conhecer o país, tendo a imagem dele Televisa x Cancún. E acreditem, o México vai muito além disso.
A Televisa é a emissora de televisão estrangeira mais comentada no Brasil, e lembrada por todas as classes e idades por seus programas exibidos por aqui de forma dublada, e que o seria de nossas vidas se Silvio Santos não tivesse comprado Chaves, Chapolin, A usurpadora, Rebelde, as novelas da Thalia e as infantis , hein?
Hoje em dia tendo a acesso a internet, tudo ficou mais fácil até mesmo para os #SuperFãsSonhadores ( rsrs ) da Televisa. Muitos , eu disse MUITOS , não contentes ao assistir pela vigésima vez as reprises do SBT, ou a chatice que é assistir algo dublado, me mandam perguntas, estas sendo em uma grande maioria sobre como é a repercussão da Televisa pelo México , ok vamos lá.
Para começar a Televisa não é um canal de tv , e sim um grupo de mídias , o Grupo Televisa, a Televisa canal na verdade se chama Canal de las Estrellas, o maior do país. E opera ainda com o Canal 5 (séries, desenhos e filmes americanos, importantes partidas de futebol e uma barra noturna voltada para o público jovem em sua maioria, algo que pode ser comparado ao SBT), este sendo a tarceira maior emissora de tv aberta. O Gala Tv (que exibe reprises de programas, e novelas enlatas da Telemundo), sendo a quinta maior, e o Foro TV (uma emissora de jornalismo, como a Record News) sendo esta a sexta maior. Sim, monopólio! Isso porque não falamos das emissoras de tv a cabo, revistas e jornais, times de futebol, estádio de futebol, cia de cinema e teatro, estações de rádio e por aí vai....
A principal concorrente é a Tv Azteca, que também é um grupo. Surgida em 1993, esta veio a ser a única concorrente a brigar de frente com a Televisa, tipo Record. Esta se divide em El Trece ( a segunda maior do país), que exibe co produções com a Globo e até mesmo, novelas dubladas da emissora brasileira, e a Azteca 7 (principal concorrente do Canal 5, e exibe praticamente as mesmas coisas nos mesmos horários).




As principais dúvidas : 

O povo imita as novelas nas ruas, como acontece aqui ? (roupas, bordões , cortes de cabelo)

Não mais! As novelas continuam sendo as maiores audiências da televisão aberta, mas assim como no Brasil , as emissoras de tv fechadas estão em alta, sendo que lá está tendência começou por volta de 2002, o que diminuiu bastante o público das emissoras abertas. Mas sim, relatos de brasileiros que vivem por lá, indicam que a arte imita a vida por lá também, franjas, Mega Super Makes inclusive nas primeiras horas do dia, e os uniformes de escola, nada disso é coisa de novela é uma realidade nacional.



Se a maioria do povo mexicano, é mestiço porque nas novelas a maioria não é?

Uma boa pergunta. Mas vejamos o Brasil hoje é formado hoje por uma maioria de pessoas negras, e são a maioria na tv? Bom, não estou falando que o povo que faz tv é racista, até porque a televisão nada mais é que um negócio comercial, então na tv tem que estar o que vai vender, triste realidade. Outro motivo, é que a Televisa, busca em outros países atores para suas produções, sendo assim lançados a nível internacional, é como se todo ator/atriz latino quisesse trabalhar na Televisa, pois muitas vezes é garantia se sucesso internacional, inclusive por Hollywood, ou vocês acham que Gabriela Spanic( Paulina,Paola Bracho), é mexicana, negativo ela foi descoberta na Venezuela.



Eles assistem programação infantil ? E realitys ?

