Comida Mexicana X Comida TexMex

Há muitos mitos sobre o México.

Um deles, certamente é de que se come tacos e burritos todos os dias. Estou aqui há dois anos e NUNCA comi um burrito.





E outra coisa, eu particularmente quando no Brasil e visitando restaurantes mexicanos, nunca comi a verdadeira comida mex, que hoje conheço bastante: pozole, chile en nogada, enchiladas, mole, menudo. Vocês já viram? Pois eu não. Essa sim é a tradicional culinária mexicana. 

O que a gente come aí no Brasil , e principalmente nos USA, é a comida TEX-MEX. A culinária Tex Mex da fronteira  México e USA, é uma das comidas mais pedidas internacionalmente.





Eu acabei de voltar dos USA e vi que lá , no estado do Texas, tem muito, mas muito mesmo restaurantes de comida mexicana. E são bons!!! Decorados e de comida de qualidade.


A cozinha TEX-MEX corresponde, como seu próprio nome sugere, a fusão da gastronomia do estado do Texas, nos USA e alguns pratos e ingredientes do vizinho, México. As "fajitas", o "chile"e os "nachos" são 3 dos principais alimentos e os sabores picantes, uma das maiores identidades e mais conhecida. 

Para saber a origem da comida TEX-MEX temos que regressar aos séculos XVI e XVII, quando os colonizadores espanhóis chegaram a estas terras. Seus costumes culinários se uniram com o dos indígenas criando muitas receitas que hoje conhecemos. Nozes, feijão, cebolas e especiarias enriqueceram a culinária da região. Sem dúvida, não foi a única influência que a cozinha TEX-MEX recebeu durante esses anos. 
Anos mais tarde, com a chegada da linha de trem, muitos mexicanos imigraram para a zona sul do estado texano, levando com eles seus costumes culinários, e estabeleceram a conexão das duas gastronomias. A linha de trem, pertencia a cia "Texas-Mexican Railway", e seus trajetos eram publicados nos jornais com as siglas TEX-MEX, aí o surgimento do nome que conhecemos hoje.




Quais são os elementos básicos da comida Tex-Mex?

  • Tortillas: o “pão do México”.

  • Tacos: carne assada ou "estofada" (aquela de panela com legumes) e salada apresentada em uma base de tortilla.

  • Enchiladas: tortillas enroladas de milho recheadas de carne e verduras no forno cobertas com molho e queijo.

  • Fajitas: tiras de carne assada ou na chapa, pimentões e  cebolas servidos em um prato acompanhado de tortillas. Também se serve acompanhamentos como arroz, feijões refritos, e molhos, como guacamole, creme azedo ou "pico de gallo" (vinagrete).





Este poderia ser considerada de alguma maneira um problemão para a propaganda da cultura gastronômica do México, que se limita a oferta dos restaurantes tex-mex pelo mundo. Mas pensando bem  é uma forma rápida e eficaz de chamar a atenção e o interesse a gastronomia mexicana.
Entre outras coisas, no menu, como já mostrei pra vocês, podemos encontrar os alimentos mexicanos mais conhecidos pelo mundo, uma forma reduzida de conhecer a cultura do país né?



Então, prestem atenção quando forem aos restaurantes pelo mundo, pra depois chegarem aqui e compararem com a real culinária mexicana. Você vai ver que alguns pontos são iguais, mas , analisando bem, é um fast food da maravilhosa e rica culinária mexicana.

As principais cadeias de comida TEXMEX são:









- Chilli's
- Ninfa's
- Casa Olé
- Chuy's
- El Chicó
- Taco Cabanna
- Taco Bell  (Esta uma das 15 mais exitosas do mundo...)





Tomem cuidado em chegar aqui, pensando que sabem tudo sobre a gastronomia mexicana pensando que comeu bastante no Taco Bell e manja....rs É a mesma coisa que chegar por aqui procurando pelas famosas "paletas mexicanas" que explodiram no Brasil e aqui, você nem encontra, ou, mesmo, comer um taco doce no Brasil....kkkkk


Saludos.

ps: Um amigo postou esse vídeo na fanpage e achei super válido anexar a essa matéria. São mexicanos autênticos provando TACO BELL pela primeira vez.



Share:

2 comentários

  1. Estou adorando acompanhar seu blog, em meus favoritos já rs! Muito bacana conhecer os costumes do México, que me instiga muito!
    Tenho uma dúvida sobre as paletas, pelo que tenho visto, as 'paletas mexicanas' que vendem aqui no Brasil não é uma adaptação das 'paletas michoacanas' ? que são com frutas congeladas ou até mesmo outros sabores talvez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão! Mas uma super adaptação: nada de brigadeiros, chocolates, leite condesado.....rs Isso inventaram no Brasil! Saludos!

      Excluir