Tudo que o turista precisa saber: México!

Decidi fazer esse post depois de muitos emails respondidos, tratando-se do mesmo tema.



Quando eu morava no Brasil e falavam de México, na minha cabeça vinha sempre Cancun. Depois que mudei pra cá, criei o Blog, o meu maior objetivo tem sido mostrar pra todos, que Cancun é maravilhoso, mas não só de Cancun vive o turismo mexicano. Então , pra você leitor que quer vir turistear por aqui, reuni algumas dicas boas, que podem ajudar nas decisões futuras, sejam elas voltadas ao Caribe ou não.



A indústria do turismo no México é uma dos maiores do mundo. Mais de 20 milhões de pessoas visitam o México anualmente, atraídas pelo seu povo hospitaleiro com sua maneira fácil e divertida de viver.

"Mais de 100 milhões de pessoas vivem no México que tem uma economia estável. A capital do país, Cidade do México é chamada de casa por quase 22 milhões de pessoas. No entanto, apesar da grande população, as pessoas neste país não tem se influenciado pelo estilo de vida acelerado encontrado em seu país vizinho, os Estados Unidos. Os mexicanos preferem viver a vida devagar e com muita diversão." (viagemdicas.com)




1 - PASSAGENS.

Não tem muito segredo, é sempre estar atento e se cadastrar em sites especializados, porque sempre tem promoções imperdíveis disponíveis. Eu uso sempre o site DECOLAR, pra fazer o comparativo de preços, e nunca viajei por outra companhia, só com a Aeroméxico, pois temos o programa de pontos e é super vantajoso.

Fique atento aos dias e horários!  As companhias aéreas costumam dar descontos em voos menos solicitados, como os que partem entre os horários das 10h às 16h. Embarques às terças, quartas e sábados também costumam ser mais baratos porque a procura é menor. O horário de comprar as passagens também faz diferença. Se você fizer uma pesquisa no site das companhias entre meia-noite e 5h encontrará preços melhores do que se realizar uma busca idêntica às 14h.


2 - PASSAPORTE E VISTO.

Não precisa de visto pro México, já há um tempo. Não mesmo? NÃO. De nenhum papel, ficha? NÃO. Autorização? NÃOOOOOOOO. É só você estar com o passaporte em dia, e por precaução sua reserva de hotel ou endereço que vai ficar. No caso de ficar em casa de algum amigo, é bacana ter uma carta convite com os dados da pessoa que vai te receber. Legal também levar o seu cartão de crédito ou extrato bancário. Veja bem, você pode ser sujeita a perguntas ou não. Dependerá de sua sorte.  Uma vez aceito (a) pela imigração, você terá até 6 meses para turistear no país.

Dica: Para ingressar no México, todos os turistas precisam de uma licença denominada Formulário Migratório para o Turista, que tem uma vigência de 180 dias. Este documento pode ser obtido nos escritórios das companhias aéreas, nas agências de viagens ou portos de entrada no México. Deve ser entregue um por cada passageiro. Não perca!!!! Pois na hora de sair do país, você tem que apresentar o mesmo!



3 - TEMPERATURAS NO PAÍS.

O México tem um clima bastante variado. Cada região tem sua melhor época para visitar! As de praia são quentes e úmidas o ano todo. No inverno a temperatura seca dura de novembro a abril , sendo a melhor época para visitar as terras altas mexicanas.

É bastante importante saber que as melhores épocas pra se visitar o Caribe e o Oceano Pacífico é entre o inverno e a primavera (Novembro a Abril), pois no verão é a época com mais chuvas e bastante possibilidade de  ciclones (entre agosto e outubro).A temporada oficial de furacões vai do início de junho ao final de novembro, mas os meses em que Cancún pode sofrer mais são setembro e outubro. Isso não significa que passará um furacão na cidade! Mas.... é bom saber!