A tv para os pequenos está em baixa em grande parte do mundo, menos nas emissoras de tv fechada, que ao contrário são os maiores sucessos. E como se as crianças tivessem migradas, todos dos canais abertos para os fechados, e as emissoras tiveram que mudar em peso sua grade de programação. Lá na Televisa, existe um programa chamado En Familia, que já esta no ar há mais de 40 anos, tipo o SS, inclusive parecem muito, a não ser que o apresentador Chabelo, como é conhecido, na verdade é um personagem ( muito irritante por sinal) infantil, lembra as vezes o que Renato Aragão fazia por aqui, enfim lá da certo, é exibido aos domingos das 7 as 10 da manhã, e se torna este o único programa voltado para Los Niños no canal. E as novelas infantis? Elas também não existem mais, a última foi em 2005, e foi uma estratégia da emissora para oficializar o Canal 5, como principal proposta para esta público. E assim foi feito. O Canal 5, exibe das 6 da manhã as 5 da tarde desenhos animados americanos, (com exceção do Chaves animado, que é mexicano) tal como é feito na tv a cabo, nada de apresentadoras loirinhas ou crianças perdidas no palco, exibem em forma de séries.
Já os realitys também viraram uma febre por lá, de música, de talentos , de dança, de gordinhos, de namoro, competição de crianças, de circo, de comédia, mas tudo começou igualzinho aqui no Brasil,  com o criticado Big Brother.  O Big Brother por lá teve apenas 8 edições, (e não 15 como no Brasil e sabe Deus quantas mais vamos ter), sendo que destas oito, cinco foram com famosos chamado Big Brother Vip, entre 2002 e 2005, talves por colarem duas temporadas no mesmo ano, a fórmula foi desgastando e durou só três anos, dando lugar em tão para os realitys de dança.
Bailando por un sueño, a dança dos famosos por lá, claro que apelando para um pouco de dramatizagem, um anônimo atrás de dinheiro, viagens ou sabe lá o que dançando   com um famoso. E os musicais, Operación Triunfo, Código Fama, Cantando por un sueño e o mais famoso La Voz México, estes sendo os  de mais audiência. Outros formatos fizerem relativo sucesso como Parodiando e Pequenos Gigantes, mas sem muitas temporadas. Hoje em dia o formato de confinamento só tem o La Isla, tipo o No Limite lembra? , exibido palo canal Azteca 7.



Tem horário político em tempos de eleições ?

Não tem. Mas em compensação, no México são 7 minutos de intervalo comercial, e em tempos de época de eleições, você já deve imaginar. Além de claro, os debates que todas as emissoras tem normalmente em um domingo no começo da noite.

Os domingos tem mais opções ?

Mais ou menos, nos finais de semana eu acho os da Tv Azteca, mais organizados que os da Televisa ( o sábado mesmo é uma bagunça), nada de muito novo no El Trece programas e mais programas, das dez as 7 da noite, onde tenta dar certo com algum reality, quase nunca da certo. Canal de las Estrellas se destaca por esportes, só no domingo tem 3 programas esportivos (Más Deporte as 11 da manhã,Acción por volta das 4 da tarde, e La Jugada as 10:30 da noite, tipo um Fantástico, mas esportivo) mais uma partida de futebol que normalmente é exibida ao meio dia. Além de filmes mexicanos e realitys por volta das 7 da noite.
Canal 5 e Azteca 7 só filmes, do meio dia a meia noite. Eu particulamente gosto. Isso também acontece no sábado,mas com pausa as 10 da noite que ambas exibem Lutas de Boxe, sim as duas emissoras são quase iguais já falei isso né?

Como é o horário de novelas ? E passa novela brasileira ?

Televisa é a chamada de Fábrica dos Sonhos, então já viu atores famosos estão todos lá, saiu de lá some da grande mídia. O mexicano é noveleiro só na Televisa são 5 inéditas (4:15 da tarde, 6:15 da tarde, sete, oito e nove e quinze da noite), e mais um reprise exibida ao meio dia. Já na El Trece, depende  se alguma fizer sucesso produzem até três, mas se tem fracasso, desistem e põe novelas estrangeiras. Atualmente produzem uma só, e exibem duas brasileiras. As 8 da noite a nacional, e as 9 e as 11 da noite as brasileiras.
Sim na Tv Azteca exibem novelas da Globo, , La esclava Isaura,Angél Mal,Mujeres de Arena,El clón, La favorita, e mais recentemente Avenida Brasil, El astro, Rastros de Mentiras ( Amor á vida) e La guerrera (Salve Jorge), mas não fazem muito sucesso não, salvando apenas O clone que exibida as 11 da noite conseguiu deixar a emissora em segundo lugar isolada, e Avenida Brasil que fez a emissora subir para os dois dígitos (10 pontos), coisa que há mais de 3 anos a emissora não conseguia no horário das 9. Mas as novelas brasileiras, não serão mais exibidas a emissora já está gravando duas produções nacionais, arriscando novamente em telenovelas.Volta e meia, a emissora faz co produções com a Globo, com relevante sucesso, mas nunca capaz de derrubar a "grandona". Uma curiosidade é  que A Favorita durou dois meses, devido o grande fracasso por lá. Além disso, exibem uma reprise as 4 da tarde.
E tem mais novela .....Sim, senhor! Gala Tv, que exibe novelas de fora, apesar de serem em espanhol, vindas da emissora Telemundo, uma emissora a cabo dos EUA, toda em espanhol voltada para os latinos que moram no país. Três no total, 1 da tarde , 10:30 da noite, e 11:30 da noite. No total na tv aberta do México são 13 novelas. Putz!! Os noveleiros de plantão fazem a festa.

