Vistos - A grande dúvida.

Ok.

Temos um grupo no face onde tentamos ajudar com as dúvidas relacionadas ao país, desde admiradores, turistas, até pessoas que estão de mudança pra cá.
Esse post fiz, porque ao menos umas 5 vezes por semana essa pergunta é feita, ou seja, a grande causadora de dúvidas.
O México é lindo, é fantástico, mas isso não significa que seja "Festa da Uva", vem quem quer. O país, como todos os outros tem leis a serem seguidas, muito severas tratando-se de imigração. Noveleiras de plantão lembram das épicas novelas "América" e "Salve Jorge" né?  Ficar ilegal num país não é bacana. Então seguem algumas dicas, mas antes disso uns parênteses...



  •  Essas informações não estão dirigidas para menores de idade
  •  Pesquisem anteriormente no Consulado Mexicano no Brasil

O que é Visto Consular?




Um visto é um documento emitido por um país, dando a um certo indivíduo permissão para entrar no país por um certo período de tempo e para certas finalidades. Para entrada em muitos países, é necessário passaporte com um visto válido. Os vistos são geralmente carimbados ou anexados ao passaporte.
Entrar em um país sem um visto válido ou isenção válida ou realizar atividades não cobertas por um visto (por exemplo, trabalhar com um visto de turismo), resulta na transformação do indivíduo num imigrante ilegal, geralmente sujeito à deportação ao seu país natal.


Tipos de vistos

Os tipos mais comuns de vistos são:
  1. Visto de Trânsito - geralmente válido por três dias ou menos, para passar por um país rumo a uma terceira localidade;
  2. Visto de Turista - para um período limitado de viagem a lazer, sem atividades de negócios permitidas.
  3. Visto de Negócios - para envolvimento em comércio no país, geralmente com duração maior e de mais fácil renovação do que um visto de turismo;
  4. Visto de Estudante - que permite ao seu dono estudar em alguma instituição do país;

México:



Vou tentar escrever de uma forma mais simples que a da página do consulado... ( que você pode consultar clicando aqui!)


Turista:  



Você brasileiro, desde 2013, NÃO precisa de visto. Com o passaporte válido (atenção para os 6 meses...), você, tem 180 dias (6 meses) para passear pelo país. Dica: tenha todas as respostas na ponta da língua: onde vai ficar, endereço, xerox de extrato de conta, provando que você tem como se sustentar esse tempo... Pode ser que você esteja sujeito a um interrogatório por parte da imigração, ou não. Pura questão de sorte.



Trabalho: 



O visto de trabalho é liberado pelo INM, perante carta convite apresentada pela empresa ao Instituto. A empresa que convidou o estrangeiro tem que estar ok com a documentação para devidos fins, ou seja, de nada adianta ceder a carta se não tiver permissão para contratar estrangeiros. Se você veio contratado e tem a permissão para trabalhar aqui, seu cônjuge não poderá trabalhar, a menos que receba a mesma carta de passe pelo mesmo processo. ( no caso dos dois serem estrangeiros.)

- Quem precisa? Brasileiros e demais titulares de passaportes de nacionalidades que aparecem nas Exceções do Visto*, quando o prazo que permanecerão no México será maior aos 180 dias.

- Antes de vir para o México, veja as reais possibilidades de encontrar um trabalho similar ao trabalho que atualmente tem no Brasil. Aqui segue a lista das melhores cidades no México pra se trabalhar: Só clicar!


Procure em sites como: 

www.computrabajo.com.mx / www.monster.com.mx / www.occ.com.mx 

- Lembre-se que todo estrangeiro que entra no México, como em qualquer outro país, tira trabalho dos próprios mexicanos. Portanto, a permissão de trabalho é complicada no sentido de ter que justificar por que deve-se outorgar uma permissão de trabalho para um estrangeiro, e não a um mexicano.


Maiores informações, só clicar!




Estudante



O visto de estudante tem todo o processo, mas, para começá-lo você tem que escolher a universidade em questão e a partir disso, receber uma carta convite da mesma.
Lembrando que o visto de estudante tem vencimento e não dá o direito a trabalhar.

- Carta ou constância de aceitação da instituição educativa (em original) com reconhecimento oficial no México, com os seguintes dados (nome completo do interessado; nível, grau e área de estudo; nome do curso no qual foi aceito, duração estimada assim como data de início e conclusão do curso; valor/taxa da matrícula do curso, dados de identificação da escola e nome e telefone do responsável da instituição de conferir os dados contidos na carta, etc.)
- Último histórico escolar (original e cópia simples)
- No caso de participantes do programa de intercâmbio do Rotary Club, deverão apresentar comprovantes de participação no mesmo.



Em um dos nossos fóruns do grupo, um grande colaborador postou esse texto para alertar as pessoas que , impulsionadas por paixões cibernéticas, as vezes, deixam de analisar os seguintes fatos (não é regra gente, são dicas ok, válidas pra qualquer relação na internet)




