Furtada no México. O que fazer?


Tenho um ódio que não me abandona em lembrar dessa história, mas como o intuito do Blog é ajudar as pessoas, vai que, alguém precisa saber os procedimentos para tal situação né?
Eu nunca tinha ficado em San Luís Potosí pras festas de final de ano, sempre aproveitávamos e íamos viajar pra outro lugar, de preferência fora do México. Vocês que me acompanham sabem que esse ano não foi um ano legal pra mim, então, claro que teria que terminar ele de castigo, aqui.

Mas não foi um simples ¨fiquei sozinha nas festas em San Luis Potosí¨. Fiquei sozinha , sem a maioria dos amigos que foram viajar E SEM DOCUMENTOS. Sim, meu caro leitor, o ano ainda guardava uma pendejada pra mim: me roubaram.








Na loucura do final do ano, tudo entupido de gente, fui com a Helô e uma amiguinha no HEB comprar Shopkins de presente pra ela, da madrinha do Brasil que tinha mandado dinheiro. Feliz e contente. Uma multidão, socado de gente! Foi rapidinho, voltamos pro carro e falei: vamos voar pro posto que estou sem nada de gasolina (era o início do gasolinazo!).  Fui pro posto mais próximo, fiquei muito tempo na fila e quando chegou minha vez, ABRI (estava fechada) minha bolsa e surpresinha!!!! Cade minha carteira? 
Aquele minuto que o coração para de bater e você age por impulso. Saí correndo da fila, e em 3 minutos, sem NADA de gasolina (tipo, não existia pauzinhos....) e apitando o carro, voltei ao supermercado. Mas, minha carteira evaporou. Eu juro que fiquei 2 horas com o responsável da segurança do local, fui em todas as latas de lixo, chequei todos os cantinhos , perguntei a todos! Até a camera a gente viu, mas tinha muita gente (alem de todo mundo, 4 empacotadores no mesmo caixa: 2 senhores e 2 garotos...). e não deu pra saber se deixei a carteira no caixa! Me ferrei, não estava acreditando.

Minha filha e a amiguinha super nervosas,  quando desisti, tive que chamar por socorro. Minha amiga Pâmela foi me levar dinheiro: pra sair do estacionamento e por Deus, achar gasolina.


Até agora não acredito que não me devolveram , pelo menos os documentos... é uma baita sacanagem. O ladrão deve ter ficado com muita raiva de mim, porque devia ter 50 pesos no máximo na carteira.





AGORA VAMOS PARA DOR DE CABEÇA, documentos.

Tinha tudo la dentro: carta de motorista, visto de residentes (meu e da Helo), cartoes de credito e de debito, monederos, tudo.


1. PASSO:  

CANCELAR todos os cartões, porque lembrem-se amiguinhos, aqui, cartão de crédito não precisa de senha!!!  E se pedirem documentos pra usar o cartão, se for como eu, estão todos na mesma carteira, facilitando a vida do FDP! (to com raiva....) No meu caso, foram SEIS cartões.
Demorou uma semana mais ou menos, pra eu ter meus cartões de volta, e voltar a movimentar normalmente minha conta.



2. PASSO:

Se dirigir a PGJE, Procuradoria General de Justicia, pra fazer o famoso B.O. com a polícia, que aqui se chama ¨ACTA DE HECHOS¨. 
Fui la, inchada de tanto chorar, arrasada, mas ainda assim, notei que a daqui é super organizada, limpa, nova!  Não demorou nada pra me chamarem e eu contar tudo o que aconteceu.
Esse papel é muito importante para os próximos passos, TEM QUE FAZER no mesmo dia, de preferência. 
Não tem custo.


Depois disso.... 

Pra pedir 2. via aqui, eles falam Reposición.


  • Reposición de Licencia de Conducir (carta) (pode mudar de estado pra estado)



Foi médio.

