Dicas de como conquistar a simpatia mexicana!

Hola chicos!

Esse mês o blog está bem preocupado com a adaptação de vocês no México, perceberam?
Pois bem...
Pra uma adaptação ter sucesso, um dos pontos mais importantes de todos é você reconstruir seu ciclo social. Isto, no seu país já é difícil, calcula agora num outro, outro idioma, outra cultura. É difícil sim!
Tem que estar aberto, disposto...
Eu obtive sucesso nesse quesito: 90% dos meus amigos são mexicanos mesmo. Tive a oportunidade de conhecer muito desse país (tudo o que tento passar pra vocês...) através deles.
Hoje são parte de nossa família. Porque aqui é assim, se você passar no teste da amizade, você virou família mesmo.
Acho que é uma característica bem particular mexicana, porque tenho muitos amigos espalhados por esse mundo e eles vivem me falando que eu consegui em pouco tempo o que eles, em anos, ainda não tem!
Culpa de toda essa simpatia mexicana!
Vou ser legal e ajudar vocês....rs
Dicas de como conquistar uma amizade mexicana:



- Ser simpático nas horas das refeições, falando Provecho! (antes, durante e depois das refeições...) Ex. Está no refeitório fale provecho para os companheiros na sua mesa, ao sair da mesa para os que ficaram , e se encontrar alguém indo almoçar, no caminho, fale também.



- Quando alguém espirrar, na hora, interrompa o que estiver fazendo, mesmo se for urgente, e , fale Salud! Conhecido, inimigo, transeuntes, o que for... Tem vezes que você está em um estabelecimento público, alguém espirra e você ouve um coro de N vozes: Salud! Salud!



- Nunca (entenderam bem?) , nunca, recuse um convite para uma festa ou evento social. Muito menos tente enrolá-los! É ofensa nível hard ! Você vai ser convidado pra ir em eventos bem peculiares: da irmã da filha da vizinha. Não importa! Se você não tiver uma boa razão (firmada em cartório), vá! Bote seu melhor sorriso no rosto e faça a social. 




- Aprenda fazer quitutes brasileiros, em especial , coxinhas e sua família e brigadeiros. Você vai conquistar muitas amizades. Experiência própria! Junto com o "bocadillo" em si, tem todo um ritual, que inclui contar das festas brasileiras, ajudar a pronúncia (rende muitas risadas!).
Eu não sabia fazer, aprendi por necessidade, e antes de ficar bom, joguei muitas receitas no lixo.
Dica: Pra fazer brigadeiro, use o chocolate Morelia (testei todos...)




- Leve sempre numa boa a referência Brasil mundo afora, quando te associarem a samba, carnaval, cerveja, bunda e capoeira. Não é maldade! É chumbo trocado, afinal , associamos o México a tequila, mariachi, cactos e narcos.





-Alerta MASTER! Jamais, em hipótese alguma, critique a pronúncia do Inglês. Não ouse discutir , de verdad! Aprendi a duras penas que cada nacionalidade leva seu acento. Afinal, aqui, depois que eu termino uma frase, super correta, milimétricamente pensada, o "guey" me pergunta de onde eu sou... Sempre meu acento me entrega. Então, amiguinhos, desnecessário.



- Se você não gostar de uma comida típica famosa deles, não comente. Guarde pra você! Faz um ano que eu sou presenteada por tamales. De todas as procedências, sabores, tamanhos. Afinal, é inadimissível! Faça seu melhor sorriso de Monalisa e não fale que não aprovou.



- Presenteie seus candidatos a amigos com produtos brasileiros: café, farofa, pão de queijo! Por mais que custe lágrimas à seus olhos, será um investimento e tanto. Eles irão lembrar disso eternamente.



- Leia o blog (claro!claro!) e tenha muitas referências sobre a cultura e história do país. Estou para conhecer povo mais orgulhoso de suas raízes. Se você chegar então falando sobre Zapata e Juaréz, vão ganhar muitos pontos... (simule até uma certa antipatia por espanhóis...hehehe, cruze os dedos...). Mais vale você falar de Zapata do que do Chaves, vai por mim!




- Por mais que você não seja católico, mostre seu respeito pela grande "Chefa" disso tudo aqui: A Virgem de Guadalupe é onipresente em toda a nação. Jamais discuta religião aqui. 



