Mexicanos e os Estados Unidos!

Hola Pessoal!

Como estão? Como passaram de Festas de Fim de Ano?

Eu esse ano, tive uma experiência nova. Como já comentei com vocês aqui no Blog, meu marido trocou de empresa e por isso, não tinha direito a férias. A gente sempre viajou pra fora do México nas festas de fim de ano, acho que pra "fingir" que estamos de férias e amenizar a falta que nossa família e amigos fazem nessa época. Mas dessa vez não deu certo!

Conseguimos uns diazinhos só no Natal, mas no Ano Novo passamos por aqui mesmo. E confesso que foi um pouco estranho. Um pouco quieto, parado. Diferente das festas que estávamos acostumados....Então reforço o que venho percebendo: Natal e Ano Novo não é uma especialidade mexicana. Eles comemoram em família mesmo, e comemmmm! Como comem!

A escapadinha que demos esse ano foi pra Houston.






O pessoal da minha timeline, meus amigos, devem achar que estamos rasgando dinheiro....rs E não é bem por aí.

Esse post é pra falar que morar no México tem uma facilidade incrível que é a proximidade dos USA. Somos vizinhos!!! Pertinho, pra quem não sabe dá pra ir dirigindo. Ou seja, nesse tempo que estamos aqui, já aproveitei pra conhecer grande parte da "Terra do Tio Sam". E longe de mim, falar que não sou capitalista e não AMO os USA! A - do - ro! Uma salva de palmas pras farmácias e facilidades gringas. Não existe nada igual no mundo. Mesmo com o dólar nas alturas, pra gente, ainda vale a pena.

México? Não, é a Praça do México no centro de Los Angeles



O que muito me chama a atenção é a quantidade de mexicanos que existe nos USA.
Você aí, que mora aqui no México, com certeza convive com mexicanos , e COM ABSOLUTA CERTEZA, eles tem parentes, primos, compadres, que vivem nos USA! Creio que a maioria  no "Terras" (Texas) e em Chicago. Eu  já tive e oportunidade de ir aos dois lugares, e junto com a California, fiquei de queixo caído.

E fui pesquisar, olhem só:

"Atualmente se tem um registo de 11.913.989 mexicanos que vivem fora do México, dos quais 97.9% , estão nos Estados Unidos da América" ( ime.gob.mx)




As cidades americanas que mais imigrantes mexicanos tem são:

5 - Chicago  (De acordo, já fui!)
4 - San Antonio
3 - Houston (De acordo, já fui!)
2 - Los Angeles (De acordo, já fui!)
1 - Nova York (De acordo, já fui!)

(Terra.com)


Museu de Finas Artes em Houston




É impressionante andar por essas cidades e ver que raros são os americanos mesmo! Eu, que adoro dar uma treinada no meu inglês enferrujado, se quiser, nem preciso! Se ouve espanhol pela cidade toda , inclusive nas instruções: dessa vez em Houston, pra pegar o metrô , as instruções eram passadas em espanhol e inglês.

E pesquisando também, só confirmei o que já era óbvio: o grande motivo da ida de mexicanos aos USA é a busca por empregos, 92% dos mexicanos que trocam seu país é em busca do sonho americano e de melhores oportunidades.

Ou seja, eu que quero tirar férias de tortillas e afins por uns dias, não escapo delas. É só observar que em cada cantinho desses países vai ter uma imagem da Lupita, um cara com gel, e um restaurante de comida típica. Aliás, esse é meu próximo tema: a comida Texmex. No Museu de História Natural de Houston, Tem uma exposição dedicada a Lupita, me senti dentro da Basílica.

Filhote em Houston matando a saudades da comida mexicana! ;)




Termino esse post desejando um Feliz Ano Novo pra todos vocês, e que o ano de vocês seja repleto daquilo que lhes façam bem!


Los quiero!





Share:

2 comentários

  1. Eu adoro os E.U.A. também e fico impressionada com a quantidade de gente falando espanhol e com traços latinos. Tb gosto muito pois no aperto com meu ingles mequetrefe eu entendo bem o espanhol. Que bom que vcs podem passear nos E.U.A. com mais facilidade. beijocas

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu não conheço muuuito dos EUA. Sou fã mega da Florida e lá tem bastante latino, mas NY, pai amado, tem MUITO! Um queria casar comigo, kkkkkkkkkk, vendedor da loja de malas e bugigangas, ganhei vários descontos. Ele me contou que a mãe dele tem green card (não me aprofundei como) e ele estava ilegal. Falei, vc não tem medo? E ele, eu não! Adoro aqui e nunca mais quero ir embora! E não tem jeito, os EUA precisam da mão de obra dos latinos em geral, tenho amigas camareiras e faxineiras em Orlando há anos! Em agosto vou para Califa e creio que terá muito mexicano mesmo, porque é divisa, porque o nome de tudo lá é San alguma coisa e por aí vai, rs. Adoro o Viviendo, uma aula de história! Bjs!

    ResponderExcluir