Mulheres Mexicanas de influência!


Como esses dias o assunto está em alta, as discussões sobre o poder e o respeito a mulher na sociedade estão sobre os tópicos principais, pelo Dia Internacional da Mulher, resolvi pesquisar um pouco sobre isso, aqui no México, e vou tentar passar pra vocês, um pouco do que eu descobri!


Eu já escrevi sobre o Dia Internacional da Mulher nesse post, clica!



Segundo o INEGI no  México  existem 57 milhões 481 mil 307 mulheres.
Segundo a CONAPO, mais de 46 milhões de mulheres em idade de trabalhar, 42.3% é economicamente ativa  com 80% no setor de terceiros, ou seja serviços. 4.8% está desempregada .
34% das mulheres são responsáveis pelo sustento familiares só uma de cada 10 mulheres está em um alto cargo nas empresas.




Atualmente existem 185 deputadas federais e 42 senadoras, isso representa 37 e 33% respectivamente de ambas câmaras. (dados de 2015).



Separei então, algumas das centenas de Mulheres com contribuições interessantes ao país. Claro que deixei passar algumas, mas a história dessas foi as que me chamaram a atenção!



CARMEN ARISTEGUI


Formada pela " Facultad de Ciencias Políticas de la UNAM", esta jornalista mexicana já recebeu muitos prêmios ao logo de sua carreira, entre eles: Premio Nacional de Periodismo na categoría de Crónica en Radio, o Premio de Imagen Pública como melhor comunicadora a nível nacional  e o Premio Nacional de Periodismo na categoría de Mesa de Análisis.




SILVIA TORRES-PEIMBERT
A astrônoma mexicana membro da Academia Mexicana de Ciências, pesquisadora e professora emérita do Instituto de Astronomía de la UNAM, Silvia Torres-Peimbert,  recebeu na sede da UNESCO, o prêmio "La Mujer y la Ciencia 2011" para América Latina por seu trabalho sobre a composição química de "las nebulosas". (As nebulosas são nuvens de poeirahidrogêniohélio e plasma)


É a quarta mexicana que recebe o prestigioso galardón, dada a  cada ano a cinco mulheres de vários continentes pela ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o pelo grupo de cosméticos francês L'Oréal.





CARMEN MONDRAGÓN

Mais conhecida como Nahui Ollin, foi uma reconhecida pintora e poeta que nasceu na Cidade do México em 1893. Além de um grande legado no mundo das artes, essa mulher foi a "pioneira" em usar mini saia, dona de uma mentalidade revolucionária para a época , rompeu todas as regras e desafiou muits bons costumes da época.




EULALIA GUZMÁN

Além de professora e historiadora, Eulalia Guzmán foi a primeira arqueóloga mexicana. Chefe do Departamento de Arqueología del Museo Nacional, foi a responsável de coletar grande quantidade de informação sobre o México prehispánico , enriquecendo os dados históricos do país.







GERTRUDIS BOCANEGRA

Durante a luta pela independência, tanto Gertrudis como seu esposo e filho se uniram as forças rebeldes de Miguel Hidalgo. Esta heroína mexicana desenvolveu uma rede de comunicação de grande importância, recrutando gente disposta a lutar por sua pátria, e ainda organizou numerosas reuniões rebeldes, até que em 1817 foi traída, sendo depois,  fuzilada.





ELISA CARRILLO

Destacada bailarina, cursou a Escola Nacional de Dança Clássica do México e a National English Ballet School London. Primeira bailarina da Ópera Estatal de Berlim, Alemanha, se converteu de uma das figuras mais importantes da história da dança mais importante do cenário atual. Em 2010 foi nomeada Embaixadora da Cultura do México pela Câmara de Deputados.





LILA DOWNS

Cantora, intérprete, compositora, produtora, e atriz, que, mantém o folclore mexicano vivo através de sua música.




LUPITA JONES

Diretora do "Nuestra Belleza México", e a primeira mexicana a ser coroada como Miss Universo.






XIMENA NAVARRETE

Ximena começou sua carreira como modelo aos 15 anos. É estudante de nutrição. Foi vencedora dos concursos Nuestra Belleza Jalisco 2009 , Nuestra Belleza México 2009 e coroada como Miss Universo 2010, vencendo outras 82 candidatas de todo o mundo.
Em fevereiro de 2011, Ximena tornou-se o rosto oficial da campanha mundial da marca de cosméticos L'Oreal Paris.
Depois de viajar por diversos países durante o mandato, como Espanha, França, Rússia, Porto Rico e Brasil, entre outros,como embaixadora da Miss Universe Organization, a proprietária do concurso e que tem como uma de suas maiores causas a luta e prevenção contra o vírus HIV no mundo, Ximena foi nomeada madrinha e porta-voz da Comissão Latina contra Aids em Nova York, organização sem fins lucrativos da cidade, em abril de 2011.




PAOLA LANGORIA

Esportista número um do mundo em racquetbol, ganhou por 3 vezes a medalha de outro nos Jogos Centro Americanos, e o Prêmio Nacional de esporte em 2010.






SALMA  HAYEK

Atriz de teatro, cinema e televisão, modelo, empresária e produtora, com destacada importância no cenário internacional. Indicada ao Oscar em 2003, em seu papel como "Frida".






e falando nela....

FRIDA KAHLO.

Frida Kahlo foi uma importante pintora mexicana do século XX. É considerada, por alguns especialistas em artes plásticas, uma artista que fez parte do Surrealismo. Porém, a própria Frida negava que era surrealista, pois dizia que não pintava sonhos, mas sua própria realidade. Destacou-se ao defender o resgate à cultura dos astecas como forma de oposição ao sistema imperialista cultural europeu.
Eu nunca conseguiria em poucas linhas definir Frida Kahlo.
Tem muitas matérias no Blog e no mundo sobre ela, e cada uma que leio, aprendo mais.

Frases

- "Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?"

- "Eu nunca pinto sonhos ou pesadelos. Pinto a minha própria realidade."

- "Bebi porque queria afogar minhas mágoas, mas agora as coisas malditas aprenderam a nadar."

- "Eu pinto autorretratos porque estou muitas vezes sozinha e porque eu sou a pessoa que eu conheço melhor."

- "A pintura tem ocupado minha vida. Perdi três filhos e uma série de coisas que poderiam ter preenchido a minha vida horrível. A pintura substituiu tudo. Eu acho que não há nada melhor do que trabalhar. "









Não tenham dúvidas que pra mim, Frida e Mexicanas que contribuiram com o mundo, são sinônimos. 


Nesses outros posts, conto mais sobre a história de F.K.


    "... las campañas de los pueblos sólo son  débiles cuando en ellas  no se alista el corazón de la mujer, pero cuando la mujer se estremece y ayuda, cuando la mujer, tímida y quieta de su natural,  anima y aplaude, cuando la mujer culta y virtuosa unge la obra con la miel de su cariño, la obra es invencible”.
         José Martí


    Share:

    0 comentários