A musa POP mexicana!

Todo mundo tem uma musa.... Eu tenho várias: Cher, Mônica Geller (Friends), Xuxa... O México tem uma musa única, que tá presente em tudo, nas casas das pessoas, espalhados pelas ruas, nos muros, em frente dos centros comerciais... e quem é ela? Que arrasta multidões? É a "Lupita", um dos nomes muito carinhosos, que se atribui a Nossa Senhora de Guadalupe. Ela é chamada de um modo informal pelos mexicanos, mas de forma alguma desrespeitosa. O que eu achei mais interessante foi "La jefa", a chefa.

Pra vocês entenderem o poder que Ela tem, eu vou me usar de exemplo. Eu sou católica de nascimento, minha mãe, até quando pode, me obrigou a frequentar a igreja. Mas depois, eu não dei continuidade, e só visitava igreja por turismo ou quando meus amigos casavam. Quando estive na cidade do México, no Santuário, me deu um negócio, me tocou tão fundo! A simpatia pela santa foi imediata. E ver a fé das pessoas, a quantidade de jovens, em procissão, me deixou boquiaberta. Tanto que quando entro no carro pra dirigir, sempre chamo a Santa...rs Pra me proteger no caos do trânsito!

A Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, é a segunda mais visitada do mundo, perdendo somente pra Basílica de São Pedro, no Vaticano (berço da cristandade). A basílica recebe mais de 20 milhões de visitantes por ano. Quando estivemos por lá, fiquei paralisada, observando as procissões, muito coloridas, com balões, muita música, mariachis.... São grupos, que se identificam com brasões de famílias, camisetas personalizadas etc.... Uma festa! A basílica está localizada no monte de Tepeyac, na Cidade do México. O santuário é composto por duas basílicas, uma do sec. XVI e outra de 1974. A mais nova foi construída em razão do afundamento da anterior, pois encontra-se sob um terreno movediço. Se você entra na igreja , percebe claramente o piso irregular.



Procissões pra Basílica.

Primeira Basílica datada do sec. XVI

Basílica nova - 1974, feita por Pedro Ramirez Vasquez.


Fiquei filosofando no poder da Virgem , um país como o México, que há mil anos atrás adorava mil deuses diferentes, passou a adorar uma só, a  Lupita. É muito curioso a fé das pessoas: alguns mexicanos não contratam seguro pro carro, pois, levam o mesmo na basílica pra tomar a benção e acreditam que ficarão sobre proteção divina. As promessas que fazemos aos santos, aqui  são feitas a  Virgem, assinadas num contrato e tudo (com direito a padrinho pra presenciar). Por exemplo, se você se propõe a ficar sem beber, assina um contrato com a virgem, Se seus amigos te oferecem bebida, você saca o contrato e pronto!!!!  Os estabelecimentos comerciais , a grande maioria tem a imagem da virgem, eeeee...... olhem só.... Nos muros daqui de SLP, são pintadas imagens da virgem, pois inibem a ação de pichadores. Tipo, a Virgem tá vendo o que você ta fazendo.....Tenha respeito a imagem!!!! E..... FUNCIONAAAA! Ponto pra Lupita.

Resumidamente a história da Santa é a seguinte: 

"Pelos relatos, a "Senhora do Céu" apareceu a Juan Diego, identificou-se como a mãe do verdadeiro Deus, fez crescer flores numa colina semidesértica em pleno inverno, as quais Juan Diego devia levar ao bispo, que exigira alguma prova de que efetivamente a Virgem havia aparecido. Juan foi instruído por ela a dizer ao bispo que construísse um templo no lugar, e deixou sua própria imagem impressa milagrosamente em seu tilma, um tecido de pouca qualidade feito a partir do cacto, que deveria se deteriorar em 20 anos mas que não mostra sinais de deteriorização até ao presente. Um estudo realizado no Instituto de Biologia da Universidade Nacional Autônoma do México, em 1946, comprovou que as fibras do tecido correspondem as fibras de agave, tais fibras não duram mais do que vinte anos.
Em ampliações da face de Nossa Senhora, os seus olhos, na imagem gravada, parecem refletir o que estava à sua frente em 1531 - Juan Diego, e o bispo. Porém, alguns acreditam que isto pode ser explicado pelo fenômeno da pareidolia. O assunto tem sido objeto de inúmeras investigações científicas. É venerada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a sua festa é celebrada em 12 de dezembro."

