Redefinição de paraíso: XPU-HÁ.

Vamos falar sobre redefinição da palavra PARAÍSO.
Até então a Playa Norte era meu paraíso.

Mas, conheci XPU - HÁ.







Vamos por partes. Eu tinha jurado que ia dar chance pro resto da República e iria parar de viajar ao Caribe. Mas gente, é impossível. Mesmo quando me posiciono a tentação chega, e dessa vez em forma de convite de casamento de amigos muito, muito queridos. Como dizer não? Nem orçamento financeiro sobrando a gente tinha, porque ainda estamos nos recuperando do tsunami do ano passado. Mas eram nossos amigos de anos, era o Caribe. Fizemos malabarismo e fomos, e depois conto detalhes do casamento e dos outros passeios, porque esse post é pra falar de uma paisagem que é difícil de acreditar que existe.


Ficamos hospedados em um hotel que nao tem praia privativa, porque o último furacão deixou a parte que lhes cabia cheia de pedras, ou seja imprópria para banho de mar. Eu tava meio bicuda , porque confesso que goooossstooo de ter a facilidade de uma praia NO HOTEL. Mas, ofereciam um serviço de van a praia mais próxima com ¨clube de playa¨. 

OK, OK, OK, fiz este esforço.

Foi aí que conheci uma praia, que de verdade, nunca tinha escutado falar. Ficava ali, pertinho do Hotel.








XPU-HÁ, em maya, significa ¨estero entre dos águas¨ e com toda a verdade do meu coração é uma das praias mais bonitas que já estive na Riviera Maya, ou, no mundo mesmo. De um azul cristalino de encher os olhos, limpa, selvagem, de areia branquinha....daquelas de filme. Fiquei parada minutos, observando tamanha beleza e comentando com meus amigos que o Caribe Mexicano não para de me surpreender. E não é lotada, é bemmmm tranquila, acredito que ainda não tenha sido descoberta pelos turistas gringos.

As águas são cristalinas e rasas, ideal pras crianças brincarem o dia todo, pra prática de diversos esportes aquáticos e pra caminhar na areia até os dois extremos (como louca, que nem eu, tirando fotos sem parar....rs)








Ali vi caiaques, barcos, stand up paddle e pessoas indo mergulhar, porque a vida marinha é muito presente : corais, arraias, tartarugas...tudo bem próximo. Dizem que mesmo sem  snorkel, tem dias que é possível se deparar com eles por ali.....




Como eu estava hospedada nos resorts aí perto, tive direito a entrada e ao clube de praia. Apesar de ser zona federal e teoricamente de livre acesso, a praia fica a mais ou menos 1 km da rodovia e para disfrutar-la , tem que pagar 50 pesos com direito a estacionamento, chuveiros e banheiros (são rústicos ok? Nada de luxo, o luxo fica por conta da paisagem!)

Ficamos o dia inteiro por ali. E eu tenho que parabenizar aos mexicanos pela limpeza das praias. De verdade, NADA de lixo, nadica de nada. Nenhuma latinha na areia. Nenhum plastiquinho no mar. Chega a ser inacreditável. Ambulantes, nunca vi! Um tremendo respeito pela natureza.







Como chegar?

Está a 90 km do Aeroporto Internacional de Cancun, 28 km do sul de Playa del Carmen, a 5 minutos de Puerto Aventuras, antes de chegar a Akumal.

De carro: Carretera Federal, a 3 km de Puerto Aventura, pega o retorno do posto de gasolina e pega qualquer acesso pelos clubes de praias.

Transporte Público: ônibus desde Playa del Carmen, de 20 a 30 pesos, e te deixam em frente.


Vale a pena?

Vale MUITOOOOOOOOO. De saber que a natureza é perfeita e o Caribe Mexicano é a prova disso. É uma pena o turismo no México, para os brasileiros, na grande maioria das vezes se limitar a Cancun. Não estou desmerecendo Cancun, longe de mim, mas estas jóias estão escondidas aqui (não sei se é bom ou ruim.....)




Volto com mais posts dessa mini viagem pra voces ok? Foram poucos dias mas fizemos milagre com o tempo disponível.



Share:

5 comentários

  1. Que lugar incrível e pensar que estarei tão pertinho daí, em Cancun. Acho que vou dar uma esticadinha e conhecer de perto este paraíso. Amei a dica, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. ...Dica incrível ...vou aproveitar
    VALEU !!

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu não conheço o México ainda, então nem tinha ouvido falar desse lugar. Mas o que são essas águas? Se eu vejo um negócio desse ao vivo, acho que me choco. Sério. A única vez que vi uma praia que me deixou =O foi no litoral alagoano, São Miguel dos Milagres e era PARECIDO com essa, imagina ver uma praia dessa ao vivo?

    ResponderExcluir
  4. Mel, como é bom quando uma viagem de última hora, que nem tinha sido pensada, dá tão certo. Adorei saber do respeito pela natureza, acho que só isso já é motivo para visitar qualquer lugar. Agora, juntando com esse mar incrível, acho que vou até começar a colocar na lista de desejos para logo.
    Beijos, lindas fotos. (adorei a tato de borboleta)
    Tati

    ResponderExcluir
  5. Que lugar show! Preciso conhecer o México. Adorei as fotos, elas instigam a gente a querer sair correndo para visitar.

    ResponderExcluir