Quer mudar pro México? Comece lendo isso.

Muita gente me pergunta como se faz pra mudar pro México.
E eu sempre me pergunto, o que fez a pessoa ter vontade de mudar pra cá, pois cá entre nós, não está no top 5 de destinos preferidos dos brasileiros.




Mas existe sim, de candidatos ao próximo RBD, ou galã da Televisa, a pessoas que tem um amor inexplicável pela pátria, que sabe mais coisas que eu que moro aqui. Bem interessante!

Eu sempre respondo que o primeiro de tudo, é ter um plano. A partir do plano , executá-lo. Eu vim numa situação cômoda, onde meu marido já veio contratado da empresa que ele trabalha há anos, então tínhamos essa segurança (milhões de INseguranças, mas visto e trabalho, tínhamos!). Resolvi fazer esse post, pra tentar ajudar um pouco.




Muita gente imagina que os preços das coisas aqui são bem mais acessíveis. Se você comparar aos EUA, Canadá, Europa, Brasil, e Austrália é sim. Mesmo com o aumento considerável que vem acontecendo no México nos últimos anos, ainda é vantajoso. É só pesquisar os estados onde é mais barato pra se viver... com certeza SLP é mais barato que o DF. Quer fazer um comparativo de onde você vive atualmente pra onde quer mudar? Essa ferramenta é ótima, só simular clicando aqui!

Os lugares mais caros para se viver aqui, são: Puerto Vallarta, Playa del Carmen,  San Miguel de Allende, Cuernavaca e nos bairros mais chiques de Monterrey, Guadalajara e Cidade do México. Segue aqui um site com um ranking das cidades de melhor qualidade de vida na república: Só clicar!
Se quiser um mais exato, mais detalhado, só clicar e passear por esse aqui!





Lembrem que aqui o sistema de saúde é bem diferente... As empresas não são obrigadas a ceder benefícios aos funcionários. Logo, você pode aderir ao IMSS, direito de todo o empregado que contribui (ou seja, você precisa estar registrado para usufruir) ou encarar as consultas por clínicos gerais em farmácias ( em torno de 5 doláres) ou em especialistas (35 dólares).
Pra quem não se encaixa nessas opções tem o público, mais ou menos como o SUS no Brasil, onde basta ter residência (seja estrangeiro ou mexicano).



O custo de prestadores de serviços ( empregadas, jardineiros, babás, cozinheiros...) são bem baratos ( de 2,50 a 4,50 dólares por hora, depende da região).

Voltando ao plano...

Acho bem perigoso mudar pro México sem uma "reservinha" de dinheiro. Não há um sistema de seguro estatal. Se você não tem o visto, entra no país com o visto de turista, que hoje em dia é de 6 meses. Passando esses 6 meses, você tem que deixar o país, regressando posteriormente. Vale ressaltar que emprego legalizado, onde você é registrado, é bem díficil ter ofertas para estrangeiros, eles dão prioridade aos próprios mexicanos. Existem sim, mas aqueles de professor de línguas (português , inglês) ou informais. Então eu acho mais bacana começar a pesquisar desde antes de mudar.

Segue aqui , uma lista dos melhores lugares pra se trabalhar no DF. Só clicar!



A segurança aqui, eu particularmente não tenho do que reclamar por mais que a  mídia mundial tente pregar que a terra é sem lei e existem cabeças fincadas pelo país. Tem sim, como todo país seus lugares mais perigosos. A Forbes, esse mês, listou : Clica aqui!



Crédito bancário aqui não é fácil, é uma luta, mesmo legalizado e ganhando bem. Não existe especial, aquele que estamos acostumados a incorporar no orçamento. Cartão de crédito então, só falta tirar sangue e fazer checkup, para liberarem depois de algum tempo.
Então comprar carro é bem mais barato, mas, A VISTA, a princípio.




Lembrando mais uma vez os amiguinhos, Visto, tem que ter, e você tem 3 maneiras de consegui-lo:
*visto de trabalho (a empresa tem que te convidar ao cargo e estar ok com o INM)
*visto de estudante (você não pode trabalhar legalmente e é por tempo determinado)
*visto por matrimônio com mexicano(a).


Ajudei um pouco?
Ainda assim vale a pena?


Se você tem um sonho, super incentivo a correr atrás dele, mas, PLANEJE-SE para isso!




Nos vemos.
Besitos.




