Tamales - ¡YA LLEGARON!

¡YA LLEGARON!
¡SUS RICOS!
¡Y DELICIOSOS!
¡TAMALES!
¡OAXAQUEÑOS!







Viver na Cidade do México é saber exatamente o que esse refrão significa: O señor/señora de los tamales está passando perto da sua casa! Corra atrás dele para comprar um Tamal de verde e um atole!







O que são os tamales


Um dos pratos típicos mais reconhecidos do México, os Tamales visualmente se parecem muito a pamonha brasileira, mas os sabores podem ser radicalmente diferentes. O Tamal mexicano é uma comida pré-hispânica e está presente nas mesas de todos os estados, seja vendido no restaurante très chic ou pela bicicleta da esquina.

Uma curiosidade interessante sobre os Tamales: Por estarem baseados em milho, e o milho ser parte fundamental da culinária pré-hispânica de toda a América, os Tamales são encontrados em praticamente qualquer país do continente Americano e conhecidos por diferentes nomes como Pamonha (Brasil), Tamal (México, EUA e parte da América Central e do Sul), Hallaca (Venezuela e Colombia), Humita (Peru e Chile) e Montucas (Honduras).





Como são feitos os tamales


A base é a masa de maíz (Massa de milho), feita através do processo de Nixtamalização, ou seja, a maceração do milho em uma solução alcalina de água com cal e posterior moagem, misturada então com um pouco de água para dar o ponto. No México é fácil encontrar a masa pronta para vender em tortillerias.
Esta masa é recheada (ver os recheios abaixo), moldada em formato de pamonha e colocada dentro de um “pacotinho” feito com as próprias folhas do milho, bananeira, maguey ou qualquer outra folha que o tamaleiro escolha. Este pacotinho é então cozido, na água ou no vapor (mais comum), normalmente usando uma olla tamalera ou olla vaporera.





Tipos de Tamales e Recheios


- Tamales da zona central do país (Incluindo a Cidade do México)


São os mais comuns para os turistas, que normalmente acabam visitando a Cidade do México. Estão quase sempre envoltos em folhas de milho e com recheio de salsa verde ou vermelha acompanhada de carne de porco ou frango, de queijo, rajas de chile jalapeño, mole ou mesmo doces, que podem ter desde mel, doces de frutas até nozes e amendoim, seja como recheio ou na própria massa.
Na Cidade do México os tamales sempre vão acompanhados de Atole, melhor ainda se for Champurrado (Atole de chocolate). Também é comum que os tamales sejam servidos dentro de um pão francês, o que se conhece como Guajolota.


- Tamales Oaxaqueños


Comumente envolvidos em folha de bananeira, com recheios típicos do estado de Oaxaca, um dos mais importantes centros culinários do México. Dentre eles, os mais pedidos são de mole (negro, verde, amarelo) com carne de porco ou frango, sendo que os tamales recheados de pasta de feijão, salsas com carnes, rajas de chile jalapeño e quesillo (queijo tradicional de Oaxaca) também são comuns.  


- Tamal de Chipilín


Tradicionais da região sul do México, à massa destes tamales se adiciona uma erva conhecida como Chipilín, de sabor muito marcado e com diversas propriedades alegadas (até medicinais). Pode levar recheio ou não, dependendo da zona e de quem prepara.


- Tamal de Elote e Uchepo


Um tamal doce e com sabor marcado ao milho amarelo (milho doce), muito parecido com a nossa pamonha. Normalmente sem recheio, se serve em um prato, com uma cobertura de salsa verde ou vermelha e crema (creme azedo). Nas regiões dos estados de Michoacán e Guerrero conhecida como Tierra Caliente, este tamal se conhece como Uchepo.


- Corunda


Tamal tradicional da zona norte do estado de Michoacán e estados vizinhos como Guanajuato, Jalisco, Colima e Querétaro (antiga zona dominada pelo povo Purépecha ou Tarasco), a Corunda tem formato triangular e sabores específicos desta zona como manteca (banha de porco) e cinzas de madeira, além dos recheios tradicionais das outras zonas.


- Zacahuil


Estes tamales são maiores que os normais, tamém conhecidos como tamal de festa. Tradicionais da região Huasteca (San Luis Potosí, Tamaulipas, Veracruz, Hidalgo e Querétaro), são preparados com uma massa de milho moído grosso (ao contrário dos demais, que se usa o moído fino) e cozidos em uma travessa gigante que parece um barco, dentro de um forno de barro de fogo a lenha.


- Tamales do norte do México


Os tamales são muito difundidos por todo território Mexicano, e o mais comum é que em cada estado estejam recheados das delícias regionais, como camarões, carne machacada, feijão e verduras diversas.


- Tamales de Yucatán


Envolvidos em folha de bananeira e com recheios típicos deste estado, em especial a cochinita pibil. Também existe uma variedade conhecida como Dzotobichay, que pode estar recheado de ovo, salsa de semente de abóbora e folhas de chaya.





La Tamaliza


Nos escritórios e algumas casas, a tradição é comer um pedaço da rosca de reyes (no dia de reis, 6 de Janeiro). Os que foram premiados com um bonequinho dentro do pedaço de rosca são obrigados a pagar os tamales no dia 2 de Fevereiro, quando celebra-se o dia da Candelária. Este dia conhecido como La Tamaliza é de pura festa gastronômica, quando ninguém toma café da manhã em casa e deixa pra comer os Tamales no escritório!






¡HAY TAMALES OAXAQUEÑOS!
¡TAMALES CALIENTITOS!







Escrito por:





Gustavo Ciello é da serra Gaúcha e vive em Huixquilucan, Estado de México desde 2013. Veio por trabalho mas foi ficando, ficando.. e hoje já faz parte do mobiliário :) Amante da comida de rua, dos pueblos e turista de fim de semana com muito ogulho, junto com sua novia Mexicana!

Share:

1 comentários

  1. Ah, eu comi um tamale em uma feira de comidas pré hispânicas em Coyoacán.
    Sou mineira e minha vó era daquelas que fazia todo o processo artesanal para fazer a melhor pamonha doce com queijo que você respeita.
    Pedi um de cogumelos, não gostei não viu? O namorado amou e comeu tudo. (era de uma massa de milho mais grossa)... Anie Tavares

    ResponderExcluir