San Francisco Acatepec - A igreja mais linda do México.

É a igreja mais linda sim, na minha opiniao.

Posso até vir a conhecer outra mais bonita que essa, mas até entao, ela é a minha número um.





Eu tinha uma manha pra escolher o que fazer em Puebla, antes de voltar pra Cidade do México. Estava entre visitar o Museu de Arte Barroca, que dizem ser maravilhoso e que eu iria pirar, ou, visitar uma igreja em Cholula.
Essa igreja eu tinha conhecido através de fotos no Instagram, e já tinha anotado que queria visitar! E foi essa minha escolha.






Passeamos um pouco pelo centro de Puebla, desayunamos no café queridinho lá no Callejón de los Sapos (que já citei num dos posts dessa série...) e com dor no coracao, deixamos Puebla e fomos em direcao a igreja de San Francisco.

San Francisco Acatepec está no  município de San Andrés Cholula,  localizado a 13 quilômetros da cidade de Puebla.




Nao se sabe exatamente o ano de sua construcao, mas na igreja foi encontrada uma pintura datada de 1730. O que se sabe e tem certeza, é que toda a cerámica que enfeita a fachada da igreja foi pintada a mao ( e nao estamos falando de uma ou outra....estamos falando de MUITAS!)
Assim que a gente chega , da de cara com a fachada totalmente revestida de talavera e tijolo vermelho, e pra refrescar a memória de voces, talavera se trata de uma técnica de pintura poblana, pintado de azul, amarelo, preto, verde, laranja e malva, dando uma impressao de mosaico.





A entrada da igreja, depois de se passar por um jardim impecável , nao é tao grande como algumas igrejas franciscanas, tem forma octagonal e a entrada forma um arco!
Esta entrada, cuja construção era anterior ao templo atual, não só tinha uma função ornamental, mas também serviu como uma capela aberta e como um campo sagrado para a população. Durante os séculos XVII e XVIII houve enterros e até hoje você pode ver alguns dos túmulos, dos quais o mais antigo datado de 1887.





O interior da igreja não é menos importante, pois abriga uma arquitetura incrível, além de ser a única no município que possui duas fileiras de espelhos. E a cúpula gente! Eu fiquei de boca aberta por muitos minutos!






Uma super obra prima do barraco mexicano, que olhando assim rapidamente remete as mesquitas da Europa, mas quando se observa de pertinho logo ve a arte mexicana por aí.

Demos muita sorte que nao tinha absolutamente ninguém, entao, tirei fotos até deitada no chao, e explorei cada um dos cantinhos dessa igreja.

Agora sejam sinceros comigo, é ou nao é lindíssima?







Saludos!






Share:

7 comentários

  1. Parabéns Melissa por nos mostras essas belezas,ao invés de ficar reproduzindo as notícias negativas que já estamos cansados de ver e ler na mídia sensacionalista.Realmente parece que depois do Trump a mídia parece que quer destruir o México,só sai coisa ruim sobre o país.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
  2. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A !!!!!!!
    Eu ia pirar e quere ficar nessa igreja por muito tempo apreciando um trabalho artesanal fantástico. Não vejo a hora de conhecer o México. beijocas

    ResponderExcluir
  3. Que igreja linda!!! O que é essa fachada! Adorei conhecer e super apoiei sua escolha!!!

    ResponderExcluir
  4. Melissa do céu!!! Essa igreja existe mesmo? Eu sou a doida que não pode ver uma igreja e já vai entrando! Delirei pela fachada e pelo interior! Obrigada por nos apresentar mais esta maravilha do México!

    ResponderExcluir
  5. Que lugar lindo! Um portal mais lindo que outro.
    Achei sensacional!

    ResponderExcluir
  6. Que igreja maravilhosa!! Amei os detalhes da fachada e do interior também!

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando seus posts e considerando colocar o México na minha lista de desejos por causa deles rsrs. Me apaixonei por essa igreja! Parabéns pelo post e pelo blog!

    ResponderExcluir