Pros Meninos - Guayaberas!








O México não é um país considerado de alta costura mas que tem muitos trajes típicos. O que não quer dizer que a moda não reine por aqui. Hoje quero contar sobre uma peça básica no guarda-roupa de todo homem deste país: Guayabera. 
Eu fui apresentada para esta peça quando comecei a namorar (meu marido mexicano) e mexericando nas roupas dele vi uma “camisa estranha”, logo pensei que teria que ajudá-lo a mudar de estilo. Preferi não fazer comentários.


Quando nos mudamos para o México logo nos casamos e lá, sim!!! No meu casamento estavam vários homens vestindo aquela roupa estranha! Estranha porque eu não estava acostumada a ver alguém vestido desta maneira em um evento formal, mas aqueles convidados pareciam ser pessoas elegantes, então havia chego o momento de ir pesquisar de onde e porque usavam estas peça tão peculiar.

Faz alguns dias recebemos um convite de casamento que pede para usá-la, daí surgiu meu interesse em apresentar este modelito aqui no blog.





Guayaberas é uma roupa para sexo masculino, que cobre a parte superior do corpo, podendo ser de mangas curtas ou longas, decorado com pregas verticais, e às vezes com bordados, com  4 bolsos frontais, duas fileiras de pregas no peito e três nas costas, encimado por pequenos botões. Há alguns que afirmam que a apresentação das dobras de  se assemelham ao triângulo e as barras da bandeira cubana. Elas são feitos de algodão, linho, seda ou tecidos sintéticos. Se usa para fora das calças.

As camisas guayaberas finas são tradicionais em países tropicais. Normalmente usadas em cerimônias solenes.



Também conhecidas em países latinos como "chacabanas" "camisa" ou "Guayabana".

 As camisas guayaberas são muito populares em: Cuba, República Dominicana, Porto Rico, México, Panamá, Venezuela, na região caribenha da Colômbia, na costa equatoriana, ilhas Canárias, Filipinas e outros países da América Central.







Um pouco da história...

* Uma peça de vestuário que fez história 


O nome Guayabera é pelo simples fato de poder encher os bolsos de Goiaba (guayaba em espanhol)  A origem desta peça tem muitas contradições, mas tudo leva a crer que ela e de origem cubana.  Onde  os camponeses usavam para trabalhar  geralmente na cor branca para suportar com o clima quente da ilha.

Entre as diferentes versões de sua origem, é dito que um agricultor na área de Sancti Spiritus, no centro de Cuba, pediu à sua esposa fazer-lhe uma camisa confortável para o trabalho agrícola. Esta camisa ela elaborou com quatro bolsos que conhecemos hoje e logo se tornou popular entre os camponeses.

O primeiro nome de acordo com a mesma versão desta camisa particular foi “yayabera”, para utilização na região banhada pelo  rio Yayabo. Dizia-se que "colhiam goiabas, usando seus bolsos para colher bons frutos ". Mais tarde rebatizado de guayabera, como é conhecida hoje. 


 O Guayabera Yucateca - Mexico

 

Tendo Cuba em uma localização estratégica na época dos transportes marítimos, não demorou para a guayabera chegar ao México e outros países. Na Península de Yucatán, no México foi adotado imediatamente. Em Mérida, muitos pesquisadores têm atribuído a origem  a Pedro Mercader Gausch de origem espanhola - de ser o introdutor da guayabera em Cuba. (Outra versão)

Don Pedro, chega em Progreso Yucatan e decide fixar residência em Merida  para fazer-se conhecido dizia ser cubano. Lá ele abriu um taller de costura, a primeira venda de roupas feitas em Mérida, localizado no atual edifício do Hotel Merida. Até então a peça não era utilizada. Ele fez algumas adaptações para os costumes vigentes. 

Com o tempo a guayabera se tornou conhecida na cidade, estado, região e logo no país todo. É conhecida até a atualidade e faz parte da vestimentas de homens elegantes (ou não). Se forem convidados para um evento formal, já sabem como devem se apresentar.



Escrito por: 



Share:

0 comentários