Custo de Vida - Cidade do México

Resolvi pegar o post sobre CUSTO DE VIDA (Clica!) e atualizar para valores da Ciudad de Mexico e área metropolitana... 
Antes de mais nada vale ressaltar que a Ciudad de Mexico e Area Metropolitana representam qualquer grande região metropolitana, de uma cidade com grandes diferenças sociais. Podemos comparar com SP, para facilitar a ideia. Não é a mesma coisa viver na Zona Leste e na Zona Sul de SP. Não dá para comparar bairro de Cachoeirinha com Alphaville. 
Pelas mesmas imensas diferenças sociais, a criminalidade é maior que nas pequenas cidades, o deslocamento de transito pode ser surreal em termos de tempo e dinheiro (custos de gasolina, manutenção, 2º piso e pedágios) e obviamente os valores variam em relação a tudo isso. 





A dica sempre é, viva o mais perto possível do seu trabalho, desde que o local seja seguro e tenha boas opções de escola. Meu marido vive em uma zona industrial feia e perigosa, de forma que optarmos por viver o mais perto possível respeitando os outros fatores, ou seja, ele tem que rodar um pouco. Você pode sempre pesquisar, googleando por ai, a região de trabalho para ter ideia do que esperar, além de pedir ajuda do grupo com opiniões.







Serviços...

  •  Faxina:


  Ainda está muito mais barato que no Brasil, sem contar que os encargos trabalhistas não pesam como la.

Os valores dependem da região onde vive. Quanto mais alto o padrão da região, mais inflacionado será. E elas tem um esquema praticamente sindical nesse sentido, tabelam mesmo por região, nas zonas mais “ gringas”, ou seja, com mais estrangeiros por metro quadrado (Interlomas, Santa Fe, Polanco, Z. Esmeralda) o custo médio é de 350 a 450 pesos. Nas zonas mais “ mexicanas” de 250 a 350. Muitos optam por não pagar o Aguinaldo (13º salario) e ficam sem empregada em janeiro, apesar de ser lei a maioria não paga. Tem que negociar bem horário, se passa, lava, cozinha. O que é combinado não doi. Se deixar para o azar pode encontrar alguém que entra as 11 e sai as 2.

  • Jardineiro:


Dependendo de onde viva pode ser necessário mesmo, o preço para cortar um jardim médio varia muito com a cara do freguês, já me cobraram de 200 a 400 pesos pelo mesmo jardim médio, apenas aparar grama e flores.


  • Lavanderia:


Aqui uma camisa lavada e passada custa de 25 a 45 pesos. Muitas optam por lavar em casa e levar para passar nas Planchadorias, eu que odeio passar roupa opto por isso, a roupa vai secando no cabide e no cabide mesmo vai para o saco plástico e para a planchadoria, cobram de 6 a 9 pesos a peça, sai mais barato que usar o ferro. 


  • Taxi:

 Aqui todos os amigos mexicanos são unânimes em não recomendar de NENHUMA maneira que as pessoas peguem taxi de rua. Tem em cada lugar táxi de sitio, que são registrados e mais seguros. As corridas são muito mais baratas que em SP, pago 250 pesos para ir ao aeroporto, uma viagem de 30km, mínimo hora.

  • Escolas:

  Aqui também escola pública é a última opção, como no Brasil. Tem para todos os gostos. Católica, laica, tradicional, humanista, Montessori, escotista... se você vive em uma zona “gringa” a pressão social para que estude nas escolas de elite é forte. Sugiro que se apegue aos seus valores fundamentais antes de sucumbir a sugestões. Pessoalmente eu prefiro que meus filhos estejam expostos a alguma diversidade do que fazer parte de grupos sociais homogêneos de alto nível, mas como disse é questão de escolha e cada uma delas é válida, dentro da sua opção de criação. Existem índices que medem o desempenho acadêmico das escolas, um deles é a prova ENLACE, onde você analisa o nível acadêmico da escola dentro de um ranking de escolas da região e do estado. É um dos critérios que utilizei quando escolhi a escola dos meus filhos. Os valores variam muito de uma região para outra, você pode pagar de 2500 a 12000 pesos um kinder (pre escola). 

Muitas escolas não permitem (até por convenção de vizinhos da região) que os pais levem/busquem filhos, tem que pagar transporte que varia de 700 a 2500 pesos, algumas escolas têm incluído em seus valores atividades extracurriculares (futebol, karate, balet, xadrez, robótica, etc) outras você paga a parte. Tem escolas com lista de materiais e custos de uniformes abusivas, outras absolutamente razoáveis. Algumas cobram passeios, cotas de festivais de fim de ano e de mães, outras tem tudo incluído. Tudo deve ser considerado com muito critério na hora de escolher o lugar para morar, pois os custos de escola podem inflacionar muito seu orçamento.




  • Gás:

Meu tanque de 300 litros, que me dura menos de 4 meses custa 2000 pesos. Usamos gás para agua quente do chuveiro, além de comida, cada pessoa extra na casa aumenta bastante o consumo. 

  • Agua/ Luz

Depende da delegacion que você vive, pode ter subsidio do governo ou não. Zonas mais nobres não tem subsidio e pagam muito mais caro. Para você ter uma ideia sua conta de agua para uma família de 4 pessoas pode custar de 300 a 5000 pesos. A luz também varia em média em uma família de 4 pessoas de 700 a 5000 pesos dependendo da região. 

