La "Venganza de Montezuma (Moctezuma)"... Quem nunca?

Caraca!

Estou eu aqui, em buscas de coisas que ainda não contei pra vocês, porque chega um ponto que fica difícil né? Quase 2 anos de Blog,  2 anos de histórias e ainda não perdi as esperanças de ganhar um patrocínio, e viajar esse país todinho, mostrando para vocês....

E penso, penso, penso....fico até deprê porque acho que minha inspiração se foi....Mas chego num tema que não me conformo que ainda não escrevi nada sobre isso! Como não produção?


La Venganza de Moctezuma





Se o México é  mundialmente conhecido por sua gastronomia reconhecida como Patrimônio da Humanidade, também é conhecido pelo efeito colateral que grande parte dos turistas e residentes recentes tem o prazer de conhecer.  Do que eu estou falando? Oras, da "Venganza de Montezuma  (Moctezuma) ".

O nome foi dado pelos nativos mexicanos. Apesar do milho não ser tão popular na época, estava livre dos impostos que o governo espanhol e a igreja impunham, então era super comum estar presente no dia a dia das pessoas com recursos limitados. Quando os espanhóis tentatam processar o milho, fizeram como o processo da farinha de trigo, pulando o processo de "nixtamalización"(cozimento do milho com água e cal, processo dos nativos na época), eles impediram que o milho liberasse a vitamina B3, indispensável para a alimentação humana. Isso provocou a população uma série de enfermidades e deficiências, logo que a dieta na época era baseada em milho (chegavam até a loucura e a morte....). Muitos espanhóis morreram na época.
Com isso, o México nomeou o mal como "Vingança de Montezuma (Moctezuma) ", porque os espanhóis ignoraram as técnicas dos nativos, e isso custou suas vidas.
Agora, qualquer enfermidade relacionada a problemas gastro intestinais (diarréias) a um estrangeiro, é chamada assim por aqui! (Wiki)





Vai falar que nunca ninguém da sua família ou amigos, chegou aqui no México, e não perdeu bons dias de viagem padecendo desse mal? Eu não vou citar nomes no meu texto pra não comprometer meus visitantes....rs Super normal e compreensível, logo que a diferença entre temperos é absurda!

Quando você acostuma com as salsas e temperos mexicanos, qualquer comida diferente disso que você coma, parece comida de hospital. Então, se você vem das dietinhas da moda, saladinhas, franguinho grelhado, e , encara um pozole, um mole..... Montezuma (Moctezuma) na certa!  Vai "reinar" , nos seu trono por uns dias.....rs (piadinha infame....). Então tirem da cabeça que é a água mexicana, ou a falta de higiene... Na maioria das vezes é o choque mesmo! É gritante a diferença.






Então....

- vá comendo aos pouquinhos, provando por etapas a culinária mexicana, não ache que o mundo vai acabar e coma tudo (e com salsa...)

- peça a salsa menos picante ao garçom.... Porque aqui, de verdade não existe salsa que não pica, ou pica muito , ou pica pouco....

- a maioria dos casos se resolve com o maravilhoso Pepto Bismol, mas se for criança, melhor checar com algum médico, pode ser esses de farmácia.

- Não tome água direto das torneiras, mas, pode confiar nas águas servidas em hotéis e restaurantes. 

- Alguns pratos pra começar a ser apresentado a dieta mexicana, que o estrago pode ser menor: Sopa de Tortilla, Guacamole, Enchiladas e Tacos Mexicanos. (podem pedir de arrachera, fillet, ou frango....). Óbviamente tudo isso com salsa e pico de gallo fica melhor, mas prove um pouquinho só antes!!! Sempre pergunta ao mesero se pica ou não! (Dica de amiga....)






Mas tenham certeza de uma coisa, vale MUITO a pena fazer um tour pela culinária mexicana!

Pensem que "quando casar sara" , como dizia minha mãe....rs


Saludos!






Share:

10 comentários

  1. Oi Melisa,só um comentário a palavra correta é Moctezuma com "c", saludos desde México DF 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, coloquei como é no português, mas arrumo com os dois... ;)

      Excluir
  2. Quando estive no México por 10 dias não comi nenhuma comida tipicamente mexicana com medo de sofrer com isso.... mas hoje penso e me arrependo um pouco pois acabei não conhecendo o país por inteiro pois sua culinária o representa muito. Porém não perdi nenhum dia de viagem ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh não! Tem que experimentar! É muito boa. Mesmo que seja só um pouquinho! ;) Quando voltar, faça isso.

      Excluir
  3. Minha filha tá lascada porque ela é sensível mas vai comer a comida que meu filho fizer e espero que fique boa senão vai sentar no trono que nem ele que voltou para o Brasil com sua esposa por causa da diarreia mas viu que aqui não da mais pra trabalhar voltou pro mexico mas ele é quem faz a comida!

    ResponderExcluir
  4. Aiaiai, tenho medo de sofrer desse mal kkkkkk
    Não me adapto muito bem a coisas " fuertes" kkkkkk


    Beijo,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  5. Hehege eu tenho um estômago de avestruz, nunca tenho dessas moléstias. Mas melhor não desafiat moctezuma né?

    ResponderExcluir
  6. Que bacana! Nunca tinha ouvido falar deste termo! Mas dá pra ser feliz com a comida mexicana, seguindo suas orientações, né?? Beijos!

    ResponderExcluir
  7. eu me conheço. Ia gostar da comida, meter o pé na jaca no primeiro dia e passar mal depois horrores, hahaha, não tenho juízo quando o assunto é comida! Já tinha ouvido falar da vingança, mas não sabia a história, gostei de saber!

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu fiquei com medo. Mas daí fui forte e experimentei.
    Pedi algo menos picante, mas acho que a garçonete me sacaneou. Comi um bife tão picante que não parava de sair lágrimas dos meus olhos. O pior é que estava uma delicia e eu não queria parar de comer! Oi??? rs
    No todo foi bom, não passei mal nenhum dia se quer!Fui devagarzinho e comi foi coisa. Mas como o meu estômago é de avestruz, passei por essa experiência querendo mais!!! Amei! <3

    ResponderExcluir