Impostos Veiculares no México - Tenencia e Refrendo 2017

Atenção residentes do México para mais uma dica super importante!






Aqui , no começo do ano , temos que pagar (ou não, depende do estado....) a TENENCIA VEHICULAR, já ouviram falar? Pois bem....

Se no Brasil temos o IPVA, aqui temos a tenência. O engraçado é que cada estado do México atua de uma forma perante esse imposto, e todo ano temos que checar!
Esse pagamento é feito nos 3 primeiros meses do ano, e o valor depende de muitos fatores: marca, característica, valor....

É curioso, porque esse imposto foi criado a partir de 1961, para financiar os Jogos Olímpicos,  como urgência  e temporal, porque o país precisava de dinheiro para financiar as Olimpíadas. E muito tempo depois, em alguns estados, ainda está sendo cobrado, o governo ainda está dependente dele.... 


Como eu sou legal, rs, já pesquisei pra vocês em que estados se cobrarão a TENENCIA, este link está super completo, é só clicar e checar onde e quanto vai sair!







Se o seu boleto não chegou pelo correio, pode consultar com a placa do auto, através do site da Secretaria de Finanzas do estado que você vive!


Mas o que acontece se não pagar?


Você poderia passar a vida sem fazer o pagamento, no entanto, você vai precisar dele para fazer seu check-in nas grandes cidades e tudo que aconteça com seu auto que precise de dados, como a placa, está a dívida. E como somos estrangeiros , melhor não vacilar.


E pensam que é só isso?



Tem também o tal do REFRENDO VEHICULAR, outro imposto, este pelo ¨replaqueo¨ ou pelas placas dos autos que usamos no país. 


A diferença da TENENCIA, que é um imposto que se paga uma determinada quantidade dependendo do valor de seu automóvel durante um prazo de tempo, o REFRENDO se paga sem importar o valor do valor do automóvel, embora normalmente haja diferenças entre motos, automóveis e caminhões .







Espero ter ajudado um pouco!
Besitos.

Share:

0 comentários