Mexe,mexe,mexe com as mãos, pequeninas!!!! La escuela....


Minha filha é uma menina bem atípica. Além de gostar de tudo que uma criança de 8 anos gosta, ela adora ler, adora ir a museus e tem um saco infinito de questionamentos. Quando mudamos pra SLP, ela ficou muito insegura em um ponto: a escola. Pois estudava desde o berçario no mesmo lugar, com os mesmos amigos, em Limeira. No fundo, eu estava com muito mais medo do que ela. Medo da adaptação, dela sofrer, dela sentir falta dos amigos. Mas tinha que passar segurança e confiança a ela! Que tudo ia dar certo! Que eu "prometia...."(vishhhh).
Combinamos que ela escolheria a que mais simpatizasse. Selecionamos pela internet algumas e com uma vizinha, que já havia morado aqui por dois anos, tivemos indicação de outra.

O calendário escolar do México segue o americano, começa em setembro, e termina em julho, com a spring break(2 semanas em abril) e a summer break (como a musiquinha de Phineas e Ferb ,"são 3 meses de férias, que passam depressa....", de junho a final de agosto), ou seja, duas opções: ou ela perderia, ou adiantaria um semestre. Mais um problema a vista.

Na semana que mudamos já fomos atrás das escolas, eu e ela, com a ajuda de uma vizinha (lembrando de novo, sem espanhol....mas nem o portunhol!). Aqui tem milhões de escolas, mas, numa semelhança com o Brasil, são as particulares as melhores.  A grande maioria é período integral, e depois das aulas, oferecem cursos extras aos alunos. Entram as 7:00 e a saída é as 14:00hs... Quando tem cursos, as 15:00hs. 

Ela tinha gostado muito de uma na internet, e chegou com a opinião formada. Uma escola onde meninos e meninas estudam em prédios separados, pois, acreditam que aprendem de formas diferentes (!). Perguntei se eles conviviam, a mocinha me disse: Claro que sim, uma vez na semana , nas missas!  Morrendo de medo da minha filha optar por essa, encarei ela, que, se encontrava em pânico.... Ufa! Descartada. (detalhe que visitando a escola, lembrei do filme Mulheres Perfeitas....Desespero!) Eeeeeeee, a propaganda trazia meninas escovadas, impecáveis, LOIRAS, modelo europeu, como assim????? Aqui???? 

Bom, os anjos cantaram quando ela conheceu a dos sonhos! Uma escola imensa, super ultra mega moderna, bibliotecas maravilhosas, ipads, quadras e mais quadras....Tudo isso no meio de um bairro muito pobre (e viva as diferenças já citadas nesse blog!). Depois de conhecer toda a instalação e bombardear a funcionária de perguntas, olhou pra mim e disse: Vou estudar aqui. Conhecendo a pessoínha sabia que iria mesmo! Vamos aos pontos:

- Ela fez uma prova, de matematica e inglês, pra ver se faria o ultimo semestre do 2. ano ou adiantaria pro final 2. bimestre do 3. ano. Tirou de letra e foi parabenizada. Estava no 3. ano! Ganhou até um broche do diretor!

-A escola é bilingue, 4 horas de inglês por dia! E não é inglês simples não, conjugação verbal, interpretação de texto, vocabulário. Conversam somente em inglês. É uma professora para o inglês e uma pro espanhol. Miss Aydee e Miss Vero. Aqui as professoras não são chamadas de "tias", e sim de "Miss")

- Aqui inicia-se no kinder, depois na primaria (1. a 5), secundaria (6. a 9.) e preparatoria (10 a 11.).
A partir do 5. ano eles podem fazer intercambio na Inglaterra e USA pela escola, nas férias de verão!

-São várias oficinas oferecidas a todos, minha filha veio desde o Brasil, querendo ser una "porrista"(ok, pausa pra piada!...), que nada mais é que cheerleader... Como nos USA,  é muito comum aqui e tem campeonatos incriveis! Ou seja, ela se encontra fazendo estrelas e pirâmides por aí! Conversa com você de cabeça pra baixo, com a perna nas orelhas, ou fazendo espacato, uma mini Claudia Raia....rs.



Imagem google


- Todo contato com a escola é feita pela internet, com um reunião semestral! Funciona muito bem! Até a parte administrativa, como controle de pagamentos etc.

- Os livros usados na escola são os mesmos pra todo México, do Sistema Uno. As escolas adicionam mais como quiserem. Você compra pela internet e , se não comprar, fica sem mesmo! Nada de inadimplência nos pagamentos, aqui , não pagou, não levou. 

- Nós, estrangeiros, temos que apresentar toda documentação com tradução juramentada a escola junto ao nosso visto permanente, como estavamos em processo, eles deixaram a Srta ansiedade começar e apresentamos depois. Inclusive o histórico escolar!

- Eles tem um programa de incentivo a leitura, as crianças mexicanas não gostam de ler, então , tem um numero mínimo de livros obrigatórios (sem problemas pra esse item). Miss Vero nos chamou na reunião para parabenizar a frequência e o interesse pela leitura da minha filha, que ela estava sendo usada como exemplo.

- Não tem aula toda última sexta feira do mês, os professores são OBRIGADOS a fazer cursos. Achei incrível!