Dica Cancun: O período entre dezembro e fevereiro é considerado temporada alta, mas entre março e abril também há bastante gente, pois esses meses fazem parte do spring break, recesso que ocorre em muitos países e leva grupos e mais grupos de jovens americanos a Cancún. Se você quer sossego, evite esse período; se seu negócio é farra, essa é a época certa.


 


4 - Dinheiro

Usamos aqui como moeda o Peso Mexicano. 


Todo mundo pergunta: Vale Mais a pena comprar no aeroporto, levar cartão, levar do Brasil... Veja bem: Depende.  Não é sempre que você vai encontrar uma casa de câmbio que aceite real, então se for trocar dinheiro, traga dólar, e você vai perder na conversão, esteja ciente.  Eu sempre falo pra pessoa trocar um pouco já no aeroporto, pra pagar taxis e coisinhas... Aqui você consegue sacar dinheiro através da bandeira VISA ou MASTER, nos caixas eletrônicos (Banorte). Óbviamente você vai pagar taxas e impostos.
E quando comprar em cartão de crédito, não se esqueça de liberar para compras internacionais e , que sempre de peso, se converterá a dólar e de dólar, a real. (e não pode comprar parcelado, só direto pro vencimento do cartão.)




5- Para onde ir?


Não se limitem a Cancun!!! Procurem outros lugares.... Há tantas praias maravilhosas...O azul de Cancun é maravilhosamente lindo! Mas aqui tem mais! É um país cheio de riquezas, de praias, bosques, vulcões, neve, sol, .... Um infinito leque de opções. Os 10 lugares mais visitados do ano passado foram:

Lugares:

LUGAR 10: CHICHEN ITZÁ
LUGAR 9: TEOTIHUACÁN
LUGAR 8: ESTADIO AZTECA
LUGAR 7: ACUARIO INBURSA
LUGAR 6: ZOOLÓGICO DE GUADALAJARA
LUGAR 5: AUDITORIO NACIONAL
LUGAR 4: ZÓCALO DE LA CIUDAD DE MÉXICO
LUGAR 3: PARQUE FUNDIDORA MONTERREY
LUGAR 2: XCARET MÉXICO
LUGAR 1: CENTRO HISTÓRICO DE LA CIUDAD DE MÉXICO






Os dados não são muito atuais, mas fazem sentido!

Riviera Maya -
Em 2012 uma ocupação hotelera de 75.6%.

Hermosillo - 

Em 2012 uma ocupação hotelera de 65.7%.

Cancun, Quintana Roo -
Em 2012 uma ocupação hotelera de 65.10%.

Nuevo Vallarta -
Em 2012 uma ocupação hotelera de 64.8%.

Villa Hermosa, Tabasco -
Em 2012 uma ocupação hotelera de 62.7%.

Ciudad de México -
Em 2012 uma ocupação hotelera de 62.4%.

Los Cabos -
Em 2012 uma ocupação hotelera de 62.0%.

Querétaro -
Em 2012 uma ocupação hotelera de 60%.

Puerto Vallarta -
Em 2012 uma ocupação hotelera de 58.3%.

Campeche -
Em 2012 uma ocupação hotelera de 58.2%.

(Juro que não encontrei dados mais recentes!)

(tvnotas.com)

Eu ainda adicionaria, San Miguel de Allende, Guanajuato, Oaxaca, Veracruz, Chiapas....hehehehe.


Esses dois sites mexicanos são bem completos tratando-se de turismo:




E não é pra puxar sardinha pro meu Blog, mas se vocês gastarem um tempinho e navegarem por ele vão achar muita informação de Turismo por aqui.... Se quiserem informações mais específicas, podem pedir por email, que certamente, ajudaremos.


6 - Hotéis

Pra mim, a melhor dica é :

Escolher pela internet (Eu sempre uso o decolar.com, Airbn, etc...) e depois de escolhido, entro no TripAdvisor e checo todas as impressões e fotos de turistas (pra mim, o Trip é Vital, colaboro bastante com ele...).
Leve em consideração não só o preço, mas a localização, porque as vezes, como dizia minha mãe, o barato sai caro.


