O idioma - Portunhol X Espanhol!


Foi tudo tão rápido, como já disse anteriormente, que depois me dei conta de que eu estava de mudança pra um país , o qual eu não dominava o idioma. Aliás, eu não falava nada, apenas sabia de cor as músicas da Shakira... E eu sempre tentei falar tudo corretamente, acho super feio falar errado...  E eu falo pra caramba, como eu ia fazer?
Pois bem, tive que meter a cara e enfrentar o espanhol. E me nego a falar portunhol, pois, ao contrário do que dizem, é bem diferente o idioma e , pra parecer um idiota falando é muito fácil....rs.

Antes da mudança tive uma aula de conceitos de sobrevivência com o prof. José. Ele tinha ensinado o meu marido o idioma e em duas semanas teve que fazer milagre comigo, pra eu não passar fome!!!  Ele é ótimo, um excelente professor, mas nunca vou esquecer a cara de pânico dele ao pensar no que eu estava fazendo....

Pras crianças sou a prova viva de que realmente elas assimilam tudo muito mais facilmente. Minha filha no primeiro dia já fez amizade com as crianças do primeiro condominio que moramos, e , na convivência com elas, já fala fluentemente, e com aquela cantadinha básica que o espanhol tem... 

Eu , usei (e ainda uso um pouco) a linguagem dos sinais, no primeiro impacto.... É muito difícil, espanhol é uma língua muito rica, de conjugações verbais super complexas e pegadinhas, muuuuitas pegadinhas, como ex.:

Espanhol                                             Portugues

Torta                                                  Sanduíche
Pastel                                                  Bolo
Privada                                               Condomínio
Goma                                                  Borracha
Borracho                                             Bêbado 
Jubilado                                              Aposentado
Marcar                                                Ligar
Que Padre!                                          Que legal!
Exquisito                                             Gostoso (pra comida!!!)
Apellido                                              Sobrenome
Sobrenombre                                      Apelido
Pelado                                                 Careca
Vaso                                                    Copo
Talleres                                                Oficina Mecanica
Saco                                                     Casaco
Propina                                                Gorjeta
Oso                                                      Urso
Ligar                                                    Paquerar
Fecha                                                   Data

E por aí vai.... A possibilidade de pagar um mico é gigantesca. Eu paguei várrrrrrioooos. Alguns memoráveis como chamar todo mundo pra cantar parabéns pro meu marido e cortar a torta...
Houve um momento de silêncio na sala. Ou pedir pra guia turistíca me levar numa Cajeta, doce de leite, quando na realidade queria ir num Cajero (caixa eletronico). E passo mal com as conjugações verbais....

Verbo poder em espanhol:

Yo puedo (presente)                                             Yo podré (Futuro)
Yo podía (preterito imperfeito)                              Yo podría (condicional)
Yo pude (pretérito indefinido)


Muito doido!!!!! Então, depois de ser xacoteada pelas amiguinhas da minha filha, de não conseguir conversar com ninguém, me matriculei na Universidade Potosina de Línguas e vou aprender a falar direitinho o espanhol! Chega de Luxemburguismos e espanhol! É muito constrangedor!!! rs Minha professora Montserrat, é uma graça e eu estou super dedicada. Pra saber mais sobre a Universidade clique aqui.  O curso de 40 horas, custa $ 5.200,00 pesos, nem R$ 1000.00. E com os materiais. Aqui nesse centro você pode fazer qualquer idioma.... A minha professora fala mandarim, francês, inglês e espanhol.
Agora é esperar e "platicar muy bien", (conversar bem)! Quem me conhece imagina o quanto estou sofrendo com essa limitação. Mas isso tem os dias contados....rs

Hasta Luego!
Universidade Autônoma - Centro de Idiomas



Share:

5 comentários

  1. Muito bom, norinha querida!!! Vá firme e me ensino "todo"!!!!! Bj

    ResponderExcluir
  2. Quando voltar ao Brasil poderá dar aulas de espanhol.....será uma professora!!! rs...bj Titi

    ResponderExcluir
  3. Eu estou amando esse blog
    pego todas as dicas e anoto ... para nao esquecer

    eu escrevo bem em espanhol ... porem pra falar tenho dificuldade em algumas coisas.. penso certo... quando sai me perco no que iria pronunciar .... antes de sofrer um acidente .. no qual bati forte a cabeça ... falava muito bem... depois fiquei com dificuldade .... Mas obgada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju! Fico feliz! :)
      A gente fica fluente praticando! mas antes, super normal pagar mico.
      Besitos, Mel.

      Excluir
  4. Nossa, eu me vi ai. rs Sei muito pouco de espanhol, por este motivo vou dar o melhor de mim para falar espanhol antes de me mudar com o meu marido para o México. Me imagino pagando micos diários. rs

    ResponderExcluir