México Segundo os Brasileiros - Monterrey

Entrevista - Monterrey


Monterrey é a capital e a maior cidade do estado mexicano de Nuevo León, no nordeste do país. Com uma população estimada em 1,1 milhão de habitantes (dados de 2010) residindo em seu núcleo urbano , figura como a nona cidade mais populosa do país. Já sua região metropolitana, a terceira maior do México, que engloba diversas cidades periféricas, abriga um total de pouco mais de 4 milhões de habitantes , espalhados por uma área de 5.346,8 km2. (wiki)





1 –  V.E.M.M: Nome completo, idade.

Tamires Roberta Zório da Luz, 26 anos.





2 –  V.E.M.M: Como veio parar aqui no México, na cidade de Monterrey?

Vim parar aqui porque conheci o amor da minha vida no Brasil e resultou que ele era mexicano e um tempo depois ele teve que voltar para o seu país e eu o acompanhei, nos casamos e hoje temos um bebê lindo fruto do nosso amor.
Faz 2 anos vivo na cidade de Monterrey, estado Nuevo León.


3 –  V.E.M.M: O que mais gosta da cidade?

O que eu mais gosto é a paisagem, a cidade é rodeada por montanhas.






4 –  V.E.M.M: O que menos gosta?

O que eu menos gosto é que faz muito calor praticamente o ano inteiro e o clima é muito seco.


5 –  V.E.M.M: E o custo de vida, como é?

Monterrey é a segunda cidade mais rica de todo o país, ficando atrás somente da Cidade do México, portanto, o custo de vida aqui é altíssimo, sendo o mais alto comparado com qualquer outra cidade do México, é a cidade mais cara para se viver.




6 -   V.E.M.M: Tratando-se de segurança, como você qualifica a cidade?

Faz mais ou menos 4-5 anos anos a cidade sofreu muitos atentados por parte de grupos de narcotraficantes, muitas pessoas morreram na época, muitas foram sequestradas, muitos comércios fecharam porque esses grupos iam e matavam quem estivesse no lugar sem se importarem quem eram, se tinham família e etc. Foi uma situação muito triste, na qual fez com que um número significativo de pessoas mudassem de cidade e até mesmo de país. Atualmente a cidade já não vive com essa falta de segurança. 
Desde que vivo aqui nunca sofri nenhum tipo de violência e muito menos as pessoas que conheço.




7 –  V.E.M.M: Quais são os pontos turísticos que você indicaria pra um turista que quiser conhecer sua cidade?

Existem muito lugares bonitos, mas entre eles eu indicaria Parque ecológico La Huasteca, Parque ecológico Chipinque, Cerro de la Silla, Museo de História Mexicana, Parque Fundidora, Paseo Santa Lucía, Museo del Acero - Horno 3, Mirador del Obispado,  temos muitos lugares próximos, mas que sao considerados outra cidade como por exemplo, Río Ramos, La Cola de Caballo…

Parque Ecológico La Huasteca


Cola de Caballo - Foto: Google Imagens.


Parque Fundidora - Foto: Google Imagens.


8 –  V.E.M.M: Qual o prato típico da sua cidade?

O mais típico é Cabrito, é uma delícia.




9 –   V.E.M.M: As pessoas te acolheram bem quando você chegou?

As pessoas daqui são mais "cerradas" cada um tem o seu próprio grupo de amigos, o que vem sendo algo bem seleto e para você fazer parte desde grupo é bem difícil, senão quase impossível. O que acontece muitas vezes é que você pode até fazer amizade com um régio, mas a amizade morre ai, ou seja, dificilmente essa pessoa te apresentará aos seus amigos e te integrará ao grupo dela. É uma característica que não só eu como estrangeira percebo, já escutei muitas pessoas que são se outros estados e que se mudaram para cá dizerem o mesmo. 
Em geral as pessoas são muito amáveis, porém, não deixam de ter suas reservas. 



