Museu embaixo d 'agua? MUSA.


Fizemos uma pesquisa no nosso grupo, Vida de Brasileiro no México, ( clica aqui!) pra saber sobre o que o pessoal queria saber...
 
A galera votou e o MUSA foi escolhido como tema do meu novo post sobre o Caribe Mexicano. De todos que estavam em votação, este foi o único lugar que não conheço. Eu não queria contar, mas... Eu não sei nadar e morroooo de medo de água. Então rsrssr eu vou onde meus pés alcançam o chão. Mas sempre achei um lugar super interessante e bacana para falar sobre, sem contar que me identifico com o nome rsrsrs  



Então vamos ... 

Musa 






Em 2009 estreou um museu subaquático contemporânea, qual foi chamado de: MUSA (Cancun Underwater Museum) nas águas que rodeiam Cancun, Isla Mujeres e Punta Nizuc. Conta com mais de 500 esculturas permanentes em tamanho real. 
O Museu tem como objetivo demonstrar a interação entre arte e ciência da conservação ambiental. É parte de uma estrutura de recife complexo que favorece a colonização da vida marinha, enquanto o aumento da biomassa em larga escala. Todas as esculturas são fixas ao leito do mar e são feitas de materiais especiais, utilizados para promover a vida de coral. As instalações ocupam uma área de mais de 420 m2 de substrato estéril pesando mais de 200 toneladas. 
O Parque Marinho de Cancun-Isla Mujeres, é uma das áreas marinhas mais visitadas no mundo, com mais de 750 mil visitantes por ano. A localização das esculturas do MUSA promove a recuperação dos recifes naturais porque alivia a pressão sobre eles para oferecer aos visitantes um local alternativo distante, mas dentro da mesma área protegida. Nos últimos anos, o Museu tem recebido elogios em todo o mundo e gerou milhões de dólares na promoção de mergulho e snorkel. 
A apresentação é dividida em duas galerias chamados Salão Manchones Hall e Salão Nizuc. A primeira é de oito metros de profundidade, adequado para ambos os nadadores e mergulhadores para a segunda é de quatro metros de profundidade, adequado apenas para snorkeling.






Artistas 

Jason de Caires Taylor - Nascido em 1974, filho de pai Inglês e mãe guianense. Ele foi educado no Instituto de Artes de Londres e formou-se em escultura com honras. Taylor também é instrutor de mergulho, naturalista subaquático e fotógrafo subaquático. 
Em 2006, Taylor fundou e criou o primeiro parque de esculturas subaquático ao largo da costa de Granada, nas Antilhas. Cinco anos mais tarde "National Geographic" considerou-o como um dos "Uma das 25 Maravilhas do Mundo". Mais tarde, em 2011, Forbes descreveu o segundo projeto MUSA como um dos destinos turísticos mais exclusivos do mundo. O aspecto prático e funcional destas duas obras permanentes e ambiciosas facilita a interação positiva entre os habitats subaquáticos públicas e frágeis, a fim de aliviar a pressão sobre os recifes naturais. 
Numerosas publicações e documentários, como BBC, CNN, EUA Hoje, The Guardian, Vogue, New Scientist e Discovery Channel ter escrito histórias sobre seu trabalho extraordinário. Seus projetos de arte pública não são apenas exemplos de conservação marinha de sucesso, mas também estão inspirando trabalhos artísticos que buscam promover a consciência ambiental, promover a mudança social e nos levam a apreciar a beleza natural deslumbrante do submarino.Taylor atualmente vive em Puerto Morelos, no México, onde ele trabalha como diretor artístico da MUSA. 




Karen Salinas Martínez - Nascida na Cidade do México. Ela estudou o Bacharelado em Artes Visuais na Escola Nacional de Artes (ENAP), da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), obtendo a licenciatura com especialização em escultura e gravura. 
Em 2011 ela ganhou pela segunda vez a concessão do Fundo Estadual de Cultura e Artes Programa de Incentivos para a criação e desenvolvimento artístico em Quintana Roo, na categoria de Jovens Artistas; com projeto de Mídia Alternativa intitulado "Nada é verdadeiro e nada é mentira .... Tudo depende do olho do espectador. " Além de ter servido no ensino, bem como a direção de arte (desenho e produção), Karen tem participado em várias exposições no Distrito Federal e Quintana Roo; onde vive alguns anos. A escultora tem participado desde o início do Underwater Museum Cancun (MUSA), apoiando Jason de Caires Taylor como assistente neste projeto e vários projectos internacionais. 




Lic. Roberto Díaz Abraham - Nascido na Cidade do México em 11 de maio de 1951.  Economista formado pela ITAM com mestrado pela Universidade de Boston e um Diploma de IPADE. 
Sua experiência nos últimos 27 anos tem sido no campo dos negócios, servindo como Gerente Geral da Aquaworld desde 1993. Sócio fundador Education Center Monteverde e suas equipes esportivas. 
COPARMEX vice-presidente de 2001 a 2004. Partners in Cancun Náutico 2007-2010, Diretor de CCE e presidente fundador da MUSA. 
Ceramista e escultor desde 1981, discípulo do Mestre japonês Makoto Yabe e Mestre Ramirez Laura Leal. 
Cônsul Honorário da Hungria em Quintana Roo. 