Passa muito Chaves ?

Não. Acreditem passa mais no Brasil do que lá. Agora com a triste morte de Roberto Gomes Bolaños o Canal 5 voltou a fazer uma maratona de Chaves nas sextas feiras a partir das 5 da tarde, mas basicamente passa Chaves em desenho, e no Canal de las Estrellas sábados e domingos tem Chapolin as 6 da manhã e Chespirito as 10, no domingo.



Tem programas apelativos, ou telejornais do tipo Cidade Alerta ?

Sim e não. Os telebarracos, chegaram a pouco tempo na Televisa, 2011.Como forma de se popularizar com suas apelações e gritarias, Laura  " a voz do povo " entra no ar , de segunda a sexta as 3 da tarde,  e bota gritaria nisso. A Tv Azteca, onde antes Laura trabalhava exibe o Cosas de la Vida, com menos gritaria, mas a mesma coisa, só muda o horário, 6 da tarde. E com relação ao telejornais, pelo contrário.Mais parecem revistas eletrônicas, falam da vida dos famosos , riem , jogam conversa fora, claro tem notícias, mas não com aquele ar todo serio como por aqui, bem mais informal. Na Televisa tem as 6 da manhã um que dura 3 horas, Primero Noticias, um a tarde e um na noite. Bem a noite mesmo, 10:30. Sim este é o horário da "guerra do jornais", toda emissora tem um, tipo no Brasil as 8.

Enfim brazucas de plantão, basicamente isto é a Televisão Mexicana. Claro que aqui falo dos principais canais de televisão, e abertas. Espero ter matado pelo menos, as maiores curiosidades. Beijos , Nathan Delfino.


Gostaram? 
Tá bem explicadinho né? Por que eu não assisto? 
Olha , nunca gostei de tv aberta, desde tempos de Brasil. :)

Muchas Gracias Nathan!



Nathan Delfino, desde muito pequeno por volta dos 8 anos já fã inexplicavelmente da cultura mexicana (o que chegava a assustar os pais), até o espanhol aprendi autodidaticamente. O nérd da escola, ainda se destacou em dois festivais de dança infantil (2000-2001), que ganhou ambos em segundo lugar, e a partir de 2007 em uma cia de teatro amador da cidade de Torres-RS, tendo aulas de teatro em SC em 2011, em busca de me especializar na área.
Em 2010, uma rápida passagem como modelo fotográfico, mas no mesmo ano uma decisão foi tomada: unir dois sonhos, o profissional (seguir carreira na atuação) com o pessoal (ir para o lugar dos meus sonhos o México); e a partir de então levando isso a serio, e driblando os preconceitos em 2012, criei o blog como forma de me expressar, e falar sobre aquilo que para mim era importante. Graças as redes sociais, hoje tudo se facilitou e já no primeiro trimestre de 2015, a primeira parte do meu sonho irá se realizar : México aí vou eu!



 

 


Share:

35 comentários

  1. Adorei,mais uma vez surpreendendo a todos que seguem o Blog,não preciso dizer mais nada sou fã de carteirinha rsrs.Eliani Vargas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eliani, que bom que gostou da matéria do Nathan, ele sabe tudo que passa na TV Mexicana! Beijos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Você já é parceiro do site Nathan, ninguém melhor que você pra comentar sobre assuntos televisivos mexicanos! Um querido. Besitos. Muito obrigada!