- Essa é pra virar BFF : Afirme que na Copa, NO ERA PENAL! Afinal a Holanda não merecia levar o jogo. Não precisa nem saber direito o que aconteceu, só decore: No, NO ERA PENAL!




- Repitam comigo: O México fica na América do NORTE. De novo: O México fica na América do NORTE. Mais uma vez: O México fica na América do NORTE.



- Esqueça seu conceito de comida mexicana que conhece do Brasil. Não é igual. Não chegue aqui falando que conhece comida mexicana porque comeu tacos e nachos. Insulto. Se quer impressionar chegue perguntando sobre a riqueza da culinária e querendo provar Chile en Nogada, Pozole, Mole, Menudo, Enchiladas... Isso sim é a gastronomia da qual eles enchem o peito pra falar.




Gostaram?

Resta dizer que se você tentar tudo isso e não der certo, paciência, gente mala tem em todo lugar.
Aí, manda um beijo no ombro mesmo.

:)










Share:

15 comentários

  1. Estou apaixonada pelo blog. Adorei

    ResponderExcluir
  2. Oi, Melissa. Ñ sou muito de comentar em blogs, mas achei que valia a pena deixar registrado que estou adorando o seu! Estou a horas navegando por aqui. Adoro o México e sua cultura e espero um dia conhecer o país. Seu blog é bastante completo, parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Mel, excelente esse post... Com todos os pontos e vírgulas. Adorei.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, estou no Brasil mas devo me mudar para o México, mais precisamente para Guadalajara; quero ficar em definitivo. Como levar dinheiro do Brasil para o México? Me refiro a quantias como R$20.000,00 Conheci uma galera do México aqui em Belo Horizonte, eu que já queria conhecer o país agora vou é mudar, embora tenha receio de ter dificuldades em conseguir a tal FM3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Eu moro em Guadalajara! Sou mexicano, se você quiser eu posso ajudar-te quando você estiver aqui, meu whatsapp é: +523320131477

      Excluir
  5. Adorei Mel! Tudo anotado, rsrs, desembarcarei em Guadalajara dia 24. ��

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas orientações, Melissa!!!! E quase morri de rir, pois vivenciei o que voce diz, porém, como não foi por um "largo tiempo, pues que estaba de paso", não cheguei a conhecer bem esses detalhes!!!!! Parabéns pela perspicácia!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Seu blog esta mi ajudando muito.

    ResponderExcluir
  8. ahh, adoro o blog, tudo a ver essa materia! y provecho si estan comiendo, cenando o desayunando!

    ResponderExcluir
  9. Que delícia de Post Mel!!!rs
    Vc sempre de parabéns pela iniciativa e dedicação!!! Qdo lemos temos a impressão de estarmos num bate papo de amigos mesmo!! Consigo "ouvir" vc dizendo td, com sua riqueza de detalhes e expressões!!! Genial!!rs
    Eu nem cheguei ainda e já me identifico tanto...!!!kkkkkk
    A parte de não corrigir o inglês acabei de vivenciar, meu namorado crente q domina o idioma solta um "yesteRRRRday" e me corrige qdo faço terminações com Ds e Ts aparentes: nighTTT, gooDDD e por aí!!!kkkkkkkkk....Discussão perdida, mas vale pela graça de tudo!!!rs
    Muito Obrigada Mel!!! Bjsssss!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito maneiro seu blog! Adoro seus posts! Eu moro em Playa del Carmen pertinho de Cancun desde 2007 e tudo isso que vc escreveu é a mais pura verdade. Eu tb tenhos varios amigos mexicanos. Adoooooooro! 😀

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Adorei tudo! Que dicas valiosas! Nunca imaginei que houvessem tantas "regras" de convivência.. Acho que é porque nós brasileiros somos meio bundalelê, tudo serve hehe.
    Achei o máximo a história do Salud e do Provecho! Anotei tudo!
    Já falei que cada dia que leio seu blog, morro de vontade de conhecer o México! Estou amando tudo Melissa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei saber um pouco sobre essas dicas valiosas eu tenho um amigo mexicano vive nos Estados unidos,qnd ele falar para mim: voy acenar! Eu direi Provecho👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas pretendo ir ao México este ano após a pandemia, vou a Pachuca Hidalgo: obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir