Huasteca Secreta - El Meco, San Luis Potosí.

* post NAO patrocinado.

Eu ia escrever esse post mais pro meio da semana, mas o impacto que as fotos que subi no insta e no face foi tao positivo, que resolvi me adiantar.

É que esse final de semana eu fui ao PARAÍSO, e ele fica a 3 horas da porta da minha casa.

Mas vou comecar contando direitinho... 







A Huasteca é uma região do México que abrange o norte de Veracruz, o sul de Tamaulipas e partes dos estados de Hidalgo, Puebla, Querétaro e San Luis Potosí. A Huasteca Potosina é a área dentro do estado de San Luis Potosí, abrangendo vários municípios: Ciudad Valles, Xilitla, Tamazunchale e Taquín. Huasteca refere-se ao lugar onde a cultura Huastec se desenvolveu.
O Huasteca Potosina faz parte da Sierra Madre Oriental e está localizado no estado de San Luis Potosí. Tem um rico ecossistema de selva e excepcional beleza natural com rios, abismos e cachoeiras ... lugar perfeito para o turismo de aventura.
É impressionante como em algumas horas de estrada, a paisagem muda. O deserto desaparece e uma imensidao de verde toma conta da paisagem. E o clima de seco, passa a úmido , daqueles de suar. As temperaturas no verao da Huasteca Potosina podem atingir mais de 50 graus, facilmente.

Eu já tinha ouvido falar do hotel HUASTECA SECRETA, já tinha visto fotos espetaculares mas nunca tinha ido atrás... Até que uma amiga foi e subiu fotos onde o rio tinha um azul que era inacreditável e eu pirei que queria porque queria ir.
Meus amigos estao chegando do Brasil e achei que seria super bacana leva-los. 




O grupo do Hotel tem um escritório aqui em San Luis Potosí, onde vivo. Fui até lá já com a meta na cabeca, mas, para meu desespero até o final do verao nao tinham nenhuma disponibilidade de datas livres... Achei aquilo surreal, e o funcionário me explicou que se tratava de um hotel muito reservado, com 5 ¨bungalows¨ apenas.
Pedi pra ele checar outra vez, e ele me disse : ¨OPA! Tem um sábad......¨ Nem deixei ele terminar de falar é falei...É MEU. Tive que pagar 50% do valor pra garantir a reserva , e paguei mesmo sem ter falado com meu marido a respeito. Era isso ou esperar meses  (ou optar por barracas de acampamento disponíveis por lá, que eu nao encaro, nao da pra mim!)



O fato de eu nao ter confirmado com meu marido gerou um stress sem fim. Por que? Porque a data que estava ali, pra mim, disponível era justamente o final de semana da estréia do México e do Brasil na Copa. Agora me digam, qual a chance de eu estar com a tabela da copa na bolsa e conferir? ZERO. Isso gerou piadas eternas entre nossos amigos e o recebimento do vídeo clássico do casal argentino , por umas 80 vezes consecutivas.
Meu marido ficou com um bico assim, surreal. Mas foi, isso que importa, mesmo depois do bullyng sofrido. (no caminho de ida a Huasteca ele nao falou uma só palavra....hahahahaha)

Tenho que ressaltar um ponto que sempre critiquei aqui no México, ESTRADAS. A estrada de SLP/capital até a Huasteca , mas precisamente El Naranjo, está EXCELENTE. Fiquei chocada... Nao tem buraco algum, super bem sinalizada e a gente consegue apreciar a paisagem , incrível! Borboletas, coqueiros, verde sem fim... Foram 2 pedágios totalizando 100 pesos. Um ponto negativo é a inexistencia de posto de gasolina  e sinal de internet... Tem que ir preparado pra isso! Nao dá pra comprar nem uma garrafinha de água.



Chegamos no Hotel com bastante facilidade (nao a sinalizacao, mas o waze nao falhou...). 

No check in fiquei um pouco assustada porque nos fazem assinar um termo de responsabilidade em casos ¨de morte¨ e nomear beneficiários. Fiquei me questionando o porque, mas era melhor nem pensar a respeito.


SOBRE O HOTEL:


  • O hotel dispoe dos 5 bungalows duplos (tem um apartamento terreo e outro no piso  de cima), e estes, compartilham a área de fora. Na área externa contem um mesa, um sofá super confortável e uma rede ¨mágica...¨.







  • Os ¨bungalows¨ , ou bangalos rs, podem hospedar até 6 pessoas (2 camas de casal queen size e um beliche). Voce paga uma taxa por cada pessoa no quarto além do casal.



  • Tem ar condicionado, que é um ponto muito positivo se analisarmos as altas temperaturas.
  • O banheiro é ABERTO! Super interessante o conceito: voce toma ducha olhando a natureza, ou se quiser pode fechar as cortinas! Como os bungalows ficam bem separados, há uma floresta te protegendo....rs
  • Nao tem televisao, internet (e nao tem sinal de celular....zero), interfone com a recepcao, geladeira ou comida no quarto. Inclusive no check in eles te comunicam nao levar nada de comida e bebida, visando proteger a limpeza do espaco.
  • O quarto tem uma sacada que é de frente ao lago mais azul da vida.



  • Eles dispoe de uma piscina infinita de uso comum, com um bar de piscina.



  • Pra voce ter acesso ao restaurante voce tem que encarar uma escada imensaaaaaaa. Sao quase 300 degraus e quem tem medo de altura pode sofrer bastante (como eu por ex.). O lado bom é que no trajeto voce pode tirar fotos incríveis em alguns mirantes. Nao tem muita protecao, é bom ficar de olhos bem abertos. O acesso pode ser feito pelo lado de fora do hotel, de carro. Isso já limita quem tem necessidades especiais, é inviável. Mesmo quem tem problemas no joelho eu já nao indicaria.







  • O hotel possui algumas atividades de ecoturismo, mas, nao esta incluso na diária. O que sim está incluso sao os coletes pra nadar na cachoeira.

Voce pode alugar essas canoas e ir remando até a cachoeira, ou mesmo pagar pra um dos guias levar vocecs.

  • Leve repelente e protetor solar. 
  • De atividades pra criancas, posso citar um balanco e uma corda, onde eles se jogam no rio. Alem do rio em si, que é bem calmo e o acesso ao pé da cachoeira muito tranquilo. A área do hotel tem um gramado gigante, onde os pequenos podem correr tranquilos, e como nao é lotado de gente, voce nao se preocupa.







  • O único restaurante do hotel nao é dos mais baratos e incluso na diária só o café da manha. Mas é bem bom e tem bastante opcao. No bar do restaurante é o único lugar onde tem uma TV e vez ou outra um sinalzinho bem fraco de celular. O restaurante tem um mirador incrível pra cachoeira, desses de tirar o folego






Vista provolegiada do deck do restaurante.


  • Eu acredito que mais de uma diária aí já nao é necessária. Só se voce quiser um retiro espiritual. Pra mim foi ideal de sábado pra domingo.
  • É importante ressaltar que o grupo Huasteca Secreta tem 2 hotéis na regiao, este, é o El Salto de Meco.

O azul desse lugar é de nunca mais se esquecer na vida. Chega a ser mais azul que o Caribe. A água é tranquila, quentinha e transparante. A cachoeira El Meco, foi uma das belezas naturais mais bonitas que tive o prazer de admirar.





Acho que quem tiver a oportunidade tem sim que conhecer.
É mais uma das maravilhas deste país tao cheio de paraísos escondidos e acessíveis.
Ah! E já sabem, no Instagram do Blog tem Stories de tudo, tá lá, fixo!




ps: E pra quem quer saber o final da minha discórdia com o Sr. meu marido, pois bem, nao pude aproveitar o domingo como queria e ir a Minas Viejas. Voltamos assim que tomamos café na estrada, desesperada ouvindo a transmissao do jogo do México (#chupaalemanha) e ele, na velocidade da luz pra ver o jogo do Brasil. E conseguiu! As vezes temos que ceder né? :/












Share:

5 comentários

  1. O México é um país de belezas naturais incríveis !!Maravilhoso esse azul !
    Se não aproveitarmos a oportunidade certas coisas nunca acontecem.

    ResponderExcluir
  2. Adoro belas paisagens e amei essa cachoeira belíssima. E essa água azul hein?! Que dica maravilhosa! Amei

    ResponderExcluir
  3. Que lugar incrível!! A água dessa cor, quentinha e tranquila, não sairia nunca mais hahahhaha

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo. Nunca tinha ouvido falar e já desejo. Quero voltar logo pro México. Saudade me define. Beijao.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei chocada com as cores do lago! passada mesmo.... e que hotel lindo! Quanto ao jogo, ainda bem que tudo se resolveu no final... besitos

    ResponderExcluir