      Excluir
  3. Tenho o Canal De Las Estrellas aqui na minha TV, por causa de um aparelho clandestino chamado Super Box, não tem nada de mais, quase nem assisto e olha que sempre fui fã de novelas latinas, mas acho que hoje esta bem fraquinha a programação (ou eu que não tenho mais paciência), acho que os melhores programas são os de musica, se for pra assistir novelas, melhor escolher uma pela internet mesmo. Não tem nada de mais, eu super idolatrava a televisa, mas é meio chatinha, nem é aquilo tudo que parece HAHAHA, bom, minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sempre os que gostam e os que não gostam né Camila? Eu também não sou fã não, por isso chamei meu amigo expert no assunto pra fazer o post. Eu gosto somente de alguns programas de temporada! Besitos, Mel

      Excluir
  4. Concordo com você é "uma Globo da Vida", nem tudo é bom, mas as vezes por costume fica lá! Claro que tem mais opções, é só jogar fora o preconceito e usar muito o controle remoto ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmmm, e dar risadas com as Paolas Brachios da vida! ;)

      Excluir
  5. Vai sim...

    Trabalhei na novela ADP e amei. Fiz muitos contatos, vale muito a pena ir... Tem muitas coisas pra fazer no MX.

    ResponderExcluir
  6. A parte que fala sobre quemsai da Televisa some não é bem verdade. A Gaby Spanic foi pra Azteca, não tá nem fazendo novela e nem por isso a mídia deixa ela em paz, assim como outros artistas.
    Mais quero fazer meus elogios a vc Nathan, por sua determinação e coragem em realizar os seus sonhos. A matéria foi boa e explicativa. Também me encanta o México. Espero um dia poder conhecer esse país.

    ResponderExcluir
  7. Também sou apaixonada pela cultura mexicana, gostaria muito de conhecer o México! !!!!!

    ResponderExcluir
  8. A TELEVISA TEM NOVELAS MUITO BOAS MAIS SO TEM UM PLOBLEMA A TELEVISA SELECIONA OS ATORES PARA AS NOVELAS MEXICANAS NAO PELO SEU TALENTO MAIS SIM PELA SUA ESTETICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil tá a mesma coisa. Antigamente, lá pelos anos 70 e 80 - o auge das novelas brasileiras - pra entrar em uma novela, seja na Globo, Tupi, Bandeirantes, Manchete, SBT, etc., o artista vinha das grandes escolas - o teatro e o cinema. Atualmente só pegam refugos da "Malhação".

      Excluir
  9. Os mexicanos sabem que o Brasil são o número 1 em novelas! As novelas deles só são drama e chororo! A qualidade de imagem das novelas brasileiras nem se compara...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da época em que foram gravadas. Se tiver falando das novelas brasileiras pós-2012 (especificamente Globo e Record), discordo totalmente. A imagem é feia, escura, um breu danado (parece que teve racionamento no "Projaquistão"), uma palidez medonha. Eu particularmete gostava da qualidade de imagem da Televisa entre 1986 e 1990. Agora, já ouvi muitos mexicanos com elogios muito declarados às produções brasileiras, em detrimento das locais. Para os mexicanos, as novelas da Televisa (palavras deles) não passam uma mensagem muito positiva.

      Excluir
  10. Acabei de voltar do México, com sonhos todos realizados. Bom, novelas brasileiras realmente tem mais qualidade, apesar de estarem decaindo muito. Já me atrae mais as internacionais ou de outras emissoras. E sob a Gabi Spanic, eu gosto muito dela, mas ela não faz mais sucesso algum desde muito tempo . Em Soy Tu Dueña, teve uma grande oportunidade de dar a volta por cima, mas os escandalos sobressairam. Ja foi demitida da Azteca , e está sumida da mídia sim! O povo de lá não gosta dela. Mas eu nem ligava queria a todo custo encontrar com ela, mas não deu.

    ResponderExcluir
  11. Eu assisto a TV mexicana desde 2012 e gosto, nem parece que você não assiste de verdade falou tudo certinho.

