A Índia é aqui? Que trânsito é esse ?



Olha, já andei muito por esse mundo! Já conheci muita cidade: grande, pequena, minúscula! E nada se compara, nada mesmo, ao trânsito mexicano! O que é isso minha gente? Como pode? Bienvenidos! México Mágico con su trafico mágico!

Sabe aquelas fotos que a gente recebe no face, no whats? Com 3 pessoas numa moto sem capacete levando uma cabra? Ou mesmo um carro caindo aos pedaços com todos os membros da família na caçamba ( de idosos a bebês)? Aquele retrovisor com um maravilhoso durex combinando com o plástico nos vidros da janela do carro? Aqui é suuuuuuper normal!!!!!!

Meu marido já me dizia, mas pra quem morou em Limeira, achei que não seria tão diferente!!!!


Essas imagens são do google, mas juro, é exatamente igual!




Pois bem, aqui não existe lei (até existe, mas ignoram, com a permissão dos policiais), pode-se fazer de tudo!
Pode-se ultrapassar pela direita, pode-se parar no meio da via ( inacreditavelmente aqui, se você liga o pisca alerta, os deuses incas e maias te dão a permissão pra fazer tudo o que bem entender!). Você pode dirigir a partir dos 16 anos. E....... estão sentados? NADA de cursinho, de exame, de aula prática.... simplesmente você compra sua carta!!!!!

Quem me conhece sabe da minha (Ex) limitação em dirigir. Não dirigiA.(que orgulho!!!!).
Mas aqui não teve desculpa, não teve choro nem direito a faniquito. Ou você dirige ou não sai de casa. A disposição das ruas, das coisas aqui, não permite andar a pé. É tudo distante, ligado por vias rápidas, periféricos... Então , não tive chance nem de ter medo.  O serviço de adequação de estrangeiros da empresa já tinha contratado um curso pra mim! Eu imaginei um curso com carro de auto escola, aulas, normal!!!! 

Chega um sr. (lembrando que eu não falava nada em espanhol, nada mesmo....), num carro normal, e diz que é da auto escola. Me coloca dentro do carro e diz ...vai!!!!!
Mas como assim??? Repassei tudo que eu sempre soube sobre "manejar un coche" e saí de carro, estava eufórica porque tudo ia bem, até ele me sugerir um caminho , e me enfiou na carretera (rodovia).
No primeiro dia de aula, na carretera? Caminhões por todos os lados, gente passando pela direita, pela esquerda, buzinando...entrei em estado de choque! Mas ou eu dirigia, ou eu morria. Então....o tratamento de choque ativou uma chavinha no meu cérebro e deu certo!
Depois de uma crise de pânico fiz mais umas 4 aulas e ele já tinha se dado por satisfeito, porque aqui, ninguém faz aula!!!! Exigi mais 5 "aulas". Estava pagando oras. Pronto!!!!! Era uma motorista mexicana! 

Teoricamente não aprendi nada que já não sabia, só que:

- Aqui você sempre que é parada por um policial, tem 90% de chances de sair dessa pagando 200 pesos (uns 30 reais).

- Que é muito mais difícil desviar de buracos, carrinhos de tortillas, caminhoes de gás, tuc tucs, do que fazer rampa (aqui é plano não tem rampa, só no shopping!!!)

-  Que manutenção e pavimentação de vias aqui não existe, os buracos são crateras e quando chove causam muitos acidentes!

- Que as lombadas não são pintadas e a noite dificulta muito mais , porque em algumas vias não tem iluminação (roubam os cabos de cobre).

- Não tem quase nenhuma moto aqui.

- E o mais impactante de todos: nas rodovias, não existe retorno! O carro simplesmente vira no meio do nada! Segue uns pontinhos e vira o carro, mas como pra mexicano não existe seta, é uma emoção a parte!!!!!


Pra quem tem carta e quem não tem:

*Ir na Secretaria de Transportes (Plaza del Valle)
*Levar comprovante de endereço
*Ou deixar sua carta do Brasil lá , ou fazer uma provinha fácil, bemmmmmmm fácil, de conceitos básicos de direção , múltipla escolha sem custo.
*Pagar 800 pesos (para carros pequenos e grandes), como 140 reais, por 2 anos.
Demora uns, 15 minutos!


Gente mas não precisa de exame psicológico de vista nada??? Precisar precisa, fui ao médico da farmácia, paguei 8 reais, ele nem encostou em mim, me perguntou se estava tudo ok e me liberou! hahahaha. É sério. Inventou dados ainda, como pressão, batimentos cardíacos!!!! Que perigo!!!! Gente cega e maluca pode dirigir! Agora tá explicado!


(tinha conhecimento disso por um grupo de brasileiros no México e não tinha acreditado!!!)