Share:

23 comentários

  1. Vou citar seu post no meu Blog... Já que você é mais aplicada e tem mais paciência, e escreve MUITO melhor que eu. Posso?
    Tá excelente e eu não vou fazer um igual! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Sim.....é um sonho.....mais se eu pudesse viver seis meses por ano, já estaria super....hiper....muy contenta.....y feliz ��


    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Queria saber quanto custa aluguel de apto pequeno de um quarto na cidade do México?
    Se vc souber vai me ajudar muito!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oí menina.. O Custo de alugel vai depender do lugar onde você quer morar... O Df é muito muito muuuito grande estão Acho legal as dicas do melissa a dona do blog... Primero deve ter um plano, ex: você tem amigos lá no Df você conhece o endereço Onde eles moram, estão Acho que pode pesquiçar um alugel pertinho deles... O tempo de transportaçao lá poderia ser exessivo

      Excluir
    2. oi tudo bem eu gostaria de saber quanto ta aluguel ai um quarto

      Excluir
  4. ADORO SEU BLOG !! AS DICAS SÃO SUPER CONSTRUTIVAS.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de voltar do México, mais especificamente de Mérida...meu coração ficou lá...quero voltar mais vezes com certeza! E parabéns pelo blog, muito esclarecedor. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente se rende né? Espero que volte e consiga conhecer mais da República. Muito obrigada, fico feliz que acompanhe o blog. :) Saludos desde México!

      Excluir
  6. Amei seu post e blog, tenho muita vontade de pelo menos conhecer o México, já que morar seria difícil para mim, mas quem sabe um dia né? Vou acompanhar seu blog, coloca fotos de lugares interessantes pra gente "viajar por aqui mesmo" rsrs, bjus.

    http://www.cinthiaartea.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!!! Fico muito feliz, espero de coração que um dia conheça o país com seus próprios olhos, mas enquanto isso , seguirei compartilhando nossas experiências! Saludos! :)

      Excluir
  7. Minha querida! Adorei seu blog! Eu e o meu marido temos planos de nos mudar para o México daqui a uns 6 anos. Temos um certo medo por não conhecer ninguém ai, mas o nosso sono de ter uma vida mais tranquila em outro pais fala mais alto. Com o seu blog,temos uma ideia melhor de como são as coisas, por favor,continue postando mais e mais coisas sobre o México, ou até mesmo sobre seu dia a dia com as pessoas ,isso tudo ajudaria muito mesmo. Você está de parabéns. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal!!! Muito obrigada. Olha só temos um grupo de brasileiros que vivem aqui:
      https://www.facebook.com/groups/679382108836181/
      É de muita utilidade! ;) Bienvenida.

      Excluir
  8. Oi, primeirp parabéns pelo Blog! Estou morando no DF e comprei uma passagem de ônibus para Puerto Vallarta saindo da capital para ir no ano novo, ja que a passagem de avião estava muito cara. No entanto, me disseram que viajar de ônibus a noite pelo México é extramamente perigoso. O que você acha? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Muito obrigada :) fico contente. Olha só, acho que de onibus é bem menos perigoso que sozinho de carro. São bem comuns as viagens noturnas de ônibus. E vai valer a pena, Vallarta é lindo. Tem várias dicas no blog! Aproveite! ;)

      Excluir
  9. Olá Melissa, adorei o blog, o pose, parabéns!Tenho uma dúvida mais específica, como funcionou seu processo de visto como esposa? Não achei muitas informações sobre isso! Poderia me ajudar a entender como funciona ou onde achar orientação? Bjs

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!

    Estou indo morar no México em janeiro e queria saber se vc sabe o que precisa para tirar a habilitação mexicana.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem post no Blog sobre isso: http://viviendoenelmexicomagico.blogspot.mx/2014/04/a-india-e-aqui-que-transito-e-esse.html , e muitos outros, só buscar! Saludos!

      Excluir
  11. Amo muito a cultura a lingua. Meu sonho e conhecer. E até acho que em outra vida devo ter sido mexicana. Prq sinto tanta paixão. Um dia vou ter condições para conhece.

    ResponderExcluir
  12. Amo muito a cultura mexicana, sua língua e tudo. Sou apaixonada e ate acho q ja devo ter sido mexicana.rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Caio Souza dos Santos8 de agosto de 2017 às 11:31

    Gostaria de saber se é possível tirar o visto de trabalho caso eu seja contratado por alguma empresa dentro dos 6 meses

    ResponderExcluir