***Assistência ao turista
No número 078 é oferecida informação gratuita sobre atrativos turísticos, aeroportos, agências de viagens, empresas de aluguel de carros, embaixadas e consulados, feiras e exposições, hotéis, hospitais, serviços financeiros, migratórios e outros assuntos
e VOCÊ, VAI PRA ONDE??????

 

Share:

19 comentários

  1. Ola Flavia!! Estou c viagem marcada para Cidade do méxico e Los Cabos. Estou c muuuitss dúvidas e adorando seu blog. Não tenho encontrado muitomaterial sobre estesdestinos aqui no Brasil...obg por dividir suas experiencias !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O Blog tem muitas informações sobre a Cidade do México, vou pra Cabos em um mês. O que você precisa saber? Envia um email pro blog: viviendoenelmexico@hotmail.com, se vc não encontrar nos posts!
      Saludos desde México,
      Mel.

      Excluir
  2. Muitíssimo encantada com tudo que vejo no blog
    Vc é muito importante e especial para nós brasileiros apaixonados pelo México mesmo sem conhecer pessoalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico bem contente....É por isso que não desisto! :) Saludos desde México.

      Excluir
  3. Geeeente !!! Amo esse Blog, ano que vem vou ao México e sempre tiro minhas dúvidas lendo os posts de vcs :D Muchas gracias a todos uds !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que querida! Fico contente. Conte pra gente se gostou, depois Saludos.

      Excluir
  4. Olá Flaviano, tenho colhido muitas dicas preciosas em seu blogue. Vou visitar cidade do México em breve e gostaria de saber se preciso de alguma vacina específica. Me disseram que sim. Malária hepatite. Isso procede? Tb gostaria de uma recomendação sobre o melhor lugar para participar da festa dos mortos. Desde já agradeço a atenção. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Em primeiro lugar, me chamo Melissa, rs.... Respondendo seuas perguntas: não , não precisa de vacinas para visitar o México. Na minha opinião o melhor lugar para festas do mortos é Michooacán e a Huasteca Potosina. Saludos desde México.

      Excluir
  5. Boa noite! Adorei seu blog rs
    Vou para o México em dezembro (daqui a aulguns dias rs) e não ficarei em hotel, vc acha melhor uma carta de alguém q mora lá? E como seria essa carta? Grata... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola!!! Gracias, fico muito contente. Sim, acho que você , por precaução tem que leval! Junto ao endereço de onde vai ficar. Agora eles andam mais rigorosos, e isso pode ser um empecílio.
      Acredito que "informando" que você ficará hospedada em endereço X, e vc só mostra, caso peçam. Saludos! Mel.

      Excluir
  6. Depois desse post estou prontinha para marcar uma viagem pro México, o difícil é escolher para qual lugar ir!!! =]

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, super útil para quem irá visitar o Mexico pela primeira vez.
    Aqui em casa, o país continua na listinha.
    Quem sabe ano que vem, sai do papel?

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sempre super completo e informativo, post muito bom! Eu nunca fui ao México, muito bom saber de tudo isso, já que quero ir um dia! E morro de medo de furacão! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Ando com muita vontade de visitar o México só não sei por onde começar. Cidade do México e depois qual o melhor roteiro excluindo Cancun ???? Ó dúvida cruel !!!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas! Muito válidas! Estou indo para a Cidade do México dia 26 de dezembro e ficarei um mês lá curtindo com uma amiga!! Obrigada e Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  11. Melissa, boa tarde
    Minhas férias é em Outubro, e quero ir para Cancun, será que vou pegar só chuva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom de Cancun é que se chove, dificilmente é o dia todo! Sao chuvas rápidas e passageiras.... :) Vc vai aproveitar sim, vai acompanhando a previsao... :) Saludos!

      Excluir
  12. Oi.adoro seu Blog.. Me tira uma dúvida, tem algum problema em eu já levar peso Mexico aqui do Brasil, do que trocar ai no México?

    ResponderExcluir