    ResponderExcluir
  12. Pelo que eu li... a Televisa é um monopolio bem pior que a Globo hein... Credo, isso não é bom não, ainda bem que aqui no Brasil isso ta mudando, a Record ta massacrando a Globo em pleno horario nobre, nossa!!!!

    ResponderExcluir
  13. Ola, Melissa, eu tbem sou fascinada pela cultura mexicana, desde sempre assisto as novelas mexicanas, chaves, por isso comecei a me interessar por essa cultura, meu sonho esta perto de ser realizado, pretendo ir e maio, pretendo ir p Cidade do Mexico e Acapulco.
    Maio é uma epoca boa de ir?
    Acapulco é um bom passeio?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, a história de Nathan me chama atenção.
    Sou apaixonadaaa pelo México espero um dia sentir essa felicidade que ele sentiu.
    Ir ao México.

    ResponderExcluir
  15. To viciada totalmente em menos de 1 hora revirei muitas coisas do blog e adorei a matéria do Nathan sobre tv no México.

    ResponderExcluir
  16. estou conhecendo agora as novelas mexicanas prestei atenção também que tem muito atores que não são natural do México estou encantada com a língua agora porque antes de verdade eu não gostava muito dá até vontade de ir para México apesar de ser uma coisa impossível

    ResponderExcluir
  17. estou conhecendo agora as novelas mexicanas prestei atenção também que tem muito atores que não são natural do México estou encantada com a língua agora porque antes de verdade eu não gostava muito dá até vontade de ir para México apesar de ser uma coisa impossível

    ResponderExcluir
  18. aonde fica a televisa qual eo nome do bairro e da cidade

    ResponderExcluir
  19. Muitos comentários não? Haha
    Bom, a Televisa tem três grandes estúdios o que se grava as novelas, fica em San Angel.
    Obrigado pelo carinho de todos.
    Twitter: @nathandelfino

    ResponderExcluir
  20. Adorei o texto, só vi um erro em relação ao Brasil. O Brasil não tem a maioria negra, o Brasil tem a maioria mestiça. Ando todo dia de ônibus, na rua e posso te dizer existem mais mestiços e brancos do que negros... E as novelas brasileiras tem mais negros que mestiços, kkkkk

    ResponderExcluir
  21. se eu vira atriz aqui no brasil e quero muito ser atriz mexicana,eu consigo ser atriz mexicana sendo atriz brasileira???
    e outra no mexico n tem nem um concurso que a pessoa possa fazer para virar triz por exemplo a qui no brasil tem o preojeto passarela no mexico tem augun do tipo???


    ResponderExcluir
  22. No Brasil a maioria não é negra e sim branca, seguida por pardos que não são negros e depois de negros, por que essa mania de querer colocar negros como maioria a todo custo, eu ando todos os dias no centro e não vejo essa negritude não.
    Agora sobre o México, realmente as novelas não retratam o povo mexicano, tem horas que fica parecendo uma novela europeia de tantos brancos que vejo.

    ResponderExcluir
  23. Atualmente, rebelde mexicano esta passando em algum canal no mexico?

    ResponderExcluir
  24. nossa o monopólio é pior do que aqui, 5 canais contra 2 da maior concorrente, além da capacidade enorme q ela tem de manipulação e influência

    ResponderExcluir
  25. Realmente sobre a porcentagem de negros no Brasil foi um equívoco meu. A pesquisa que estudei mistura negros e pardos, por isso a confusão! Mas deu pra entender o raciocínio! Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Atualmente, na televisão mexicana, só vejo os jogos do Campeonato Mexicano de Futebol - a Liga MX - na Televisa, na TV Azteca e na Univision. Porém a melhor equipe de esportes é da Azteca, liderada pelo narrador Christian Martinolli (campeoníssimo de audiência hoje) além dos comentaristas Jorge Campos e Luis Garcia (ex-jogadores da Seleção Mexicana dos anos 90). Fora isso, só alguns jornalísticos da Azteca, Televisa e da recém criada Imagen TV (embora os jornais da Televisa estejam muito em baixa perante a opinião pública mexicana, já que a principal emissora local resolveu brincar de Rede Globo e eleger o atual presidente - Enrique Peña Nieto - o "Fernando Collor" deles).

    ResponderExcluir