Junto com o escudo e o hino nacional, a bandeira representa um dos símbolos nacionais dos Estados Unidos do México, talvez o mais emblemático por conter o Escudo e as características que dão identidade à nação, e o simbolismo por trás deles.
A bandeira do México é um retângulo dividido em três seções verticais com medidas semelhantes, coloridas em verde, branco e vermelho, respectivamente, a partir do mastro. O emblema nacional é uma águia com perfil esquerdo exposto, as asas são apenas ligeiramente maior do que a pluma e, aparentemente, pronta para o combate. O animal descansa sua pata esquerda em um cacto florido crescendo fora de uma rocha no meio de um lago; garra direita segurando uma cobra presa no seu bico. Abaixo esta formado um semicírculo com um ramo de carvalho na frente da águia e um de louro, juntam-se ao centro com uma fita tricolor.
Antecedentes da Bandeira Nacional
É considerada a primeira bandeira do México que foi utilizada no Grito de Independência feito por Miguel Hidalgo y Costilla, em 1810: em um papelão a imagem da Virgem de Guadalupe. Para 1813, as forças insurgentes desenharam outro emblema nacional: uma bandeira de seda branca, Com quadrados bordados em azul e branco, no centro uma águia empoleirada em um nopal com uma coroa imperial. Ao redor do escudo lenda escrita em latín: Oculis et unguibus Asque victrix, o que significa "olhos e unhas, também vitoriosos".
CORES:
Primeiro significado:
Branco: foi destinado ao catolicismo.
Vermelho: representa a união entre a Europa e a América.
Verde: simboliza a Independência a coroa espanhola.
Significado atual:
Com os anos o México deixou de lado a influência religiosa nos assuntos do Estado, as cores da bandeira então adotaram novos significados que são agora reconhecidos como representação deste símbolo nacional.
Verde: esperança.
Branco: unidade.
Entre os comportamentos que os mexicanos devem adotar diante da bandeira é a saudação civil onde a mão direita fica estendida diante do coração, e também uma cerimônia realizada nas segundas-feira em todas as escolas país, onde é pronunciado um juramento. Há dias para saudar a bandeira obrigatório e dias que devem ser hasteadas a meio mastro considerados de luto nacional. Estas datas podem ser encontradas na Lei sobre o Escudo, a Bandeira e Hino Nacional com as últimas reformas em Outubro de 2013.
É reconhecido como o Dia da Bandeira em 24 de fevereiro
Porque esta data adotou oficialmente o emblema nacional atual. O Exército Trigarante, formado pelas tropas de Iturbide e Guerrero emitiu o Plano de Iguala, na cidade de mesmo nome, com o qual o termo foi dada à luta pela Independência. Iturbide e Vicente Guerrero, respectivamente, foram os personagens que fizeram os primeiros juramentos na frente do símbolo nacional.
A lenda Asteca conta que Deus Huitzilopochtli disse aos sacerdotes Astecas que deveriam deixar Aztlán para encontrar uma nova terra onde iriam construir sua cidade. Ele disse que quando eles encontrassem uma águia devorando uma cobra em cima de um cactus, este seria um sinal do lugar onde eles iriam encontrar riqueza e poder. Depois de 300 anos, os Astecas reconheceram o sinal e fundaram a "terra prometida" México-Tenochtitlan. Esta imagem é reconhecida como o emblema da criação do México e tornou-se o emblema nacional. O design atual do escudo foi criado por Francisco Eppens Helguera e aprovado pelo presidente Gustavo Díaz Ordaz.
1 comentários
Muito bom!! adoro bandeiras e saber sobre elas é conhecer um pouco sobre o país....
ResponderExcluir