A impressão a la Quentin Tarantino!

San Luis Potosi é uma cidade grande, bem grande! E como toda cidade grande tem várias características, as boas, as ruins e as péssimas! É uma cidade de clima muito seco e como chegamos no inverno, logo me deparei com a diferença. Você sente uma enorme dificuldade em respirar, e , nos dias mais secos é bem normal sangrar o nariz. Mesmo pra caminhar, você sente a diferença. Agora estamos adaptados, já é primavera e , fomos apresentandos a grande característica daqui: os 3 climas num único dia. Começa com 8, vai a 30 e cai pra 15 graus, num único dia! E as pessoas insistem em dizer que no verão o calor aqui é ameno, eu estou pagando pra ver!


Pois bem, mudamos pra casa da empresa, temporariamente, até a saída do visto permanente e a possibilidade de alugar um imóvel. Como no dia seguinte meu marido foi trabalhar, saí pra reconhecer a tal cidade, num tour a pé. Para o mundo que eu quero descer!
Onde foi que eu vim parar? A gente vem esperando o cenário das agências de turismo e se depara com....CACTOS!!!! A vila do condomínio Gran Morada é bem afastada do centro, da cidade mesmo. fica mais próxima a zona industrial. Bem próximo da Villa de Pozos. Pois bem, a primeira impressão de SLP foi a própria Villa de Pozos.

"A " igreja no centro "DA" praça. Era horário de almoço,  o comércio fechado. Entenda-se comércio como : vendinhas, lanchonetezinhas, (sem infraestrutura alguma). Aquele pessoal sentado na praça, a maioria idosos com seu look filme de faroeste de época.  Fiquei esperando uma bala perdida de bang bang e aquele mariachi cantando. Heloísa me perguntou "- Mamãe, aqui que vamos morar????".... Não respondi! rs Afinal, não sabia. Aliás é bom ressaltar que eu e minha filha viramos extraterrestres, pois aparecemos do nada na vila e com uma câmera fotográfica que se ouvia cada click pela rua.

É super pitoresco, super diferente, muuuuuito interessante pra se conhecer. Pessoal sentado na calçada em pleno 12:00AM ,  em frente as casinhas. Nestas, a maioria coloca altares pra Virgem de Guadalupe, que é total celebridade aqui no México (outro post...) . Mas pra morar, não conseguiria. Há muitos pueblitos como esse aqui no México, onde se tem "a" praça. É super normal, eu ainda me sinto num estudio de filme . Mas não conseguiria viver em tamanha paz e silêncio e as pessoas se chamando pela janela!

Voltamos pro condomínio e eu liguei imediatamente pro meu marido com a pergunta na ponta da lingua????? SLP é como Pozos? A cidade é toda assim????? Ele riu e disse que não mas que havia muitos bairros e pueblitos como esse, que era pra eu ficar tranquila. Ficaria quando visse que havia um Burger King e um Walmart próximo....rs

Mas ele tinha razão, e hoje me acostumei a viver nessa mistura de épocas que é SLP. No caminho que levo minha filha pra escola, é um bairro como a Villa de Pozos, simples, casas pequenas, coloridas , com suas caixas d'agua, seu asfalto todo esburacado. Tem tuc tuc, caminhão de gás, bicicleta que vende sucos, crianças pelo meio da rua...e eis que surge a escola mais moderna e bem estruturada que eu já vi.

Essa situação passa exatamente como SLP se definiu na minha cabeça: você vai do simples ao high tech em poucos metros, você escolhe o que você quer pra hoje!!!! E isso me encantou!

Besitos.


Vendinhas em Villa de Pozos



Villa de Pozos

Villa de Pozos







Share:

3 comentários

  1. Nossa! Mto legal!!! Nao vejo a hora de chegar ahi!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando acompanhar tudo isso e aprendendo muitooooo...

    ResponderExcluir