Superar, sempre.


Esses dias atrás, andou passando um filme na minha cabeça...






Acredito que pela atual situação econômica  do Brasil, os brasileiros tem procurado oportunidades em outros países mais significativamente.
Quando mudamos pra São Luís Potosí, você , que me acompanha desde meus primeiros textos sabe que eu não conhecia ninguém, não falava uma palavra em espanhol, não dirigia.


Fui arremessada em uma corrente , e, ou nadava, ou morria afogada. Tive que me virar! Falar com as mãos, pagar muitos micos (MUITOS!), chorar de desespero que eu não conseguia me comunicar com as pessoas. Começar do zero. E sempre me policiando para não fraquejar, pois nós, mães e esposas, temos que passar confiança! Lembro bem, quantas vezes eu fui tomar banho e chorei sozinha, quieta, e eu mesmo me acalmei.







É muito difícil: você tem que reconstruir um ciclo de amizades, aprender a fazer compras no supermercado, a dirigir, a ver o lado positivo das coisas.

Eu tive um agravamento.

Não tinha NENHUM brasileiro por perto. Mas sabe que, pensando friamente, esse ponto foi essencial pra nossa "mexicanização" . Eu saí da minha zona de conforto. Eu não tive opção!
Ficamos um ano mergulhados de cabeça no dia a dia dos meus queridos amigos mexicanos, que , com toda paciência do mundo me ensinavam as coisas mais simples, como, comprar o material escolar da minha filha. Pensem comigo, pra quem não sabia uma palavra em espanhol, comprar um tesoura na papelaria, é uma epopéia.

Depois com o destino, e a ajuda do grupo/site, depois de um ano, fui conhecer brasileiros. E vem aquele "cheirinho" de casa junto com eles.  E claro que o universo conspira pra que você vire BFF em questão de segundos. 

Pra que eu to filosofando tudo isso?

Pra dizer que todo mundo consegue! Eu consegui. 





Hoje, aqui em SLP eu tento ajudar todo brasileiro que chega, com as informações básicas que eu aprendi na raça, como por exemplo, que temos que chamar a pipa de gás pra que ele não acabe de repente, ou, pra tomarem cuidado com certos vocabulários que aqui, seriam obscenos. Mas ao mesmo tempo que ajudo, apresento meus amigos mexicanos, porque é muito importante socializar, não se fechar num clubinho e perder a oportunidade de conhecer tanta coisa bacana.
Esses dias, fui "desayunar" com uma nova brasileira aqui em SLP e fiz questão de levar minha amiga mexicana junto.


E olha digo pra vocês, estou completando 2 anos de Blog agora em abril, e NUNCA, nunquinha, recebi tantos emails de pessoas que estão vindo pra cá.  Dia desses me senti uma palestrante em um restaurante aqui em SLP... Uns brasileiros com ofertas pra se mudarem pra San Luis, me convidaram para almoçar, lotados de dúvidas.


Até San Luis , tá lotando de Brasileiros!

E eu já disse pros meus amigos, que vou fundar um clube de associados, onde cada família contribuirá com uma quantia, pra gente fazer um churras  mensal! (ou tacos?!?!?!!?).



#prontofilosofei.






Share:

7 comentários

  1. Muito legal a idéia do churrasco, uma coisa tipicamente brasileira, acho que todos irão participar. Entendo bem seu desespero e fico feliz que tenha superado e virou até referência em esclarecer dúvidas para os que estão chegando, isso mesmo, tudo retornará para você em forma de energia positiva. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. muito legal o post,você é uma guerreira. Muito bacana essa atitude de ajudar brasileiros que chegam por aí. Sucesso com seu blog e com esse trabalho solidário.

    ResponderExcluir
  3. Mel, conheci seu blog por uma maneira "torta" (Desculpe-me, mas é que vendo novelas mexicanas na internet, com a intenção de me familiarizar com essa língua, localizei seu blog, quando buscava informações sobre o México). Por isso, digo dessa forma.
    Depois que li suas postagens, fiquei encantada com a forma completa e realista de expor a realidade mexicana. E, devo confessar, estou cada dia mais interessada em conhecer esse país. É claro que estou pensando ainda e com muita cautela; afinal, não domino o idioma, tampouco saí do meu país (rsrsrsrs).
    De qualquer modo, fico feliz com a oportunidade que você está nos dando de "desvendar" esse país, de certa forma, desprezado por muitos de nós, brasileiros, que normalmente alimentamos apenas o sonho de conhecer os Estados Unidos e a Europa, sem, ao menos, dar-se a oportunidade de conhecer os países latinos.

    Gracias!!!

    Ely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Ely, fico muito feliz, muito mesmo! E quanto ao idioma não se preocupe, é só não ter vergonha que tudo dá certo! Eles nos entendem e a gente entende eles...rs! Espanhol é bem complicado pra dominar 100%!
      Adorei sua mensagem...! Espero que continue se encantando com esse país! Ele é lindo.

      Excluir
  4. Ah, detalhe: também estou ficando até com vontade de conhecer SLP, depois de sua propaganda (rsrsrsrs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh sou suspeita, não vou opinar! ;) Mas será muito bem vinda!

      Excluir
  5. Melissa,
    Estou me preparando para passar um tempo nesse país, que como voce diz, é tão rico culturalmente e parece, de pessoas tão amorosas e felizes!
    Agradeço por voce compartilhar suas experiencias.
    Abraços.

    ResponderExcluir