Emergência 911 !

Eu queria muito ter lido um post como este que vou escrever antes de ter me mudado.


Eu, no auge do meu dialeto que criei quando cheguei aqui, tive um primeiro pesadelo: ir ao ginecologista. Não tinha nada, mas, tava na hora do checkup anual, e eu, que já não sou uma mocinha de 20 e poucos anos, não posso bobear. Já dominava um pouco o espanhol, mas não tinha participado de uma aula na Universidade de sintomas de doenças....rs Que situação! E , pedi pro meu esposito me acompanhar, com a falsa esperança de que o espanhol dele, era melhor que o meu pra ocasião.



Dou risadas sozinha de me lembrar a comédia que foi! Só faltei desenhar pro médico entender toda minha vida depois da "Primera Regla! (menstruação chama regla aqui, descobri na consulta!)", meu marido junto, uma situação horrorosa...e meu queridíssimo doutor, vendo minha cara de desespero, convidou meu marido pra nos acompanhar a sala do indescritível exame, que tanto odiamos! Queria ter um espelho pra ter acesso a cara de "No mannnnnchessss!" que eu fiz. (mentira, não falava modismos naquela época distante....rs)

Eu, meu marido, que achou um ângulo da sala onde não me enxergava... Ele, ali, casualmente me examinando e conversando tonterias com Sr. meu marido. Caros leitores, quase infartei e morri na mesa mesmo.... Vamos pular. 

Como sou amiga de fé, irmã camarada de vocês, vou ensinar algumas coisas básicas, pra evitarem micos níveis king kong, como o meu aqui (to falando, minha aventura mexicana vai dar um livro um dia!)

Quando você chega ao médico, el doctor ou el médico  irá te perguntar:

¿Qué le ha pasado? ou  ¿Qué le pasó? 
Quando você liga pra marcar uma consulta, você "agenda una cita"





Me siento mal
Me siento mareado - É tonto, como quem anda de barco, quem comeu algo que não caiu bem ou pelas mulheres que estão grávidas.
Me siento fatal - Muito mal mesmo, mas muito....

Para falar que algo dói:

Me duele la cabeza (cabeça), nível enxaqueca - migraña!
Me duele la espalda - As costas...
Me duelen las piernas - As pernas...


 


E quando está com coceira é picar:

Me pican las manos - Me coçam as mãos
Me pican los ojos - Me coçam os olhos

Para falar que comemos alguma coisa que não desceu bem (bem comum aqui.... vai decorar fácil!):

Me ha sentado mal algo 

Estou de TPM - Estoy en mís dias.


 

asma y alergia - asma e alergia
artritis - artrite
 arritmia - arritmia
aumento de peso - aumento de peso
caída de pelo - queda de cabelo
cansancio - cansaço
comezón, picazón - coceira
congestión nasal - congestão nasal
depresión - depressão
diarrea - diarréia
dolor abdominal - dor abdominal
dolor en las articulaciones - dor nas articulações
dolor de cabeza - dor de cabeça
dolor de garganta - dor de garganta
dolor de oído - dor de ouvido
escalofríos - calafrios
estreñimiento - prisão de ventre, constipação
fatiga - fadiga
fiebre - febre
ganglios inflamados - gânglios inflamados
granos - espinhas
inflamación - inflamação
jaqueca, migraña - enxaqueca
pérdida de peso - perda de peso 
regla - menstrução
sangramiento - sangramento
sarpullido - brotoeja
taquicardia - taquicardia
temblores - tremedeira
tos - tosse
vómito - vômito
 
 
Tentem sempre ter o telefone perto , esse é do DF:


 
 
Espero ter ajudado um pouquinho e muita saúde pra vocês!

Share:

1 comentários

  1. oi Mel!!! Muito útil esse relato, imaginei a cena do seu marido na sala de exame rs rsrs... Vou torcer pelo livro!!

    Você tem alguma experiência com dentista? Procurei no blog e não encontrei nada. Meu filho usa aparelho, como será a manutenção aí??!!!

    Estou preocupada com isso!
    Obrigada
    Eliane Camargo

    ResponderExcluir