Propina no México. Como proceder?







Oi pessoal, como estamos? Tudo bem por aí?
Há tempos estou pra escrever esse post, porque muita gente me pergunta sobre propinas no México.

Mas peraê, PROPINA? Sim, propina. 


* Propina no Brasil:

Quantia que se oferece ou paga a alguém para induzi-lo a praticar atos ilícitos; suborno.


* Propina no México:

Gratificação extra por serviço normal prestado a alguém; gorjeta, emolumento.


Mudar de país significa ser exposto a muita coisa diferente, e essa pra mim foi uma delas. Tudo aqui gera propina, se você anda sem moedas na carteira está lascado. Mas quando digo tudo, é TUDO mesmo. Desde uma simples ida ao supermercado até lavar seu carro num desses ¨Auto Lavados¨. 

Enquanto em países como o Japão, dar propina é um insulto, no Brasil, uma opção, aqui no México não é OBRIGATÓRIO, mas, culturalmente imposto nos hábitos cotidianos de todos. México é um dos países mais ¨coração aberto¨ para esse tipo de gentileza. De acordo com o Índice de Gastos en Vacaciones Expedia, México é o mais generoso nesse quesito. Eu estou totalmente de acordo!


E se eu não quiser pagar?


Você está totalmente em seu direito, inclusive protegido por lei federal do consumidor (artigo 10) . Agora na minha opinião eu acho que tem que pagar sim. Por que? Porque na maioria das vezes esses prestadores de serviço ganham ridiculamente pouco, e contam com as propinas para completar o seu salário. E se o trabalho foi bem feito, se foram amáveis, os 20 pesos que pra você pode não significar muito, é o almoço deles de amanhã... Enche o saco tudo ter que dar moedinhas, mas com o tempo a gente vai se acostumando e não sai de casa sem....



10, 15 ou 20%?

Não existe uma porcentagem estabelecida, mas geralmente aqui onde vivo sempre acrescentamos 10% ao valor  da conta de restaurantes e bares. Prestem atenção porque alguns, já anexam esse valor no final da conta, muitas vezes já quase pagamos em dobro a propina, ainda mais depois de algumas tequilaas não é pessoal? (abafa!)


Teve uma vez no grupo que uma amiga postou a seguinte tabela, que com devida autorização resolvi tomar como exemplo:


Valor do Peso hoje, CLICA AQUI!




$  5 - Empacotadores
$15 - Para levar coisas pesadas no carro, principalmente supermercados.
$15 a 25 - Entregadores de pizza, farmácias e lojas.
$25 a 100 - Serviços de manutenção (100 caso não esteja incluso no condomínio)
$15 - Posto de Gasolina
$20 - Cabelereiro e Manicure
$20 - Lavar o Carro em Auto Lavados


E quando saírem de férias, separem uma boa quantia também, é ¨bruto¨ o esquema....
Seguem algumas sugestões de propinas pra férias:





$20 - Carregador de Malas
Táxis - 10 a 15% do valor total da corrida.
$20 - Porteiro chamar um táxi.
Serviços de quarto - 10 a 15% do valor do serviço.
$40 a 60 - Para as que arrumam o quarto.
Guias de Turismo - 10 a 15% do valor do serviço.
$40 a 60 - Músicos que tocam na mesa durante refeições.


A fama dos brasileiros por aqui é de que não curtem muito a cultura da ¨propina mexicana¨ e se fazem de mortos....rs Isso eu ouvi em vários resorts que estive. Mas não sei classificar se é pura falta de conhecimento ou ser ¨liso¨ mesmo. Vocês que lêem o Blog agora não podem usar da primeira alternativa e se fingir de morto...hahahaha (cara de paisagem....)


Vale ressaltar que o ÚNICO estabelecimento que não trabalha com propinas aqui, do qual eu tenho conhecimento é o COSTCO. No começo já ficava com as moedinhas na mão e eles não podem aceitar. Agora, Walmart, HEB e cia tem filas e mais filas de jovens e velhinhos esperando pela moedinha nossa de cada dia.



