Quais são e como são as oportunidades de emprego no México?

Vamos falar de emprego...



Muita gente me pergunta de como, quanto é o salário aqui. Como não posso trabalhar e meu marido já veio contratado, pesquisei pra fazer esse post , e , quem sabe, acender uma luz no caminho de quem pretende vir pra cá.

O que eu percebo, vejam bem, percebo, é que pra cargos mais altos, há muitos estrangeiros por aqui. Talvez sejam melhores qualificados e com mais experiência... Nos cargos mais baixos das empresas nunca me deparei com um estrangeiro, por exemplo... (de linha de produção, por exemplo.) Por quê? Porque pra contratar um estrangeiro sai muito caro pro empregador! É um super investimento. Por isso que sempre digo nos mil emails que respondo, que é muito mais fácil você ser convidado a trabalhar aqui, do que simplesmente meter a cara com o curriculum embaixo do braço. 

Fale mais de dois idiomas, tenha especializações, MBAs, mestrados, ou seja, seja super qualificado pra disputar a vaga. Mas nada na vida é impossível né? Esse é o caminho mais sensato, mais fácil.

No México, 42 % dos trabalhadores podem ser considerados formais (grande parte são industriais, artesão ou ajudantes...), de carteira assinada.  Os outros 58% são trabalhadores informais. A quantidade de pessoas economicamente ativa que não trabalham também, é bem grande , 35.4 milhões de pessoas, das quais, só 5.8 milhões estão dispostas a trabalhar.

Recentemente, a Forbes lançou esse ranking das 10 carreras mais bem pagas da república:





Seguida da divulgação dos piores:

1.-  Bellas artes
Salário: 6,114 pesos

Taxa de desemprego: 4.6%.

2.-  Trabajo y atención social
Salário: 7,008 pesos
Taxa de desemprego: 4.3%.
3.-  Formación docente a nivel preescolar
Salário: 7,218 pesos
Taxa de desemprego: 4%.
4.-  Formación docente para la enseñanza de asignaturas específicas
Salário: 7,818 pesos
Taxa de desemprego: 0.3%.
5.- Comunicación y periodismo
Salário: 7,818 pesos
Taxa de desemprego: 8%.


O desemprego no México , apresentou se menor nível em 5 anos, ou seja, tem trabalho! 4.4 % da população economicamente ativa não está trabalhando....






Esse site é bem bacana, você tem uma noção de quanto o salário seria , através de suas qualificações e sua formação, comparado aos cadastrados. SÓ CLICAR AQUI!!!

Pra procurar emprego por aqui, listo alguns links (Dá pra levar em consideração o linkedin também, só fazer o cadastro na rede):

occ.com.mx
computrabajo.com.mx
indeed.com.mx
 

E sempre me perguntam sobre o salário mínimo daqui. É diferente, é por região....

"● A partir del primero de abril de 2015, el salario mínimo general en el área geográfica “B” será de $68.28 pesos diarios ($1.83 pesos diarios más) y en el área geográfica “A” se mantiene el actual salario mínimo de $70.10 pesos diarios."

 
Deu pra ajudar um pouco??? O próximo post vou escrever sobre os direitos trabalhistas aqui, que só pra adiantar, são péssimos! Lembrando que esse post é só pra ajudar , a esboçar pra vocês.

Um post no grupo que temos, o Kauan Pasquin, postou seguinte comentário que eu concordo:

"No México existe um abismo muito grande entre quem tem estudos e quem não tem. A pessoa pobre no México é muito pobre porque ganha pouco, a pessoa pobre no Brasil, é pobre porque paga muito. Na época que eu fiz meu estudo, a média dos salários, sem considerar os que ganham mais de 50 mil pesos, gira em torno de 8 a 10 mil pesos dependendo da região, podendo ser mais baixo. Pessoas que ganham um salário minimo no México tem poder de compra parecido com o Brasil, haja vista se comparamos sempre pessoas em mesmas situações de vida"

Boa sorte pra todos vocês e façam o PLANO!



















































































Share:

9 comentários

  1. So adicionalmente:
    *se tu for montar teu proprio negocio, o ceu eh o limite :). Ja que tu te das de alta no SAT como profissional independente.
    ** Na area de TI os salarios chegam a 70 mil pesos, com uma boa experiencia, +/-5 anos a media eh de 25 mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos dados!!! Tenho que fazer uma matéria sobre profissionais independentes e executivos! A realidade aí é outra! Gracias! Mel.

      Excluir
  2. Yo quiero saber sobre lo mismo pero para Brasil :) Me gustaría vivir allá en un futuro. Tienes alguna referencia de información para Brasil? También tienes un país hermoso.

    Excelente blog, me divierto mucho leyéndote. Sigue triunfando y disfrutando México.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchisimas gracias! Para mi, es un honor! Oye, conozco a un Blog donde creo que hay lo que busca: http://www.brasilmasquefutbol.com/ Saludos desde San Luis Potosí! :)

      Excluir
  3. Oi Melissa, parabéns pelo empenho em construir esse blog incrível. Acho que já li praticamente tudo, kkk. Sempre tive muito amor por esse país e depois que achei seu blog minha admiração só fez crescer.
    Bom, eu gostaria de saber como é o trabalho de um farmacêutico aí no México (tô no penúltimo semestre da faculdade de farmácia). Como você deve saber, aqui no Brasil é obrigatória a presença de farmacêutico nas farmácias e eles atuam também em hospitais e indústria. Queria saber se aí é da mesma forma... ou se eles trabalham só na indústria, já que o México é um dos maiores polos industriais na área de medicamentos.
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa postagem! Estou querendo me mudar para o México e me ajudou muito!
    Andei procurando por aqui e não encontrei, existe alguma postagem sobre empreender no México? Relacionada a oportunidades, linhas de crédito e outros assuntos que incentivem ou proporcionem que estrangeiras abram empresas... E outra curiosidade/sugestão, quais produtos/serviços os brasileiros mais sentem falta, coisas que tem no Brasil e não são encontradas no México? Sou fã desse blog!!!

    ResponderExcluir
  5. gostaria de me mudar para México trabalhar como motorista meu nome e Sergio Guimarães
    estou cansado de mora aqui so tem sujeira e maldades meu e-mail ekipe15@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. sou da gastronomia mineira, gostaria de trabalhar e lvar a comida para a espanha , alguem indica alguma oportunidade nesta área? sonia.hleite@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o México entraria onde nisso? Nao entendi....rs Saludos!

      Excluir