E sair por aí, aprendendo a dirigir na marra como eu!!!! Olha, se você demora pra sair com o carro um segundo, você leva um monte de buzinadas viu???? É absorver!!!!
E se por acaso você bater o carro superficialmente, dá nada não, eles nem param pra ver!!!! Saem como se não tivesse acontecido nada. Afinal não fazem nem seguros de autos, levam o carro na Basílica da Virgem de Guadalupe na Cidade do México, e pede pra ela proteger (sério, existe!!!!).

Então, curiosamente, voltei a guiar aqui, nessa Babilônia do trânsito!!! É entrar no carro, chamar a "Virgem de Guadalupe"e ya. Mas se fizer barberagem nem dá nada não, ninguém tem moral pra zoar!!! rs
Não reclamem mais de Limeira amigos!!!

Um fato bem interessante, foi quando meu pai, enquanto dirigia aqui em SLP, se achando o mexicano, foi atingido por uma nuvem de poeira e um rolo de feno que se instalou no vidro do carro, ele só falava que não estava acreditando!!!! Então, temos obstáculos naturais a enfrentar também!!!!



Um post a parte são os taxis...! ;)

Besitos.



Share:

17 comentários

  1. kkkkkkkkkkk..........rachei!!! Demais!! Estou amando!! Titi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh que bom Titi!!! Assim a gente fica mais próxima!!!!! Beijos.

      Excluir
  2. Menina! Não conte comigo pra dirigir qdo for aí... kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhhh vai sim!!!!! com direito a boquejar com "los mexicanos".... Pago pra ver!!!! rs

      Excluir
  3. Estão demais os seus comentários!!! Me adiciona no Skype se quiser... Já conheci um monte de brasileiros que se meteram no meu Blog. Anota aí: marinamachado74

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, tentei te add mas não consegui!!!! E entrei pra ler sua ultima matéria sobre mariachis e deu erro.... Q será????
      Adorei seu blog também e já add nos meus de leitura.

      Excluir
  4. Coragem amiga!!! Vc é mais forte que tudo isso, rs
    bjs Lora - Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Lora (ou ex Lora....rs)
      Se eu dirijo aqui amiga, sou motorista com M maisculo...rs
      Mais dificil que qualquer fase de video game...rs Obstaculos impensaveis!

      Beijos saudosos.

      Excluir
  5. Vinha eu tranquilamente em meu amado jeep cheroke saindo de Tampico em direcao a Ciudad Madero quando vi uma camioneta vindo pela direita ela simplesmente virou a esquerda na minha frente para entrar na garagem o choque foi inevitavel arranhou o para choque do meu jeep e toda a parte lateral da camioneta foi para dentro o mais assustador é que tinha uma crianca onde eu bati gracas a Deus nao se feriu quebrou o meu farol e a lanterna desci do carro perguntando se ele estava louco quando viu que era um estrangeiro o senhor ficou assustado e me pediu mil desculpas disse que nao tinha me visto eu disse que ia chamar os soldados ele me pediu para eu dizer de quanto era o prejuizo acertamos tudo em2 mil pesos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que foi bem isso, aqui é terra de ninguém...rs Ainda que ele propos um acordo , pois já vi várias vezes eles simplesmente continuarem o rumo como se nada tivesse acontecido. Nem parado pra perguntar se estava tudo bem! Com certeza ta na minha lista dos contras!!!! rs Saludos :)

      Excluir
  6. Muito bom o post... kkkk
    To adorando o blog!

    ResponderExcluir
  7. Que loucura!!! Eu iria entrar em pânico se tivesse que dirigir aí... sério!!!

    ResponderExcluir
  8. Achei tudo muito engraçado, diferente mesmo. Eu ficaria louca, já achava a Índia uma piração, agora incluí o México na lista.

    ResponderExcluir
  9. HAhahahaha, chorei! Gente cega e maluca pode dirigir, ahhahaha! Você é muito engraçada! Mas tirando o humor, que loucura! Onde já se viu qualquer um dirigir? Aqui e SP já acho o absurdo a quantidade de gente barbeira porque quase todo mundo que conheço pagou o quebra e comprou a carta. Imagina aí?

    ResponderExcluir
  10. ri muito com o post e quando chegou na parte em que o 'moço da farmácia' inventou infos os olhos arregalaram!
    deve ser uma prova diária para saber se o coração tá bom ou se aguenta tanta emoção numa simples voltinha de carro! kkkk
    beijocas
    Li

    ResponderExcluir
  11. HAHAHAHAHA...Me acabei de rir! É aquele típico "tem que rir, pra não chorar!"
    Sério, eu acho que não conseguiria dirigir aí não! Deve ser altamente estressante!
    E os acidentes? Acontecem muito?
    Ansiosa pra saber dos táxis!

    ResponderExcluir
  12. Jesus !!!!
    Alugar carro no México está cortado dos planos de qq viajante !

    ResponderExcluir