Brasileiraiada então, vamos parar de fazer cara de paisagem hein???


E não façam contas no final do mês do quanto gastaram com propina, porque certamente vão cair de costas.... :)


Saludos desde o país que mais se paga propina! hahahahaha.












Share:

16 comentários

  1. Importante lembrar a diferente entre o significado da palavra aqui no Brasil e ai no Mexico.
    Post super informativo.
    Beijão, Fran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava estranho rs.. propina soa mal ne? Hj nem percebo mais.

      Excluir
  2. E eu pensando que propina era igual a daqui, hahah! Coisa que já paguei, infelizmente... numa viagem à Pernambuco, tive que pagar uma grana para um policial corrupto que ameaçou me dar 3 multas! Vacilei, né... estava sem cadeirinha de bebê, o trajeto era pequeno e achei que não pegava nada.

    Agora sobre gorjeta. Aqui no Br não se usa muito, né? Diferente dos EUA, que se não deixar fica super feio! Post excelente, pois não sabia dos hábitos mexicanos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é em todo lugar mesmo, alguns chega a irritar (como o flanelinha que nao ajuda em nada) mas outros sao prestacao de serviço, como as sacolinhas do supermercado, ajudar a carregar o carro, nos postos de gasolina. Temos que andar com a bolsinha de moeda cheia ou passamos vergonha.

      Excluir
  3. Muito legal seu post. Uma coisa que sempre pesquiso quando viajo é a política de gorjeta nos países. Acho super importante nos adequarmos a cultura local.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Chile acho que é até pior! Então já tô preparada com as moedinhas pra tudo ;) Mas é muito bom saber antes de ir viajar, pra não dar mancada, né?

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, é sempre bom esclarecer como funcionam as coisas em cada país. É bom ficar ligado com a cultura local! ;)

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do post, as dicas são bem interessantes, pois sempre ficamos em dúvida de quanto dar de gorjeta.

    ResponderExcluir
  7. Boas dicas! eu acho que não dei tanta propina assim quando fui ao México. Nos restaurantes, com certeza, sempre deixo 10%. Mas os outros profissionais devem ter me incluído no clube dos brasileiros que não pagam kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Na minha primeira viagem ao México, assustei quando ouvi a palavra propina. O guia que estava nos levando para fazer um passeio, pediu a tal propina. Pensei, nossa que cara de pau kkk. Uma pessoa mais experiente que estava no grupo, me deu um toque e avisou que na verdade era a gorjeta. Vivendo e aprendendo!!!

    ResponderExcluir
  9. Que interessante! Lembro-me bem que sempre pagava a gorjeta, principalmente nos hotéis e restaurante, acho muita boa vontade pagar, pois mostra que você está satisfeito com o serviço, ótimo post e utilidade pública! Abraços

    ResponderExcluir
  10. Muito bom saber disso. Eu seria mais um cara de paisagem se não tivesse lido seu post kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Que interessante esse post, muito útil! Eu sempre fico perdida se devo ou não deixar gorjeta aonde eu vou!

    ResponderExcluir
  12. Acho engraçado quem viaja e fica miguelando gorjeta. A pessoa viaja e quer "viver" a cultura local, come, bebe do que é típico mas na hora de seguir a cultura local e botar a mão no bolso acha um absurdo!
    Confesso que não entendo. Pago gorjeta sem dó nenhuma porque é a compensação do trabalho bem feito. Se é a cultura do país eu pago e pronto.

    ResponderExcluir
  13. Gente! Passei vergonha no México!!!
    Não sabia disso e não dei gorjeta pra ninguém! Só dos que pediam mesmo.
    Graças a Deus existe vocês! Essa vergonha eu não passo mais!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  14. Assim, de verdade acho um absurdo gorgetas de uma maneira geral.
    O estabelecimento q deveria pagar melhor seus funcionários, realmente pagam uma miséria e cobram muito dos clientes as vezes.
    Ou seja, a grana grossa fica com o patrão, não acho justo o consumidor complementar extra o salário (prefiro que esteja embutido no preço do cardápio, do quarto).,,

    ResponderExcluir