A impressão a la Woody Allen!

Ok.
Quando conheci o centro histórico de San Luis Potosí, depois de Villa de Pozos, fui esperando o pior... Se eu avistasse um fast food ou uma bandeirinha VISA pra mim, já respiraria aliviada.
Aqui, tudo é longe e depende de carro pra tudo, o sistema de ônibus dizem funcionar bem, mas o estado dos ônibus me assusta um pouco e , aqui, a peculiaridade de poder "descer do ônibus", a hora e o lugar que que quiser, tipo, - para aqui motorista!!!!, me deixa em pânico.Tudo isso ajuda o funcionamento do maravilhoso trânsito caótico! (outro post). A minha sugestão e pedir um taxi ou ir de carro, utilizar um dos estacionamentos subterrâneos pagos (valores insignificantes, como 10 pesos/1.7 reais) e explorar a pé. Tem um que sempre utilizamos que fica na Plaza Fundadores.

Me encanta o Centro Histórico de SLP! Toda vez que vou a Universidade, fico de bobeira passeando pelas Plazas, sim "AS" plazas.  Na hora em que vi, lembrei da Plaza Mayor de Madri e da Rue de Rivoli em Paris. Eu amo a Europa, e o que mais gosto, é da arquitetura, então, houve um momento de louvor e encantamento de fundo....Ufa! São muitas praças, com teatros, comércio, calçadões, igrejas, e muito bem policiada. Mas muito mesmo! Ou seja , dá pra bater perna tranquilo. Fica sempre cheio de estudantes, universitarios etc. Vou comentar sobre algumas, pois são infinitas, mas essas eu passo praticamente todos os dias! A medida que for conhecendo vou postando. 

Plaza de Fundadores: San Luis se estabeleceu ao redor da Plaza Fundadores, em 03/11/1592, graças ao descobrimento de ouro e prata no Cerro de San Pedro. Ao redor da praça você ve La Capilla de Loreto, Templo de la Compañia e um dos prédios da Universiade Potosina.


Essa foto peguei do Google, pra se ter uma idéia da Plaza.


Capilla de Loreto - Universidad Autonoma

Esse arcos no fundo que me lembram a Europa .

Plaza de Armas: É o centro de atividades da cidade! Se encontra a Catedral, o Palácio Municipal do Governo (você pode entrar e ver o museu do Palácio, se tem uma vista muito bonita da sacada do museu, bem pequeno), e os estabelecimentos comerciais mais importantes ficam ao redor. No meio da praça tem um coreto, que aqui se chama El Kiosco octagonal de cantera rosa, nela tem o nome de grandes músicos mexicanos. O kiosco e as fontes sao obras dos irmãos Biagi. Aqui sempre se concentra os movimentos políticos contra o governo, odeio quando a praça fica tomado por ativistas. Eles adoram balões e todas as praças vendem, as crianças enlouquecem... Na praça de armas tem várias barraquinhas de artesanatos locais, de tudo!!!! Do lado da catedral você pode pegar o turibus e conhecer todo centro histórico, bem baratinho, 80 pesos, uns 12 reais. Eles circulam de duas em duas horas!!!! :)



Turibus!

Interior da Catedral

Plaza del Carmen: A minha preferida, a mais linda de todas!!!! Tem muitas arvóres uma grande fonte central de bronze, em forma de concha, sustentada por varios peixes e uma escultura central, chamada de Monuento al Padre. Na praça a gente encontra o Templo del Carmen, o Museo Nacional de la Mascara e o Teatro de la Paz (maravilhoso).






Se eu for colocar todas as praças lindas nesse post, vai ficar imenso. Então, essas 3 sãos as mais famosas e, eu  sempre passo por elas. Elas são ligadas por calçadões, todos eles com lustres incríveis (lamparinas) e aquele ar europeu (sem nenhum europeu, a mais européia aqui sou eu....kkkkk). Ainda nao visitei o teatro, mas vai merecer um post só dele!!!

Então, Esta sim é a minha SLP!!!! ( Eu & Alvaro Guarnero ...kkk)

Besitos.







Share:

2 comentários