- Eles levam muito, mas muito a sério a aparência dos alunos. Tem que estar penteados, sem um fio fora do lugar, uniformes impecáveis , sem unhas pintadas (ela sofreu viu? e isso contradiz com os costumes de unhas mexicanas, post só pra elas...rs) e tem um tipo de uniforme pra cada ocasião, a Escola Mundial e as Chiquititas estavam certassss! Todos os alunos do Mexico andam assim, até a Preparatória!!!! Como uma Chiquitita!!!! Ponto pra Professora Helena e pros alunos da Escola Mundial! Mas é esquisito ver pelo centro mulheres vestidas la Britney Spears no clipe Baby One More Time.
Toda segunda eles vão de traje de gala, os meninos de social e gravata, pois cantam o Hino Nacional (são muito patriotas) , e pode fazer o calor que for....nada de sandalias ou ir sem meias, massssss, as salas são todas climatizadas!


Traje básico/Traje esporte/Traje de gala



Deixei o melhor pro final: Depois de ter sido apresentada a que há de melhor no quesito educação X estrutura, aquela sentadinha básica pra discutir a mensalidade, e a cara da minha filha, querendo invadir a sala de aula já! A minha vizinha tinha me alertado que era uma escola bem cara, então já estava com taquicardia, massssssss, depois de passado o valor, e de eu ter confirmado umas 8 vezes a conversão para reais quase abracei o diretor. É amigos, a educação top aqui é bem acessivel, bem messsmo. Mas como disse uma amiga minha que mora em Londres, temos que lembrar, que é proporcional a renda local! Mas, fui dormir sorrindo!!!

ps: Preparem-se! Fazer lição em outra língua é &^%^@. Ainda mais matérias como ESPANHOL, História, Matematicas (tem bastante coisa diferente, feita do modo diferente) , Formácion Civica Y Etica, Ciencias Naturales....rs. No boletim tem nota de comportamento e leitura (!).


Vale ressaltar que minha filha foi muito, mas muito bem acolhida pela escola e pelos amiguinhos. Se adaptou dois minutos depois e hoje já tem turminha de dança e "porras". As crianças foram muito amorosas com ela (mas antes se certificaram que ela tinha tomado todas as vacinas, sérioooo mesmo....eles tem pânico com a influenza aqui! Oi eu sou Jimena, prazer, você tomou vacina???? hilário....). São como todos mexicanos, muito solícitos. E como chegamos no Ano da Copa, ela virou celebridade....





Besitos !!!!!!!!!!!!!!!! Escrevi a beça hoje! ;)








Share:

17 comentários

  1. e as crianças brasileiras gostam de ler? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha , acho que a grande maioria não viu???? Mas minha filha, como citei no texto, é atípica...rs É que nós , em casa, lemos muito! Acho que ela tomou gosto . :)

      Excluir
  2. Bom demais Mel....A base educacional da Helo será formidável!!! E isso não tem preço!!! Agora fiquei curiosa pra saber sobre as unhas das mexicanas rs....bj Titi

    ResponderExcluir
  3. Amei esse post!!! Helo porrista!! Rsrs

    ResponderExcluir
  4. Formidável!! Obrigada por compartilhar tantas informações que não temos por internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra! Você não sabe como fico feliz :) Muito obrigada! Besitos.

      Excluir
  5. De donde te sale tanta plática ami tú muy bien!! Me encanto 😀

    ResponderExcluir
  6. Melissa boa tarde qual lugar do México você mora digo cidade? Você conhece Villa Hermosa? É uma boa cidade pra se morar? E segura? Tem boas escolas lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Moro em San Luis Potosí, não conheço Tabasco infelizmente :( Mas o grupo pode te ajudar!
      Suerte!

      Excluir
  7. Bom dia Melissa, Estou pesquisando muito valores de mensalidades escolares, mas não estou conseguindo ter uma base. Saberia me informar se tem algum lugar que consigo ver isso daqui do Brasil? Tenho um filho de 14 anos indo para o 9 ano e uma filha de 11 anos indo para o 6 ano (Brasil). Se puder me ajudar com alguma informacao agradeco muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Luciano! Isso depende muito de onde vc vai morar, aqui depende da regiao é um custo de vida! Me mande um email com maiores detalhes e se puder te ajudo: viviendoenelmexico@hotmail.com . Saludos, Mel.

      Excluir
  8. Olá Melissa tudo bem! Adorei as tuas matériase! Estou me organizando com a família para passar 6 meses no México. Vamos para fazer um treinamento de paraquedismo na Skydive México! Fica em Tequesquitengo! Temos uma filha que está indo para o 8ano faz 13 anis em janeiro! Você sabe de escolas nesta região? Não sei o que consigo sendo o período diferente do Brasil!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola! Que bom que esta te ajudando. Eu tenho quase certeza que com seu visto de turista (estadia por6 meses) vc legalmente nao conseguira matricular sua filha no colégio. Confirma isso, mas, eles exigem documentos que voce só terá sendo residente temporal ou definitivo.

      Excluir
  9. Qual o custo medio anual de escola particular ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do estado que voce vai morar e que serie ira cursar...

      Excluir
    2. Obrigado. É só para eu ter uma ideia de valores. Neste caso será Cancún.

      Excluir