Rodrigo Quiñones Reys - Nascido em 1981, na Cidade do México; Bacharel em Artes Visuais  pela  Escola de Artes de Yucatan especializado em gestão cultural e produção contemporânea. 
Seu trabalho como artista foi apresentado na galeria de Califia em Praga, na Fábrica cultural centro Imagem de Belize, na coleção de Joseph e Marie de Nova York, no Museu de Ciência e Artes da Cidade do México e da Casa Latin Catalunya em Barcelona. 
Como organizador de eventos culturais tem colaborado com o Instituto de Cultura de Yucatan ICY, com o Museu de Arte Contemporânea Ateneo de Yucatán Macay com Colégio Marista com a organização segura Panet ONU e Volkswagen México. 
Nos últimos três anos tem sido assistente pessoal do escultor Jason Taylor de Caires no projeto Escultura Underwater. 
Seu trabalho tem sido publicado em: El Universal (jornal), Revista Código 06140, Replica21 e no Globe Boston entre outros. 



Salvador Quiroz Ennis - Fundador do escritório CONCEITO M, museu dedicado ao design, museologia e construção para exposições e museus. Salvador é treinado como um designer industrial, e foi profissionalmente desenvolvido em arquitetura, ecologia e instalações cinéticas. Sua capacidade de coordenar disciplinas para fins comuns na arte, ciência e educação, tornou-se sua especialidade. 
Ele é o criador do Museu de Cinema do Cinema Nacional, escultura subaquática em Cancun Underwater Museum, esculturas cinéticas como "132 yo-yo soy", "Movimento Perpétuo" e projetos como o Museu da Água e Museu da Biodiversidade Xochimilco. Atualmente trabalhando em projetos em Los Angeles, LACMA; Arles, França e Chiapas, no México. 




Como chegar ? 

Para visitar o museu, você será levado em barco até a escultura The Silent Evolution. Então você vai ter uma hora e 25 minutos de mergulho para apreciar o museu e outras espécies marinhas. A uma distância de quase meia hora de snorkeling você pode desfrutar do Museu Subaquático Cancun (MUSA), que explora a relação entre a arte moderna, o homem e o meio ambiente. Você vai ver de perto como várias espécies de corais e peixes começam a fazer dalí um lar permanente, cumprindo o objetivo artístico-ambiental deste museu. 
No Underwater você vai ver várias instalações, alguns com esculturas solitárias e outros em grupos de esculturas, representando vários aspectos da raça humana. Imaginem tudo isso no contexto subaquático: é uma experiência verdadeiramente fascinante! Este passeio tem guias especializados para  fazer da sua visita inesquecível. 


Preço e o que incluí o passeio? 

Equipamento de mergulho 
Colete salva-vidas 
água engarrafada 
Se recomenda deixar objetos de valor no  hotel e trazer uma toalha, uma muda de roupa e dinheiro extra para lembranças e para a entrada no Parque Federal. 
Não inclui taxas portuárias de US $ 6,00 USD por pessoa 
Não inclui entrada para o Parque Marinho de US $ 2,00 por pessoa 
A idade mínima para participar é de seis anos


Curiosidade:


A estátua da mulher grávida está lá. Ela se destaca como um símbolo da vida. O autor fez questão de dizer que escolheu pessoas comuns da região que representassem o povo mexicano. Lilia Aurora Perez, no período da gravidez, posou durante quatro horas para se eternizar no museu do mar.



Escrito por:

 

Share:

12 comentários

  1. Quanto custa o passeio como um todo, contando com o mergulho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, a Flávia já te passou não? Se não ainda, encaminha um email pra: viviendoenelmexico@homail.com. :)

      Excluir
  2. Morar na Playa del Carmen? Deus me livre! Ainda tem gente nesse mundo que se acha por morar num lugar tão perigoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo (pessoa que não tem coragem de assumir o que pensa/fala). Se refere ao post (fica em Cancun, Cancun e Playa não são o mesmo lugar) ou a mim que moro em Playa? Você tem um amigo/conhecido/familiar que mora aqui e se acha o máximo por isso? Já veio alguns vez para ter este pensamento? Se sim, o que aconteceu? Se não, de onde tirou esta conclusão??? Eu acho (não me acho) o máximo morar aqui.

      Excluir
    2. Acho que você anda vendo muito jornal sensacionalista pra tirar esse tipo de conclusão sem fundamento. Violência existe em todo lugar, Sr. Anônimo, até na Disney! rs.

      Excluir
  3. Que demais. Adorei. A última vez que fui pra essas bandas foi em Julho/2012 e creio que já preciso voltar pra conhecer mais coisas. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conheço Má, que chato! Vamos ter que voltar!!!! hihihi. Beijos.

      Excluir
  4. Mel e Flávia, que legal este museu, fiquei com vontade de conhecer!!! Parabéns pelo blog, adorei o novo layout!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna, ojalá você possa conhecer, beijos.

      Excluir
    2. Bruuu, da próxima vez que você vier, vamos juntas!!! E você vai vir pra ficar um mês...hihihi, beijos Barbie.

      Excluir
  5. Interessante esse museu..nem imaginava que tinha....lindo..amei..quem sabe um dia, se tiver coragem de mergulhar...bjs Angelita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe um dia nada.... Eu sei o dia!!!! hahahahaha. Como vai nosso passaporte? Beijos Angel, saudades.

      Excluir