Primeira coisa você tem que se dirigir ao Ayuntamiento da sua cidade e tirar um ¨comprobante de no infracción de tránsito municipal o del estado¨. Fui com o passaporte mesmo, que era o único documento que eu tinha, com a Acta de Hechos, paguei 20 pesos e me deram.
Depois disso você tem que se dirigir a Secretaria de Finanzas, com uma cópia do passaporte, uma cópia e o original do comprovante de endereço e pagar $ 182 (pesos).
Na hora já fica pronta.

ps: o oficial não acreditou que no dia seguinte ao roubo eu já estava lá regularizando a minha situação, quase me pediu pra voltar pra casa.....hahahaha.


  • Reposición de la Visa de Residente (visto , INM)


Aí meu amigo, invoca o BUDA. Faz meditação, ou boxe mesmo. E tem que fazer o quanto antes viu? Não dá pra adiar, que se algo acontecer você se ferra de vez (detalhe que era férias do INM e eu tive que esperar até 02/01.)

Primeiro passo: abrir o processo online pelo site do INM:




Muita atenção, mas MUITA mesmo. Qualquer vírgula errada não vão aceitar.

Depois de preenchido reunir os seguintes documentos (original e cópia):

- PASSAPORTE
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
- CURP
- ACTA DE HECHOS ( 2 CÓPIAS)
- CARTA PEDINDO AO INM A REPOSIÇÃO DO DOCUMENTO, PELO MOTIVO APLICADO. (faz a mão mesmo)

Depois de chegar feliz e contente no guichê e ela checar esses documentos, ela vai te dar outro formulário para ser preenchido, SEM ERROS, e a maravilhosa guia a ser paga nos bancos, no valor insignificante de (!!!!!!) $ 1144,00.
Sim , é isso mesmo pessoal. E se você perdeu todos da sua família como eu, se ferrou 3X.


Fui 3 vezes no INM até conseguir protocolar o processo. Surge um número para você acompanhar pelo site, e tarda 20 dias para liberarem o novo.


Atenção, MUITA atenção!!!!!


Se você MUDOU de endereço no México, depois que tirou o visto de residente e NÃO comunicou ao INM, se ferrou! (Voce tem um prazo de 90 dias pra informar a mudanca ao INM)
Vai ter que fazer o processo e pagar MULTA por tempo de atraso em comunicar-los.



Adicione ao formulário:

  1. Comprovante e cópia de novo endereço
  2. Carta ao INM, informando o antigo endereço e o novo, e quanto tempo faz. Em 90 dias não tem custo, acima disso , proporcional ao tempo.




E nem preciso dizer que óbvio que a empresa antiga do meu marido, só comunicou que ELE SE MUDOU. A família dele, não. Fiquei tão, mas tão feliz, que nem tirei foto da minha cara que ia virar meme, certamente. 


* atualizando o status: recebi o visto novo hoje, dia 06/03/2017,  2 meses depois :(


É amigos, conselho meu?
Não andem com seus documentos originais , guardem num COFRE.
Só podia ter terminado assim meu maravilhoso ano, mas..... só lhes digo uma coisa....
(E se eu souber quem foi o infeliz que está com minha carteira, terá um post novo: depois que eu arrebentei um cara no México, o que fazer?)














Share:

1 comentários

  1. Muito nos entristece saber disto,desejo luz e forças para passar por essa situação,isto recorda o contratempo que passei ano passado em São Paulo,clonaram meu cartão no final de semana do meu aniversário e a gerente da Caixa Econômica do Conjunto Nacional ,na Paulista,me disse que eles não poderiam fazer nada,teria que resolver tudo na minha agência situada em Juiz de Fora Minas Gerais a 500 km de SP,RESULTADO FIQUEI O FINAL DE SEMANA DO MEU ANIVERSÁRIO SEM UM TOSTÃO,POR CAUSA DE UMA BUROCRACIA ABSURDA,tive que recorrer a parentes que me enviaram dinheiro,como se não bastasse ainda fui atacado um pouco depois por uma gangue de neonazistas a poucos metros da av. Paulista por ser efeminado;depois disso que me ocorreu penso que a burocracia e os perigos e obstáculos que enfrentamos no Brasil nos deixam preparados para qualquer lugar no mundo.Desejo muita sorte para a prezada Melissa Lima,para que ela não enfrente contratempos como esse e continue nos ajudando por meio deste blog!Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir