México, o país dos Pueblos Mágicos.





Eu adoro tirar foto, sempre gostei. Essas que ilustram esse post, infelizmente não fui eu que tirei, simplesmente pelo fato de eu AINDA não ter visitado. Emprestei do Google então.

Faço álbum, scrapbook, tenho insta pessoal, insta do Blog! E confesso que com o tempo fui aperfeiçoando esse hobby.  E depois que parei de trabalhar tive muito mais tempo pra me dedicar a isso. Eu posso ir no centro, comprar besteirinhas, que levo minha máquina a tiracolo. 

Minhas amigas daqui sempre me zoam, mas tenho certeza que nunca vou perder esse olhar de turista eterno que tenho aqui no México. Ainda mais eu, que sou uma candidata a arquiteta frustrada...apaixonada pelo estilo europeu e o pelas cores deste país.E tem tanto lugar lindo aqui pra conhecer e fotografar!!!

E aqui também descobri o conceito de Pueblos Mágicos. Tenho pra mim, que é nesses Pueblitos, nessas cidadezinhas, que a gente capta verdadeiramente o espírito do país.


Pueblos Mágicos é um programa desenvolvido pela Secretaria de Turismo (Sectur) do México em conjunto com diversas estâncias governamentais, que reconhece a quem vive nestas cidades e o trabalho que vem sendo desenvolvido para proteger e guardar sua riqueza cultural. Foi criado no ano de 2001.

Real de Catorce, San Luis Potosí, Pueblo Mágico


A SECTUR já nomeou como Pueblo Mágico vários "pueblitos" em todo o território mexicano. O critério de escolha de cada um deles varia,  desde a  forte influência do passado indígena, o grande legado do antigo império colonial espanhol, a preservação de tradições seculares e ancestrais, e importantes lugares de acontecimentos históricos na vida do país.
Todos Santos, Baja California Sur, Pueblo Mágico
Para poder pertencer  ao programa, as localizações devem contar com uma população de 20 mil habitantes, e devem estar em uma distância superior a 200 km ou o equivalente a duas horas de distância via terrestre, a partir de um destino turístico. Além de que, deve solicitar a incorporação por parte das autoridades municipais e estatais a SECTUR, para que eles realizem uma visita de valorização para avaliar a capacidade do lugar. Os critérios a considerar para que uma comunidade obtenha a classificação de "Pueblo Mágico" são:
  • Conservar atributos simbólicos e uma bela arquitetura.
  • Ser protagonistas de feitos e lendas.
  • Povos muito antigos por sua história e cultura.
  • Um cotidiano intacto.
  • Seus habitantes mantendo ses costumes e  tradições.

San Cristobal de las Casas, Chiapas, Pueblo Mágico.

Dolores Hidalgo, Guanajuato, Pueblo Mágico


As localizações com um número de população fora do estabelecido, mas que possuem os outros atributos, riqueza cultural e natural, e manifestações históricas, se consideram dentro do programa, apresentando uma solicitação ao "Comité Interinstitucional de Evaluación y Selección".

A lista completa de Pueblos Mágico , ESTÁ AQUI! SÓ CLICAR!




Eu, depois de fazer essa pesquisa pra vocês, descobri que dentre os 83 atuais, EU SÓ CONHEÇO UMMMM! Xilitla, aqui na Huasteca Potosina. Foi quase um soco no meu esôfago! Preciso mudar isso já!

Xilitla, San Luis Potosí, Pueblo Mágico

Bernal, Querétaro, Pueblo Mágico.


E eu que achava que Guanajuato e San Miguel de Allende eram meus Pueblos Mágicos preferidos, me enganei, não estão mais nessa lista. Sabem por que????
Porque foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, ou seja, agora não é só do México, é do mundo (menos mal!)

Bacalar, Quintana Roo, Pueblo Mágico.



Mas podem ficar tranquilos, que depois disso , já tenho planos até 2050, pra conhecer cada um deles e vou contando, E FOTOGRAFANDO PRA VOCÊS !Ok?

Afinal, se eu vivo no México Mágico, nada mais justo do que conhecer todos seus Pueblos Mágicos não?

Boa semana!

(A wikipédia me ajudou com alguns dados ok?)

Share:

12 comentários

  1. Estou cada vez mais apaixonada pelo México, o colorido me encanta. Fotografia então nem fala....nossa paixão. Bjus....

    ResponderExcluir
  2. Que iniciativa bacana! Vc sabe que comentei sobre isso com meus pais há um tempo? Meu pai é nordestino do sertão e o vilarejo que ele nasceu e cresceu é mto meigo, pitoresco. Só que aos poucos, está perdendo muito sua essência com a chegada da tecnologia... a luz chegou só há uns 10 anos e há uns 3, todos tem telefone. As crianças só querem ficar no celular e vendo filmes, então só os mais velhos mantém os habitos, que logo serão perdidos... muito legal o governo do México fazer isso! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O México, quando meu mudei pra cá , me surpreendeu muito com o orgulho que tem de suas raízes e a preocupação em preservar isso tudo! Desde uma dança, até um pueblo! É um povo apaixonado por sua história. :)

      Excluir
  3. Nossa, nunca tinha ouvido falar dos Pueblos Mágicos e achei incrível essa iniciativa! Me deu mais vontade de conhecer o México!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O México é uma caixinha de surpresas! Talvez por isso goste tanto daqui. :)

      Excluir
  4. O México entrou ontem na minha lista de férias para junho (te juro). Acho que vou usar bastante o seu blog, hein? Vamos trocar umas figurinhas, comentadeira amiga! Quem sabe eu não vou junto para Pueblos Mágicos? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!!! Pode contar com minha humilde ajuda! Super incentivarei sua iniciativa! Não vai se arrepender... :) E definitivamente, tem que conhecer algum desses Pueblos! Saludos!

      Excluir
  5. O México está me surpreendendo graças ao seu blog. Quanta coisa interessante ! Essa iniciativa é muito importante para manutenção da história de um povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o México é muito rotulado pela indústria do turismo mundial. Vendem que é um país sem leis, onde só tem Cancun. Faço minha parte pra tirar da cabeça do pessoal, essa má impressão. É injusta! ;) Besitos.

      Excluir
  6. O Brasil insta implementar o conceito de povos mágicos e resgatar sua herança, quem sabe talvez você é o principal promotor desta iniciativa em seu país, saludos.

    ResponderExcluir
  7. Também sou fã de carteirinha de fotografias e não abro mão do meu Iphone por causa disto, estou sempre fazendo registros, como você. Em relação aos Pueblos Mágicos, quanto lugarzinho mágico mesmo, daqueles que dá vontade de comprar uma casinha e morar. Adorei, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quanta coisa surpreendente no México! Quase não vemos incentivo ao turismo prai, e não sabia de tantas belezas e cultura do lugar! Fiquei encantada, coloquei na minha wish list! E quero ver esses outros pueblos hein?! :) Beijos

    ResponderExcluir