10 –  V.E.M.M: A cidade que você mora tem algum artesanato típico?

Tem bastante objetos feitos de couro para decoração, como por exemplo celas, como copo de tequila revestido de couro e com a base em formato de bota. 


11 – V.E.M.M: Como é o clima da sua cidade?

O clima como mencionei acima, é bastante seco e quente praticamente todo o ano, sendo mais intenso no verão. Já no inverno faz muito, muito frio chegando até a nevar.




12 –  V.E.M.M: Quais são bairros bacanas pra viver, de  acordo com classes (média e alta)?

Alguns bairros da clase alta sao:  Del Valle, Colorines, Jerónimo Siller, Fuentes del Valle, Valle Oriente, Residencial Chipinque. Da clase média sao: Contry, San Jerónimo, Cumbres, Anáhuac, Linda Vista, Vista hermosa, dentre outros.





DICAS

- Hotel para se hospedar: 

Quinta Real Monterrey, Safi Towers Hotel, Presidente interContinental Monterrey, Sheraton Ambassador Monterrey Hotel.

- Restaurantes imperdíveis: 

La Nacional, El Gran Pastor, El Gaucho, La Catarina.



- Café imperdível: 

Taqueria y Carniceria La Mexicana, Hotel Safi, Bread Panaderos Artesanales, Hotel InterContinental.



*todas as fotos e texto são de responsabilidade do entrevistado em questão. O Blog agradece pela disponibilidade em colaborar! Gracias! Viviendo en el México Mágico!

Share:

10 comentários

  1. Q legal, Tamires! Ta famosa! Amei sua entrevista. Tem muito brasileiro por aquí. Também chegamos há dois anos. Bj

    ResponderExcluir
  2. Bacana seus comentários! Tbm vivemos aqui há 1 ano. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte em sua nova vida no México.
    Adoreiii.

    ResponderExcluir
  4. Como vc informa o custo de vida em Monterrei e alto. Uma família com três pessoas, sendo uma criança de 11 anos, quanto vc calcula aproximadamente, a despesa média mensal? O aluguel de uma casa de dois quartos em um bairro de classe média? Normalmente as casa já são mobiliadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta aos questionamentos também me interessa.

      Excluir
    2. Moro em Monterrey faz pouco tempo, mas estou adorando... Moro no contry, pago 14.000 pesos de aluguel de uma casa de 3 dormitorios em condominio fechado e pago 3200 pesos de escola pra minha filha de 10 anos.

      Excluir
    3. Amanda, bom dia!!!
      Estou indo morar em Monterrey, meu marido foi transferido. Tenho 3 filhos e estou um pouco perdida pois não temos muitas referências de escola e bairros. Como foi essa questão de adaptação com sua filha na escola??? Obrigada! Sara Mello

      Excluir
  5. Eu, apreciadora de novelas mexicanas no momento (desculpem-me pelo gosto "exclusivo" rsrsrs), conheci alguns aspectos de Monterrey assistindo à novela "Porque el amor manda" - dirigida por Juan Osório.
    Realmente, muitos dos aspectos citados foram, de certo modo, apresentados em algumas cenas. O "cabrito" apareceu em algumas festas e Parque Fundidora também.
    Como sou curiosa (e as cenas apenas servem de estímulo), nas pesquisas que fiz, o custo de vida é bem alto em relação a outras cidades, conforme citado pela colega.
    Até tinha pensado em colocar a cidade em meus projetos, mas confesso que, num primeiro momento, recuei.
    Enfim, adorei a "entrevista" e estou agradecida por vocês nos brindarem com informações reais sobre esse país.

    ResponderExcluir
  6. Que bacana saber que tem muitos Brasileiros em Monterrey! Tenho muitos planos para viver nessa cidade que tanto amo.

    ResponderExcluir
  7. O valor do aluguel em média é quanto? Quais os bairros mais bem localizados e seguros da cidade? E o transporte público é bom? E quais são eles?

    ResponderExcluir