A primeira impressão...

Então tá...

Avisei a família.
Pedi demissão.
Vendi tudo o que a gente tinha em 4 semanas, mas tudo mesmo! O que sobrou, e trouxemos pra cá, foram roupas. Tivemos a missão quase impossível de colocar nosso guarda roupa em 6 malas de 32 kgs cada (a Aeromexico permite 64 kgs por pessoa), confesso que pagamos excesso. Afinal, era uma vida de anos juntos, que eu tinha que reduzir a kgs. Excedemos 2 malas.

Fizemos uma festa de despedida, que tinha o intuito de ser divertida mas foi um xororô danado...


Festa de despedida feita um dia antes da gente embarcar!

Depois de uma odisséia entre aeroportos, 2 pessoas e meia  e malas e mais malas, atraso de 20 horas de voo, choque térmico (viemos pra cá em dezembro, e o frio estava bem pesado...), chegamos a Cidade do México e de la, pegamos outro aviãozinho ( zinho, zinho mesmo) e em 40 minutos estavamos em SLP.

Mas o que eu sabia do México?

Sabia que o Chaves era mexicano e ele tomava suco de tamarindo e comia sanduíche de jamon. Que a Thalia era mexicana e eles gostavam muito de novelas dramáticas! Que aqui se comia muita pimenta e todo mundo tinha bigodes. Ahhhh e que tinha Cancun. So isso!

Ao desembargar no Aeroporto de San Luis Potosi tava bem curiosa....e no caminho ate o condomínio que eu ia morar até conseguirmos alugar uma casa fui tentando absorver tudo. Era cactos pra todos os lados, terra e cactos... Eu consegui ver umas casas padronizadas com a caixa da água acima, o que não era uma imagem muito bonita. Mas como era a noite não conseguia ver muita coisa.

Chegando na casa....a casa padrão mexicana, observei que elas tinham características bem marcantes... Quadradas, uma grande caixa branca, todas iguais. As casas dos condomínios (aqui chamadas de privadas, mas esse é outro post...). Aqui não chove quase nunca, o que justifica o telhado reto, não tem a necessidade de escorrer a água da chuva! 
A engenharia civil aqui pra mim, me chocou um pouco... As caixas d água modernas, ficam como uma piscina dentro de casa, que tem um tampão...Um poço! Chama-se tinaco aqui.(as de casas mais simples ficam acima do telhado, visíveis..). As que tem dois andares tem caixa d água no piso de cima também...



Quando tem falta de água na cidade temos que comprar um caminhão pipa, que custa cerca de 100 pesos, um pouco menos de 18 reais. Ai voce abre a porta da sua casa, e com a mangueira eles atravessam sua sala e enchem a piscininha no quintal....! Outra coisa bem diferente e o sistema de aquecimento e gás. Tem um tanque de gas nas casas, voce faz o pedido pra potogas, e eles vem com o caminhaozinho, sobem no telhado e enchem o tanque. Detalhe q fica em cima dos tetos e la se encontra o dispositivo pra vc verificar a quantidade de gas, ou seja, voce nao sabe quando vai acabar (so se voce estiver disposto a subir nos telhados...). Ai fica uma chama , aquecendo sua agua do banho!!!! rs. Tenho medo de viver com esse tanque de gas em cima de nossas cabeças, mas acho que sou so eu....super normal!!!!! 
Mas esse só foi o começo de tantas diferenças. O que torna tudo muito interessante.

See you.

Tinacos de agua das casas mais simples...todos visíveis...
Piscininhas , que ficam enterradas do quintal...

Caminhao que leva o gas as casas e o tanque de gas, que fica acima das casas.






Share:

8 comentários

  1. Ae Melissa! Blog é tudo de bom!
    Sou uma completa apaixonada pelo México e deixo a dica, quando forem novamente à Cidade do México visitem o Museu da Frida Kahlo no bairro de Coyacán. Tem uma praça com vários barzinhos e comidas deliciosas...
    Acabou de ganhar uma leitora!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, eu amo seu blog!!! E , já coloquei como parceria aqui ok???? É uma maneira muito bacana de compartilharmos as experiencias né????? Um beijinho e obrigada.

      Excluir
  2. Nossa! Minhas mudanças (muitas!) não chegam aos pés da sua em termos de choque de realidade!!!

    ResponderExcluir
  3. Ameiiiiiiiiiii Mel....curto muito a vida em outros países....Vai colocando TUDO pra a gente ver, tá?
    Bjoo

    ResponderExcluir
  4. Ameiiiiiiiiiiiii Mel....coloca TUDO que puder sobre o México....amo saber como é a vida das pessoas em outros países....bjoooo

    ResponderExcluir
  5. Sorte sua que na sua casa tem cisterna. Aqui onde eu estou não tem nem tinaco nem cisterna. Tô me mudando em breve porque eu estou cansada de ficar sem água.

    ResponderExcluir
  6. Já falei que sou fã deste Blog hoje :D
    Não? Então tá aí, é como se sentisse cada palavra escrita
    Parabéns !!

    ResponderExcluir
  7. SEM ÁGUA! NOSSAAAAA
    PASSOU A VONTADE

    ResponderExcluir