Paraíso do Dia - Cozumel.




Chegando a Playa del Carmen, o ancoradouro está fervendo de tanta atividade, só é preciso comprar a passagem seja só de ida ou ida/volta e embarcar.






Distante 30 minutos, chega-se na ilha de Cozumel. Seu encanto caribenho atrai milhares de visitantes todos os anos. Acontece a mesma coisa com os passageiros dos cruzeiros que ancoram durante algumas horas na ilha, os fãs do mergulho prolongam suas estadias por várias semanas. Nunca faltam os entusiastas pela natureza e aqueles que só estão em busca de muita tranquilidade e relaxamento.


Cozumel é uma ilha do Mar das Antilhas, pertencente à província de Quintana Roo (México).

A ilha é de cerca de 48 km de norte a sul e 16 km de leste a oeste, tornando-se a terceira maior ilha do México após o Isla Tiburón, no estado de Sonora e Isla Angel de la Guarda na Baja California. Localizado a 20 km a leste da Península de Yucatán, e 60 km ao sul de Cancún.



História: Pesquisas recentes indicam que os primeiros habitantes da ilha de Cozumel, chegaram por volta do século II a.c. Embora não totalmente identificados, acredita-se que estes indivíduos faziam parte de grupos semi-nômades do Caribe, dedicavam-se igualmente à pesca e a caça. 

Cozumel tem um clima tropical, com variações mínimas e tempestades tropicais, sua temperatura média no ano é de 30°C. Cozumel não fica em uma região propensa ao frio ou baixas temperaturas devido sua lozalização próxima a linha do equador.



Cozumel não tem indústrias, de modo que depende do turismo para se desenvolver. Os alimentos e produtos manufaturados são enviados do continente para a ilha.

A ilha permanece como um destino turístico, principalmente para os seus sites dedicados a mergulho.

Onde ir? Em torno da costa da ilha encontram-se praias de areia branca e mar azul-turquesa de grande beleza. Há áreas como Playa Norte e da Zona Sul e tem uma série de resorts espalhados ao longo da costa. Laguna de Chankanab está localizada a sul da cidade é um corpo de água fornecida por um túnel subterrâneo para o mar onde pode ser visto como um aquário natural da fauna e da flora ao redor do laguna.

Encontre uma palapa colorida, pegue o protetor solar e disponha-se a desfrutar das belezas naturais da ilha. México ficou famoso pelas suas bonitas praias, mas não existe nenhuma em todo o território que possua atributos comparáveis à fina e branca areia, a cor turquesa das cristalinas águas de Cozumel. Os hotéis e as praias mais frequentadas da ilha se encontram na costa com vista para Playa del Carmen. O lado oriental se transformou em praias e clubes privados.


Em algumas áreas do lado oriental, bem como Punta Morena, Punta Chiqueros, Praia Bonita e Praia Chen Río, você encontrará menos afluência de turistas do que no lado poente. Em direção ao sul, o ambiente é mais relaxado, quase hippie. Aí você poderá desfrutar de uma cerveja fria, uma boa quesadilla (prato mexicano feito a base de farinha de milho) de camarões e encontrar uma espreguiçadeira para desfrutar deste paraíso de uma maneira mais relaxada.

Se quiser percorrer os cantos da ilha, o que você acha de alugar um veículo 4x4? Desse modo, será mais fácil chegar a Praia Uvas, Praia Paraíso, Praia Mpia e Dzul Ha, nas quais você pode encontrar restaurantes, bares e aluguéis de equipes para fazer snorkel e explorar os arrecifes que se encontram a poucos quilômetros da praia. Se tiver energia para um longo dia, também poderá encontrar, nesses mesmos lugares, aluguel de caiaques, quadras de futebol e de paddle, aluguel de cavalos para passear na praia, ou se você for mais corajoso, alugar um jet-ski para navegar nas ondas.


A vida noturna de Cozumel está concentrada em dois lugares  Punta Langosta e Av. Rafael Melgar.

Na área de Punta Langosta você vai encontrar: 

Sr. Frogs 

Um dos lugares mais descontraídos e popular de Cozumel, mas também o mais caro, o serviço é super atencioso e bom.

Carlos n Charlies 

Hard Rock Cafe 

Menor do mundo. Como qualquer restaurante do tipo, tem uma atmosfera musical totalmente casual, música ao vivo. 

Viva México Snack Bar

 Ele é o mais visitado do centro de  Cozumel, é um ótimo lugar. Tem um bom serviço, não é muito caro e também tem uma vista espetacular onde se pode enxergar Playa del Carmen. Tem bar, pista de dança,

 Dubai Cozumel

Se quer dançar a noite toda este é o lugar, de terça a sábado, abre a partir das 22 horas.

 

Curiosidade: O oceanógrafo francês Jacques Cousteau, mundialmente famoso por estudar e divulgar a conservação dos oceanos do planeta, chegou às costas de Cozumel em 1961, e declarou que esta ilha era uma das áreas mais espetaculares do planeta para o treino de mergulho, a partir desse momento, os amantes dos esportes subaquáticos chegam em quantidade para conhecer as maravilhas deste lugar. Cozumel compartilha uma porção do maior arrecife do hemisfério norte, que é uma grande oportunidade para mergulhar em mais de 40 áreas diferentes.





Você não necessita ter experiência para fazer parta da experiência de mergulhar com uma visibilidade de 60 metros e descobrir peixes tropicais nos belos arrecifes de coral. Em Cozumel, existe uma grande quantidade de fornecedores de serviços turísticos que alugam equipes especializadas para mergulhadores com experiência, também oferecem cursos básicos para novatos. É claro que aqui você pode obter a certificação PADI, que oferece os conhecimentos necessários e é reconhecida internacionalmente.



Dois dos lugares mais impressionantes para o treino deste esporte são o Parque Celerain e o arrecife Palancar, onde o maior atrativo são as formações coralinas, cavernas e barracas subaquáticas. Uma grande quantidade de emoções estão te esperando em Cozumel!

Dica de hotel:

Acabo de me hospedar no hotel Park Royal e achei super padre!!! All - inclusive com diárias a partir de 4 mil pesos aproximadamente (sempre tem promoção). Conta com teatro, restaurantes internacionais, piscina para adultos e crianças, spa...









Até logo :)







Share:

0 comentários