Pra maiores detalhes da história, clique aqui.

Então, seja católico ou não, você vai ter interesse por Ela depois de visitar o México. Ela é au concour aqui. E a fé surge. Pra mim , esse já foi meu milagre particular!!!! Minha avó querida atribui todas as bênçãos que estamos recebendo a relação dela com a Virgem, que ela reza de dia , de tarde e de noite, pedindo que Ela nos acompanhe sempre. Bonitinha!!!!


Imagem verdadeira da Virgem, dentro da Basílica Nova.

...O outro mistério sem uma explicação convincente é a respeito da pintura impressa. Ao longo de muitos anos foram feitas várias investigações científicas, como por exemplo, a de um cientista austríaco (vencedor do prêmio Nobel de Química), em 1936, ou a de um professor em 1954 e, a última, a de dois cientista americanos.
 Estes cientistas dos Estados Unidos estudaram a imagem da Virgem Maria com raios infra-vermelhos, ficando vivamente admirados.
De acordo com o laudo que apresentaram, não há qualquer traço de pincel no manto, o qual, nem sequer estava preparado para receber uma pintura.
Parece-lhes uma imagem impossível. Continua o laudo: os pigmentos de "tinta" existentes na imagem não têm origem nem no reino animal, nem vegetal e nem mineral; não pertencem a nenhuma categoria existente neste mundo. Também não é uma pintura sintética.



Maluco não????

Besitos.




Share:

9 comentários

  1. Que lindo amiga, um dia se Deus quiser, irei conhecer o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe !!!!
    Sempre gostei quando o "Cirilo" rezeva pra ela :)

    Besitos e parabéns pelo blog !!!!

    ResponderExcluir
  2. *_* que lindo, sempre gostei da historia dela e quando for conhecer o México, vai ser um dos primeiros lugares que quero conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Que história linda da Santa e de sua fé imediata por ela, realmente o México é um país mágico e surpreendente.

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer essa história…..tenho uma amiga que colocou o nome Lupita na filha. Vou até perguntar para ela, se foi por isso. Acho que não!

    beijão,

    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  5. Antes de tudo: achei que vc ia falar de alguma artista, tipo a Thalia, vergonha, hahaha! Agora, que história interessante! Adorei saber um pouco mais sobre a padroeira do México! Eu não sou religiosa, não frequento nada específico. Mas sou devota de Nossa Senhora Aparecida, rezo sempre pra ela e vou anualmente ao santuário nacional acender uma velinha para ela! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. A Guaciara não está sozinha nas conclusões precipitadas... tb achei que vc ia falar de alguma celebridade "artística" ou uma miss hahahaha
    Adorei o post! Cada vez me encanto mais como as tradições e fé do povo mexicano são tão fortes e presentes.
    E pelo sim e pelo não, também vou começar a fazer minhas orações pra Lupita, já que a graça que eu almejo tá de rosca! rsrsrsrs Ops... Ou ao menos que ela me dê paciência e serenidade para aguardar o tempo de Deus!

    ResponderExcluir
  7. Adoro conhecer mais sobre a história dos lugares e essas lendas e curiosidades me encantam! :-)

    ResponderExcluir
  8. Rindo sozinha. eu ia lendo o post e pensando: poxa, quem será a musa pop? hahahah Adorei.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito de sua musa e acredito nessas histórias, elas têm uma força !

    ResponderExcluir