"...Você deve avaliar os seguintes pontos – são casos / perguntas que recebemos quando atendemos pedidos de tradução por causa de casamento, divórcio, separação, disputa de custódia por crianças entre casais México – Brasil, que comumente recebemos na área de tradução juramentada:
1) Ele te convida pra deixar seu país, mas ele não estaria disposto a morar no Brasil, por X desculpas, caso típico, você deve avaliar que morar num outro país não é estar de férias permanentemente, você não vai encontrar trabalho formal facilmente,
2) Não quero casar, mas também não quero ter visto de dependente, - amasiado, união livre. O mexicano deve, por lei, tramitar uma permissão como dependente econômico, se não, você será mais uma turista, sem nenhum beneficio. Tramitar o visto de dependente, nem todo mundo gosta – causa compromisso.
3) Se você tem trabalho, clientes, carro, apartamento no Brasil, NÃO VENDA, NUNCA VENDA suas coisas se você não experimentou pelo menos um ano de morar legalmente no México.
4) Promessas de casamento, nunca acredite cegamente, alguns para namorar sempre fazem promessas de casamento, tenha cuidado.
5) Choque cultural, se o homem em questão adulto, com mais de 30, mora com os pais, cuidado, ele não vai querer sair da casa da mamãe, se ele te promete casa, pergunte se ele mora ainda com os pais. É o caso típico que ele vai prometer ficar, só uns meses com os sogros, enquanto compra apartamento e isso nunca acontece.
6) Ficar grávida como turista, se você não gostou do país, e você pensa em voltar, quem vai ter a custódia dos filhos é o mexicano, ou ele pode te impedir sair do país – legal, ou ilegalmente por ele ter a o apoio da família.
7) O choque cultural, você sem trabalho, sem estudar e virar dona de casa. Se não for nada sério, só um namoro, e um “quem sabe se vamos casar”, vai pesar. Ou seja, pense bem, com Quanto Dinheiro Você Vai Vir, como você vai sobreviver e se não da certo?
O aumento da imigração de brasileiras vindo para o México por causa de namoros está em aumento, e consideravelmente estão aumentando casos como os que mencionamos acima..."


Com o tempo, vamos escrevendo mais posts desse tipo.
Comentários, sugestões, sempre serão bem-vindos!

Besitos, juízo pessoal! ;)

Share:

12 comentários

  1. Bom dia! Estou indo para o México com a intenção de ficar um ano, entre idas e vindas ao Brasil. Tenho um namorado que é Mexicano e atualmente mora aqui no Brasil. Ele tem que ir, por negócios, para o México e ficar um ano. Posso eu, Brasileira ir, ficar tres meses, voltar para o Brasil, passar um mes aqui e depois retornar para o México e ficar mais tres meses e depois retornar e assim sucessivamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legalmente sim, voce tem o direito de estar na Republica Mexicana até 6 meses com o visto de turista e nao tem limite de vezes, portanto que saia e regresse. Nao é 100% certo porque voce pode ter a má sorte de encontrar pessoas mal humoradas na Imigracao que te submeta a questionamentos, mas isso , todo mundo corre o risco! Saludos, M.

      Excluir
  2. olá, meu esposo recebeu uma proposta de ir pela empresa dele trabalhar no mexico por 2 anos. só estamos na duvida pois ouvimos boatos de que seria muito dificil eu conseguir um visto pra trabalhar, apenas se alguma empresa me chamasse. sabe me dizer como faço pra alguma empresa me contratar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, vc terá que buscar empregos em empresas e ela terá que arcar com sua contratacao. Nao é tao facil, mas nao é impossível. Se vc tem boas qualificacoes e fala ingles e espanhol tem mais chance. Tem muitas matérias no Blog sobre isso, dá uma pesquisada! Suerte!

      Excluir
  3. Ola
    bom dia

    Poderia me ajudar com uma duvida?

    Estou emitindo meu visto para trabalhar no mexico. Vou levar minha esposa e estamos buscando emitir o seu visto de acompanhante. Voce sabe se este visto dá direito a ela trabalhar por lá?

    Caso ela vá com visto de estudante, ele tem direito a trabalhar tambem?

    Obrigado

    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro! Infelizmente nao. Ela teráo visto de trabalho só quando uma empresa convidar-la (tendo condicao de fazer isso, nao sao todas que podem), ou, depois de adquirir o visto de residente permanente (mais de 4 anos aqui!).

      Excluir
  4. Bom dia, Melissa, adorei seu blog e depois dessa matéria já quero devorar as mais. parabéns pelo conteúdo!

    Meu esposo recebeu uma proposta de trabalho no México e a empresa contratante irá correr com a papelada necessária para ele. Porém gostaríamos de ir junto. Eu e meus dois filhos - o menino de 11 e a menina de 21. É possível conseguir visto de acompanhante para toda a família? Meus filhos poderão estudar lá? Caso eu consiga um emprego, conseguirei reverter meu visto?
    Agradeço toda a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Bem vinda! :) Que bom que o Blog foi útil, fico contente. Respondendo sua pergunta, voces terao vistos ligados ao dele, o que normalmente é a empresa que tramita tambem! O visto familiar de voces, permite que seus filhos estudem aqui, mas, com ele voce nao pode trabalhar! Terá que ter um visto especial de trabalho. Espero ter esclarecido, Mel.

      Excluir
  5. Boa noite! Ganhei uma bolsa de mestrado no México. Vou pra entrevista do visto essa semana. Estou com medo. Não tenho como comprovar renda, pois estou desempregado. A bolsa vai dá para pagar a faculdade e moradia. Está tudo explicito na carta de aceite da Universidade. Quais documentos preciso levar para a entrevista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que vc nao terá problemas , sendo visto de estudante e vínculo com a universidade! Fica tranquilo e boa sorte! Leva os papéis direitinhos do curso, seus documentos , passaporte, comprovantes (deve ter tudo no site o que pedem) e da certo! ;) Sucesso!

      Excluir
  6. Olá tudo bem viajei para o México com meu esposo e gostamos muito da região riveira Maia (playa del Carmen) temos planos de morar aí nessa região, será que conseguiríamos o visto de residência permanente... Tendo em vista que meu esposo é aposentado sou do lar , e temos outros meio de sobreviver além da aposentadoria... Será que teríamos chances no consulado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Temos um post que fala exatamente sobre isso : https://viviendoenelmexicomagico.blogspot.com/2017/04/sou-aposentado-vale-pena-viver-no.html Espero que ajude! :)

      Excluir