Comida de rua no México! Um clássico.

 (imagens google)


Que o México é um país rico em sua gastronomia, acredito que todo mundo que segue o blog já assimilou. 

Uma das coisas que mais me chama a atenção aqui são as barraquinhas de comida (puestitos, tianguis...). São muitas e estão por todas as partes. Se você resolver ir a pé até a faculdade e reparar, tem um atrás do outro! Um dia , resolvi tentar contar quantos tinham, juro que desisti! 
E fora os carrinhos, muitas casas simplesmente colocam uma mesa na frente e vendem comida e sucos. Ou seja, é oferta de tudo quanto é jeito!

Eu , se for comer tudo o que me "antoja", chego pesando mais 5 kgs na aula. Eu pareço mulher grávida gente! Tirando o tal suquinho no saco/comida no saco plástico!!!! Todo se me antoja!!!

Vi que é uma característica bem forte mexicana: a comida "callejera" . Acredito que esse tipo de comida, é a que realmente mostra a identidade do país...cores, texturas, sabores...

Maridinho fresco não curte, mas eu, afffffffffff, adoro! Fecho o olho pras condições sanitárias da coisa , rezo um Pai Nosso, e andale! Passei mal só uma vez em todo esse tempo que vivo aqui, o sea, totalmente aceitável, ou, sou expert em matar bactérias.

Listei alguns pra vocês:


1 - Tacos al Pastor

Os tacos al pastor são uma das variedades de tacos mais populares no México. O modo que se prepara é sua maior característica.
Seus ingredientes principais são pequenas tortillas de milho , com uma carne que fica num espeto giratório gigante, que pode ser uma combinação de carne de porco e carne de ternera (ou só a de porco). A carne é preparada, temperada com muitos temperos especiais que deixa ela com uma cor vermelha, meia alaranjada.... Todo mundo gosta (de todas as classes sociais )e você encontra no México todo.



2 - Esquites

Eu amo!!!! Divinos!
Os esquites são uma comidinha mexicana muito popular, elaborado com o grão do milho.
Este alimento, que se come como aperitivo, tem muitas maneiras de preparação, depende da região, mas tostar o milho, é comum em todas. A mais comum hoje são os grão de milho, fervidos na águaa com sal, com muitas ervas e as vezes, frango... Alguns tem manteiga, azeita, alho, cebola, pimenta (óbbbbbi)....
Um dos meus preferidos, com um limãozinho então...Nossa!



3 - Milho no palito

Parece um sorvete de milho, e eu não entendi ainda como eles conseguem comer! Mas....parece ser ótimo, sempre tem alguém com um na mão por aí.... São milhos cozidos, e sempre servidos com maionese, queijo e pimenta em pó. Outra modalidade consiste em assar os milhos, e eles ficam mais tostadinhos, servidos com limão e pimenta.



4 - Chicharrones Preparados

Tipo um baconzitos gigante, com coisas.
Deve engordar horrores, mas é uma delícia... Colocam tudo que tem direito: creme, carne, abacate, tomate, ervas, limão , pimenta...



Tem a versão só com pimenta também, em geral, gigantes:




5 - Asinhas de Frango

Gente, sério, tem gente assando frango no meio da rua, na calçada, na frente das casas!!! De fds então, o México cheira frango. Eles são meio laranjas, porque levam um corante pra ficaram mais "bonitos", demorei super pra me acostumar... Você sempre tropeça em alguém, com um copo cheio de asinha de frango... Normal!


6 - Barraquinha de frutas cortadinhas.

Eu sempre compro, mas sempre peço sem pimenta.
Eles comem com uma pimenta em pó. Geralmente é manga, melancia, mamão .... tem a versão com legumes também... como pepino e jicama.




7 - Gorditas de Nata

Gente, o cheiro delas! É demais.
Eu sempre tenho que sair correndo antes de comprar o saquinho todo do moço que fica na porta da faculdade... São ótimas!!!


8 - Churros

Os churros aqui, são sem recheio, mas sempre tem em toda rua, um chavo vendendo saquinhos de churros...


9 - Batatas no Palito

Elas me dão uma certa labirintite, mas é a sensação da criançada....eu sempre acho que vai furar o olho da minha filha, sei lá! Uma apresentação bem mexicana das papas a la francesa, não que não existe da outra, mas essa é especial...



10 - Manzana con Tamarindo

Se no Brasil tem maça do amor, aqui tem maça com tamarindo!!! (Lembram do Chaves? Que comia torta de jamon y jugo de tamarindo???) Pois bem... Sensação aqui! Eu não curto muito, porque nem maça eu faço questão....muito light...kkkkkk




Entenderam porque eu literalmente tenho que correr dessa dieta de engorda do México?????

Ou, comer frutas o tempo inteiro!!!

O próximo post será de como evitar passar mal com tudo isso!!! rs


Besitos.

Share:

5 comentários

  1. Ai que delícia, adoro comer coisas diferentes quando viajo, mas só quando viajo. Já você realmente tem que sair correndo para não engordar e acabar se acostumando com essa comida diferente. Como vai fazer quando voltar para o Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Não tem dieta que resista né?! Eu curto muito os tacos al pastor! Nhammm

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu admiro quem gosta de experimentar comidinhas de rua ou do país visitado. Sou chata, não gosto de muita coisa, fico sem saber o que leva e aí acabo não experimentando novos sabores.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Amei o post!
    Fiquei com água na boca porque AMO comidinhas de rua!

    ResponderExcluir
  5. BA-BEI! E estou de dieta. Como faz?
    Agora só penso em atacar a cozinha!
    E pra piorar, amo churros. É um dos meus doces preferidos da vida!

    ResponderExcluir