  • Cabelereiros/ Manicure

Dependendo da região, sendo que na mesma região em um raio pequeno pode encontrar grandes discrepâncias, entre salão de rua e shopping:
Manicure: de 70 a 350 pesos.
Corte de Cabelo: de 100 a 1000 pesos
Retoque de raiz: de 100 a 1000 pesos.
Escova: de 50 a 400 pesos
Reflexos: de 300 a 2000 pesos


  •  Restaurantes:


Aqui o clima é tenso depende do gosto do freguês, eu acho que comer fora é caro, até porque gosto de comer bem... minha família é composta de 2 adultos, um pre adolescente e uma criança de 6 anos, todos bons de garfo. Aqui coloco os valores da minha família completa.
Tacos (dos bons, daqueles famosos e cheios, ainda que nada chiques) gastamos cerca de 500 pesos
Um restaurante italiano podemos gastar de 1000 a 3000 pesos
Uma pizza varia de 100 a 400 pesos dependendo da qualidade.
Uma churrascaria gastamos de 1000 a 3000 pesos dependendo da qualidade
Fast food de 400 a 800 pesos dependendo das escolhas.

  • Alugueis:

A variedade aqui também é ditada basicamente pela distância do centro da cidade e segurança. Numa região “gringa” você aluga uma casa para 4 pessoas de 16000 a 60000 pesos (dependendo do tamanho, estilo, etc)
Numa região classe média mais “mexicana” de 10000 a 25000 pesos. Na zona mais periférica encontra casas ou apartamentos pequenos de 4000 a 10000 pesos. O incremento de preço principalmente da segurança oferecida. 

O custo de locomoção deve ser considerado, pois as distancias e tempos percorridos são longos. Transporte público é complicado, como em SP ou pior.






Um brasileiro sem maiores qualificações apenas por ser bilíngue pode ser contratado em uma empresa eu trabalhe com Brasil e ganhar de 12000 a 25000 pesos (bruto). Trabalhar como professor, tradutor, serve como bico, mas não paga mais as despesas, já pagou no passado. Um gerente ganha de 25000 a 60000 pesos em media (bruto) dependendo da especialização. Como puderam ver tem que fazer escolhas bem pensadas e se pode viver muito bem, dependendo do tamanho da família e das decisões. 




Escrito por:

Fabiana, 40 anos, mãe, esposa, empreendedora, professora, corretora de imóveis nas horas livres, uma verdadeira mulher Bombril. Moro no México desde 2008, vindo de mala e cuia e muita fé com o maridão. Adoro viajar, conhecer culturas e fazer amizades. 



Share:

13 comentários

  1. Uma dica: Coloca os valores em real :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dica: usa o conversor de moedas com o valor do dia! Saludos!

      Excluir
  2. Entao, o problema de colocar os valores em reais é que dependendo da variacao cambial esse valor estará errado, e o dólar ta bem louco ne? Por isso coloco em pesos e qualquer um pode atualizar no cambio do dia.

    ResponderExcluir
  3. Por acaso você sabe quanto ganha um profissional com faculdade de logística no México?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite

    Você você tem algum Facebook para entrar contato, estou com uma proposta para mudar para México com minha família e queria sua ajuda pode entrar em contato via e-mail leandrogh@uol.com.br
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar email pra viviendoenelmexico@hotmail.com :)

      Excluir
  5. oi, gostaria de saber quanto custa para comprar uma casa ou apartamento em polanco, zona rosa e condesa? ou em outros bairros bons de se viver,quais seriam? pois esses pesquisei na internet.
    qual seria a renda mensal boa de se viver, pois eu recebo 2.500 reais mensalmente aqui no brasil, com esse dinheiro como viveria ai? obrigada , espero que você possa me informar. beijos

    ResponderExcluir
  6. Lauren, eu sugiro que voce faça simulacoes em sites de alugueis de casa, (metros cúbicos, segunda mano, trovit, entre outros)Polanco é uma regiao super cara, bem como zona Rosa e Condesa, voce pagaria mais de 2500 reais em uma apto nessas regioes. Para ter ideia do seu custo de vida sugiro que faça uma relaçao de seus gastos mensais e compare com esses gastos aqui, voce pode entrar em sites de compras, supermercados, telefone, simulacao de compra de carro, transporte publico, etc. A regiao para morar como coloquei no texto deve estar vinculada a seu trabalho, assim que para traçar uma boa rota pode usar o google maps e pesquisar regioes.

    ResponderExcluir
  7. Morei no México 1 ano. Na zona norte da cidade, quase fronteira com edomex. Lá eu pagava luz a cada 2 meses. Na parte que você fala sobre a luz, poderia incluir esse fato que faz bastante diferença. E a água, era um valor fixo por ano. 1500 pesos por ano.

    ResponderExcluir
  8. Fabiano bom dia, gostaria se possivel de uma ajuda. Trabalho em uma empresa aqui no Brasil Multinacional, ela tem sede em Cleveland, e atualmente fui promovido para uma vaga em uma das filias ai do México, o escritorio fica na Cidade do México. Acredito que o custo de vida seja o mais alto na cidade do México, me ofereceram um salario que não faço ideia se é um bom salario ou não, e gostaria de uma ajuda sua para poder entender estes valores e se realmente aceito a proposta, aguardo um retorno e ai lhe repasso alguns valores oferecidos por eles, assim vejo se peço um valor maior ou se aceito esta proposta mesmo, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode mandar um email pra gente: viviendoenelmexico@hotmail.com. A Fabiana responderá com todo prazer! Saludos.

      Excluir
  9. Boa noite,banho R$ 5.000,00 no Brasil, será que esse valor vivo bem no México com minha esposa e minha filha?

    ResponderExcluir